O AVANÇO COMUNITÁRIO DO ENSINO E DA PESQUISA PARA A UNIVERSIDADE DO AMANHÃ
DOI:
https://doi.org/10.20912/rdc.v16i40.639Abstract
Este ensaio se propõe analisar a obra de Darcy Ribeiro, Universidade para quê?, ao idealizar uma mudança social que perpassa pela educação e pela pesquisa em todos os níveis e tipos. O objeto central é de examinar os paradigmas de pesquisa e seus métodos de ensino diante do apelo dos governos e do mercado orientativo para a otimização dos lucros em detrimento das necessidades sociais. A partir do método dedutivo, da metodologia teórica e da revisão bibliográfica, o texto convida a refletir sobre o futuro das instituições de ensino superior, visto que a imaginação e a ousadia do indivíduo inspiram o acontecimento da vida e disto surgem as soluções. A imaginação liberada e a ousadia já tomam e tomarão cada vez mais a forma de igualdade de oportunidades.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Copyright (c) 2021 Joedson de Souza Delgado, Gabrielle Jacobi Kölling
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.