Atualização

  1. INFRAESTRUTURA FÍSICA

A Biblioteca Central oferece à comunidade acadêmica e geral uma infraestrutura moderna e ambiente adequado para as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tem por objetivo auxiliar os professores nas atividades pedagógicas e colaborar com o desenvolvimento intelectual da comunidade acadêmica, além de prestar assistência a pesquisas e projetos desenvolvidos pela Instituição, organizando e preservando a memória dessa e da produção intelectual de seus docentes, discentes, assim como dos demais usuários.

Possui uma área física de 2.289,89m², dividida em três pavimentos.

1º Pavimento

O acesso ao prédio da Biblioteca Central se dá por meio de uma rampa que leva a duas entradas, sendo uma específica para pessoas com necessidades especiais. Para circular no interior do prédio além de escadarias, existe o elevador que permite que todos os usuários, tenham acesso a todos os ambientes da biblioteca.

Nesse ambiente está o balcão de atendimento, a sala de processamento técnico, o salão de leitura, a videoteca, a sala de multimeios, a Cátedra Luis Alberto Warat e o acervo inativo.

O balcão de atendimento possui 04 guichês com computadores, impressoras de recibos e leitor de código de barras, onde são efetuados: empréstimos, devoluções, renovações, pagamentos de multas. Uma máquina de reprografia e hastes antifurto. Há também um guichê adaptado aos portadores de deficiência.

No setor de processamento técnico é realizado o cadastro do usuário, preparo e informatização do material que será incorporado ao acervo. Para a efetivação dessas atividades são usados: um computador com câmera fotográfica; cinco computadores; duas impressoras; uma TV; um gravador de DVD; um vídeo cassete, 5 mesas de escritório com cadeiras.

Ao lado do processamento técnico há uma sala de restauração de materiais equipada com: guilhotina, prensa, papel, cola, tesoura, etc.

No mesmo pavimento ainda encontra-se um salão com exposição de periódicos (revistas e jornais) que estão distribuídos em estantes de aço organizadas cada qual no seu curso, permanecendo apenas os periódicos mais atualizados. Há um espaço alternativo com mesa e sofás para a leitura.

A videoteca que é um acervo multimídia composto por fitas de vídeo, DVDs, CDs-ROM, está distribuída em estantes de aço e organizada por área do conhecimento; ainda nessa seção, encontram-se o acervo em Braile, áudio livros e mapoteca.

Sala multimeios – compõe-se de uma sala com 05 computadores disponíveis para usuários realizarem pesquisas acadêmicas na internet, em acervos digitais e/ou em bases de dados assinadas pela Universidade, bem como acesso ao Portal de Periódicos da CAPES.

Sala para deficientes visuais – essa sala é equipada com 01 computador que contém software de Tecnologia Assistiva, 01 scanner Plustek Book Reader V200 e programas específicos, para digitalização o Book Voice e para leitor de tela o DosVox. Esse atendimento especializado conta com o auxílio de um funcionário, que dá suporte tanto ao professor quanto ao deficiente visual, preparando materiais específicos de aula. Essa Tecnologia Assistiva possibilita ao aluno (deficiente visual) fazer o escaneamento e a “leitura” dos materiais da biblioteca. Os materiais digitalizados são disponibilizados somente para os deficientes visuais, obedecendo a Lei do Direito Autoral (Lei nº 9610/98)

Cátedra Luis Alberto Warat, composta do acervo particular que foi do Prof. Warat e doado a essa Instituição por sua família. Esse acervo é de consulta exclusiva no local.

Acervo inativo – sala composta por livros obsoletos, que foram substituídos por edições mais atualizadas e retiradas do acervo geral.

Nesse andar encontra-se sanitários femininos e masculinos adaptados aos Portadores de Necessidades Especiais.

Térreo

No térreo localiza-se o acervo bibliográfico composto por mais de 152.000 exemplares distribuídos entre livros, periódicos, normas, dissertações, folhetos e referências, conta com mesas e computadores para pesquisa no catálogo informatizado.

