A PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE A PARTIR DA LÓGICA DA INSERÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.31512/rdc.v19i49.1614Palavras-chave:
Direitos Humanos, Educação, Meio AmbienteResumo
Direitos Humanos é um constructo do Homo Sapiens, abrange, entre tantas premissas, a proteção ao Meio Ambiente que perpassa a Educação em todos os níveis, notadamente na escola. É premente que os Direitos Humanos, bem como, seus conceitos estejam presentes em todos os níveis de formação. Na primeira parte deste texto procura-se uma definição de Direitos Humanos, com centralidade na teoria crítica e afirmativa de Joaquin Herrera Flores. Na sequência, aborda tópico da inserção dos direitos humanos na educação. Por fim, reflete a proteção ambiental sob dois aspectos: primeiro, na manutenção do meio em que se vive, compreendendo a existência de forças econômicas e a necessidade de justiça ambiental, segundo, sob a ótica de responsabilidade ética em relação ao Outro. Faíscas humanizadoras no presente podem transformar realidades, todavia necessitam ser implementadas de forma efetiva.
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Copyright (c) 2024 Jaqueline Schimanoski Machado Roberto, João Martins Bertaso
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