EDUCAÇÃO PATRIMONIAL ANTIRRACISTA NOS CURSOS DE BACHARELADO EM DIREITO

UMA PRÁTICA DECOLONIAL É POSSÍVEL?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20912/rdc.v17i42.838

Keywords:

Educação patrimonial; Decolonialidade; Direito

Abstract

O presente artigo pretende discutir se é possível articular educação patrimonial na perspectiva de uma educação antirracista com um ensino de Direito decolonial. A educação antirracista é uma exigência colocada pela Lei n. 10.639/2003, que institui a obrigatoriedade de ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Em primeiro lugar discute a formação jurídica na Brasil e sua relação com o racismo. Em seguida aborda a educação patrimonial, a educação antirracista e a decolonialidade para propor um conceito provisório de educação patrimonial antirracista nos cursos de bacharelado em Direito.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Vanessa Santos do Canto, Fundação de Apoio à Escola Técnica, RJ, Rio de Janeiro, Brasil

Doutora em Direito - Puc-Rio (2021). Mestre em Serviço Social - PUC-Rio (2009). Bacharel em Direito - PUC-Rio (2006)

Published

2022-09-15

How to Cite

Canto, V. S. do. (2022). EDUCAÇÃO PATRIMONIAL ANTIRRACISTA NOS CURSOS DE BACHARELADO EM DIREITO: UMA PRÁTICA DECOLONIAL É POSSÍVEL?. Revista Direitos Culturais, 17(42), 189-201. https://doi.org/10.20912/rdc.v17i42.838

Issue

Section

Artigos