O acervo de livros é composto por 55.387 títulos e 93.579 exemplares e está catalogado pela Classificação Decimal Universal (CDU), edição padrão, seguida de notação de autor extraída da tabela de CUTTER, usando o Código de Catalogação Anglo Americano AACR2, e a inserção dos documentos na base de dados está no formato Marc. Está organizado em estantes próprias, com livre acesso, distribuídos nas áreas do conhecimento.

A seção de periódicos reúne a coleção de títulos de periódicos técnico-científicos, nacionais e estrangeiros, referentes a todos os cursos da Universidade. Reúne 876 títulos com aproximadamente 55.759 exemplares. Estão organizados em caixas (revisteiras) pelas áreas do CNPq, dentro de cada área seu curso, e dentro de cada curso ordem alfabética de título.

As normas e os folhetos estão armazenados dentro de arquivos/fichários de aço e seguem a mesma ordem da catalogação e classificação dos livros.

Referência nesta seção, ficam as coleções formadas por enciclopédias, dicionários e anuários estatísticos seguindo a mesma ordem de organização dos livros.

O acervo está instalado em local com iluminação natural e artificial, com boa ventilação adequada as condições para armazenagem, preservação e disponibilização, possui portas antipânico, e extintores de incêndio, atendendo aos padrões exigidos. O serviço de limpeza é terceirizado feito durante todos os turnos, observando sempre as condições recomendáveis.

2º Pavimento

No segundo pavimento estão localizadas 19 salas de estudos individuais e de pequenos grupos; salão de estudo coletivo com mesas; 01 sala de vídeo e o Centro de Cultura Missioneira.

O Centro de Cultura Missioneira, é uma Biblioteca Setorial composta de 3.606 exemplares destinados à pesquisa, a preservação e difusão da história regional. O CCM possui um importante acervo documental e bibliográfico para estudo das Missões Jesuíticas, dos índios Guarani e da história mais recente da região das Missões, oferece ainda exposições temporárias de arte, um acervo de vídeo com filmes e reportagens relativas à história do RS e Missões.

O ambiente desse pavimento é todo climatizado, possui luz natural e artificial, sanitários feminino e masculino.

A conservação e preservação do acervo bibliográfico bem como de todo o espaço físico da biblioteca estão baseadas em uma política segura quanto aos recursos adequados e as técnicas apropriadas para prolongar a vida útil dos suportes de informação, garantindo a integridade física desse patrimônio e visando sua preservação.

O espaço físico projetado e o atual pode ser descrito como um ambiente adequado às atividades de serviços e informação, sendo que a iluminação, ventilação, tonalidade dos ambientes, comunicação visual, mobiliário, equipamentos, entre outros itens, atendem aos padrões vigentes. Para segurança e escoamento dos usuários, o local possui saída de emergência e extintores de incêndio, de tal modo que haja completa proteção no ambiente.

A Biblioteca está preparada para atender às necessidades dos usuários como permanência para estudo, reflexão, pesquisa, estudos em grupo, entre outras atividades de leitura e atualização, tendo a sua disposição a rede wi fi em todo campus.

  1. SERVIÇOS E INFORMATIZAÇÃO

A Biblioteca Central conta com um moderno sistema de gerenciamento de informações o que possibilita a agilidade nos serviços oferecidos tanto a comunidade acadêmica como a comunidade em geral. Ela se caracteriza por um ambiente de aprendizagem e de disseminação do conhecimento que deve propiciar ao usuário ser o objeto do serviço. Neste contexto, a biblioteca se transforma em um espaço democrático, com serviços de qualidade que buscam a satisfação do usuário.

Na biblioteca realizam-se serviços como: cadastro de usuário, processamento técnico, catalogação, circulação dos materiais, consulta ao acervo; serviço de fotocópia; restauração de livros, além do COMUT.

