INCLUSÃO NO ENSINO DE FÍSICA: CARACTERIZANDO DESAFIOS A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE ARTIGOS DA SCIELO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v11i2.436

Palavras-chave:

Inclusão, Formação de professores, Ensino de Física

Resumo

A inclusão de estudantes público-alvo da educação especial (PAEE), em ambientes regulares de ensino, tem ocorrido de forma gradual, fomentada pela consolidação de um marco legal, dando voz a esses estudantes e o direito de convívio em sociedade. As especificidades da aprendizagem desses estudantes têm representado um desafio para os professores e pesquisadores, especialmente no ensino de Ciências. Com o intuito de compor um quadro das pesquisas sobre o tema, foi realizado um levantamento na plataforma SciELO a partir dos termos: inclusão, educação inclusiva, necessidades educacionais especiais, ensino de ciências, ensino de física, formação de professores e deficiência visual. Foi possível apreciar a produção que aborda essa temática, pontuar as principais dificuldades no processo de inclusão de estudantes PAEE em turmas regulares e vislumbrar como as instituições de ensino superior têm buscado preparar o futuro docente para desenvolver atividades inclusivas, situando a necessidade de diálogo entre o professor de Física e o professor de apoio. Acredita-se que este trabalho possa servir como ponto de partida para novas pesquisas, além de auxiliar na delimitação de novos temas de investigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro R.V. Ustra, Universidade Federal de Uberlândia -UFU

Licenciado em Física (UFSM), Mestre (UFSM) e Doutor (USP) em Educação, professor do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED)da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pesquisador do Grupo de Pesquisa na Formação de Professores de Física (GPFPF)/CNPq.

Publicado

2021-07-09

Como Citar

Francisco Batista, H. F. ., & R.V. Ustra, S. . (2021). INCLUSÃO NO ENSINO DE FÍSICA: CARACTERIZANDO DESAFIOS A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE ARTIGOS DA SCIELO. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 11(2), 53-68. https://doi.org/10.31512/encitec.v11i2.436

Edição

Seção

Artigos Científicos