AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE RECUPERAÇÃO NO BRASIL E MODELOS ALTERNATIVOS

REFLEXÕES SOBRE A DEPENDÊNCIA QUÍMICA A PARTIR DA LITERATURA E CINEMA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20912/rdc.v17i42.888

Resumo

A Saúde é um direito coletivo cuja promoção é finalidade primordial do Estado. No Brasil, como garantia constitucional deste direito, a drogadição se infere como um dos maiores desafios enfrentados pela Administração Pública. O cinema tanto nacional quanto internacional encontra no tema grande inspiração. A pesquisa aborda nuances do cinema e da literatura no enfrentamento da drogadição, especialmente nas narrativas retratadas em The Flight e The Queen’s Gambit. No cinema brasileiro observa-se a obra Bicho de Sete Cabeças, extraindo-se aspectos sobre as políticas públicas do modelo outrora adotado no país. São analisadas outras obras artístico-literárias objetivando desvendar em que medida o cinema e a literatura podem sugerir esboços e aparatos ao enfrentamento da questão. Igualmente, avalia-se o modelo atual adotado pelo Estado bem como outros caminhos alternativos. O estudo sugere propostas do Direito e Literatura para a seara jurídica, como contributos acadêmicos para compreensão e formação na seara do direito. O método é o analítico-dedutivo e metodologia empregada é de caráter exploratório-bibliográfica, com análise de material literário e cinematográfico, legislação, livros e artigos publicados em revistas científicas e anais de Congressos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Célia Querino, Universidade de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP, Brasil

Doutoranda em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil.

Ricardo Reis Silveira, Universidade de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

Doutor em Filosofia e Metodologia das Ciências pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil. Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Direitos Coletivos e Cidadania da Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil.

Juvencio Borges Silva, Universidade de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Direitos Coletivos e Cidadania da Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil.

Publicado

2022-09-15

Como Citar

Querino, A. C., Silveira, R. R. ., & Silva, J. B. . (2022). AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE RECUPERAÇÃO NO BRASIL E MODELOS ALTERNATIVOS: REFLEXÕES SOBRE A DEPENDÊNCIA QUÍMICA A PARTIR DA LITERATURA E CINEMA. Revista Direitos Culturais, 17(42), 5-21. https://doi.org/10.20912/rdc.v17i42.888

Edição

Seção

Artigos