  1. Cadastro de Usuário: a inscrição de usuário configura-se no momento de sua matrícula na URI – Campus de Santo Ângelo – desde que regularmente matriculado em curso fundamental, médio, técnico, de graduação ou pós-graduação e mestrado ou para funcionários da Instituição desde o momento de sua admissão. No início de cada semestre letivo, é feito o cadastro de novos usuários, com preenchimento de seus dados pessoais e a digitalização da foto no sistema para liberação do cartão, que possibilita a retirada de materiais na biblioteca.
  2. Processamento técnico: todo material que chega à Biblioteca passa pelo processo de conferência, registro, carimbo, fitilho, etiquetagem.
  3. Catalogação: é realizada por um profissional com formação em biblioteconomia, consiste na descrição das informações contidas nos materiais, permitindo que o usuário recupere com maior facilidade a informação.  As obras da biblioteca são classificadas pela Classificação Decimal Universal (CDU), edição padrão, seguida de notação de autor extraída da tabela de CUTTER, usando o Código de Catalogação Anglo Americano AACR2, e a inserção dos documentos na base de dados estão no formato Marc.
  4. Circulação dos Materiais

4.1 Empréstimo: é efetuado no balcão de atendimento mediante apresentação do cartão do usuário. O prazo é de dez dias para alunos de graduação, do ensino fundamental e médio; para alunos da pós-graduação, estagiários, funcionários, professores e alunos do mestrado o prazo é de vinte dias.

4.2 Renovação: pode ser feita no balcão de atendimento mediante apresentação do cartão do usuário e das obras retiradas ou via web através de uma senha cadastrada no setor de cadastro de usuários. Cada material pode ser renovado até cinco vezes, contanto que não possua reserva.

4.3 Reserva: pode ser efetuada no balcão de atendimento mediante apresentação do cartão do usuário, nos terminais de consulta da biblioteca ou pela web. A reserva só é válida para materiais emprestados. A mesma é nominal e obedecerá à ordem cronológica de pedidos; estando disponível para o primeiro usuário da lista de reservas no período de 24h após devolução. O usuário é responsável pelo controle de suas reservas, o mesmo recebe um e-mail quando o exemplar estiver disponível.

4.4 Pagamento de multas: a multa é gerada pelo atraso na devolução de materiais e seu valor é de R$1,00 por dia e por obra, é paga no balcão de atendimento da biblioteca, tesouraria ou Pix.

  1. Consulta do acervo: o usuário pode realizar a consulta no acervo por: autor, título, assunto e termo livre, podendo selecionar o tipo de material de acordo com a necessidade, após localizar o material no sistema anota-se o número de chamada e verifica se o mesmo está disponível, depois solicita ajuda ao funcionário na localização do material na estante, e se dirige ao balcão para fazer a retirada. Os funcionários que atendem no acervo também são responsáveis pela guarda de materiais, organização.

São utilizados também como fonte de informação as bases de dados: “Minha Biblioteca”, Portal da Capes, Science Direct, Scopus, ASTM Capes, além de periódicos eletrônicos de áreas específicas e afins.

  1. O serviço de fotocópia: se restringe a materiais da biblioteca. São feitas fotocópias preto e branco, de pequenos trechos, conforme lei do direito autoral, nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. O valor cobrado pela mesma é de R$ 0,20 a cópia.
  2. Restauração de livros: é a preservação, conservação, encadernação e a recuperação do material. O trabalho é extremamente minucioso e requer paciência e dedicação. O tempo do restauro depende de diversas variantes como a qualidade do papel, o formato e o estado em que ele se encontra.
  3. COMUT: permite às comunidades acadêmicas e de pesquisa o acesso a documentos em todas as áreas do conhecimento (através de cópias de artigos de revistas técnico-científicas, teses e anais de congressos), exclusivamente para fins acadêmicos e de pesquisa, respeitando-se rigorosamente a Lei de Direitos Autorais. Para isso, atua por meio de uma rede de bibliotecas, denominadas bibliotecas-base, com recursos bibliográficos, humanos e tecnológicos adequados para o atendimento às solicitações de seus usuários. O valor do serviço é cobrado por bônus. O conjunto de 5 páginas fotocopiadas equivale a 1 bônus que custa R$ 2,20. O prazo de entrega de atendimento é de cinco a sete dias em média.

