O PENSAMENTO HIERÓCRATICO DE EGÍDIO ROMANO

CONTEXTO HISTÓRICO E CONTRIBUIÇÕES PARA A MODERNIDADE

Autores

  • Karine Salgado Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil
  • Gabriel Afonso Campos Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.20912/rdc.v17i43.1013

Palavras-chave:

Idade Média, Hierocracia, Egídio Romano

Resumo

O trabalho pretende avaliar a obra Sobre o poder eclesiástico, de Egídio Romano, a partir do seu contexto histórico. Para tal, reconstrói alguns elementos essenciais das disputas entre poderes seculares e a Igreja na baixa Idade Média e sua relação com a formação do pensamento hierocrático medieval, e, de modo especial, com o pensamento político de Egídio Romano. A análise possibilitou a identificação de elementos inovadores em relação à tradição do pensamento político medieval que se aproximam das teorias absolutistas desenvolvidas pelo pensamento político moderno, em que pese o uso de pressupostos distintos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine Salgado, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Professora Associada da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenadora do Grupo Internacional de Pesquisas "Direitos Humanos: raízes e asas".

Gabriel Afonso Campos, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Bacharel em Ciências do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorando em Direito pela mesma instituição.

Publicado

2022-12-15

Como Citar

Salgado, K. ., & Campos, G. A. . (2022). O PENSAMENTO HIERÓCRATICO DE EGÍDIO ROMANO: CONTEXTO HISTÓRICO E CONTRIBUIÇÕES PARA A MODERNIDADE. Revista Direitos Culturais, 17(43), 177-196. https://doi.org/10.20912/rdc.v17i43.1013

Edição

Seção

Artigos