A Biblioteca Central dentro do seu papel de apoio ao ensino, à pesquisa e a extensão, busca o aprimoramento permanente de seus serviços, garantindo a melhoria do seu atendimento, através de reuniões realizadas periodicamente. Seu horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 17h30min e das 18h30min às 22h, e no sábado, das 7h45min às 11h45min.

O catálogo online, o regulamento e as informações sobre os serviços oferecidos está disponível em http://srvapp2s.santoangelo.uri.br/sites/biblioteca/

  1. PLANO DE ATUALIZAÇÃO E EXPANSÃO DO ACERVO

As bibliotecas universitárias são um reflexo direto da importância e relevância da qualidade do ensino, pesquisa e extensão no contexto das instituições. Para isso, é necessária a constante atualização do seu acervo, contemplando prioridades como: atender às bibliografias básicas e complementares dos cursos; manter o acervo atualizado conforme a necessidade e demanda dos usuários.

Com objetivo de colocar à disposição dos usuários materiais que lhes garantam aprender e gerar conhecimento, a Biblioteca percorre a meta de enriquecimento do seu acervo através da aquisição de livros, periódicos, bases de dados e todo tipo de material de apoio educacional. A política de atualização do acervo da Biblioteca possui suas diretrizes de atualização pautadas na compra, doação e permuta.

O plano de atualização da Biblioteca Central está voltado para o desenvolvimento de coleções bibliográficas atualizadas e adequadas aos currículos dos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, aos projetos de pesquisa e às atividades de extensão. Qualquer mudança no currículo dos Projetos Pedagógicos dos Cursos gera atualização das bibliografias que contemplam a aquisição de novos livros.

Os livros são adquiridos a partir da bibliografia básica e complementar dos projetos pedagógicos dos cursos e conforme os critérios exigidos pelo MEC. As solicitações de compra são feitas via coordenação de cursos à direção administrativa, que, por sua vez, repassa à Biblioteca para fazer a conferência do material solicitado, observando se tem ou não na biblioteca e qual a quantidade necessária de acordo com as vagas do curso. Após este procedimento é repassado novamente à direção administrativa que autorizada e encaminha para o setor de compras.

Os pedidos de assinaturas e renovação de periódicos são solicitados pelos coordenadores de curso ao funcionário responsável na biblioteca, que encaminha o pedido à direção para devida autorização de compra. A principal meta com relação aos periódicos é a manutenção das assinaturas, dando prioridade as cientificas, seguindo relatórios estatísticos de utilização, empréstimos domiciliares, pertinência da mesma para o curso e a quantidade de periódicos na mesma área já disponíveis na biblioteca.

Além de compra, a Biblioteca Central também recebe documentos através de doação de particulares, professores e outros, que são incorporados ao acervo após uma prévia seleção, sendo permutado ou doado o material não utilizado.

Devido a crescente atualização do acervo, a cada ano é realizado o desbastamento da coleção, a partir da análise de um profissional da área são retiradas do acervo obras consideradas obsoletas, material este que é repassado para uma sala de acervo inativo, podendo ser usado e retirado pelos usuários. Após cinco anos nesta sala serão descartados os materiais, que neste período não foram utilizados.

A atualização do acervo é possível pela aplicação consciente dos recursos disponíveis pela Instituição e tem como foco possibilitar o crescimento racional e equilibrado do acervo em todos os campos do conhecimento; aquisição de novos lançamentos editoriais, incluindo os documentos oficiais e publicações da própria Instituição, bem como materiais sobre a mesma publicados fora.

Sendo assim contamos com um acervo bibliográfico consistente, diversificado e com utilidade máxima. A coerência de alocação de recursos da Instituição contempla os recursos necessários à ampliação do acervo, ao aumento e capacitação dos recursos humanos, informatização e à ampliação das instalações físicas da Biblioteca.