EDUCAÇÃO INDÍGENA COMO UM DIREITO CULTURAL: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS À LUZ DA REALIDADE PAITER-SURUÍ EM RONDÔNIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/rdc.v20i52.2301

Palabras clave:

Direitos Culturais, Educação Indígena, Interculturalidade, Políticas Educacionais, Povos indígenas

Resumen

Este artigo analisa as dimensões culturais do direito à educação indígena no Brasil, com ênfase na experiência do povo Paiter-Suruí, em Cacoal-RO. Com abordagem qualitativa de natureza teórica e exploratória, a pesquisa fundamenta-se em legislações, documentos oficiais e estudo de caso. Os resultados indicam avanços normativos importantes, como o reconhecimento do bilinguismo e da interculturalidade, mas evidenciam desafios estruturais, como a carência de professores indígenas e a falta de materiais didáticos específicos. Conclui-se que a educação indígena deve ser compreendida como um direito cultural e um instrumento de justiça social, exigindo políticas públicas eficazes e participação comunitária ativa.

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Biografía del autor/a

Clarides Henrich de Barba, Universidade Federal de Rondônia, Brasil

Possui Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1982),Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Rondônia (1989), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) sob orientação do Prof. Dr. Glenn Walter Erickson. Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011) sob a orientação da Prof Dr Rosa Maria Feiteiro Cavalari, tendo como tese: "Ambientalização Curricular no ensino superior: o caso da Universidade Federal de Rondônia- campus de Porto Velho. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Rondônia, Foi chefe do departamento acadêmico de Filosofia da Universidade Federal de Rondônia. É Professor do Curso de Graduação em Filosofia e atua com as disciplinas de Introdução à Filosofia, Filosofia da Educação, Ensino da Filosofia, Metodologia da Pesquisa Científica. Na Pós-Graduação, leciona a disciplina de Educação Ambiental e Práticas Educativas no Programa de Mestrado e Doutorado Profissional (Linha de Pesquisa: em Formação de Professores) com a disciplina de Fundamentos Filosóficos, Antropológicos e Sociológicos da Educação e no Mestrado Acadêmico em Educação (linha de Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão Educacional) atua na disciplina de Educação e Desenvolvimento Amazônico. É pesquisador em Educação Ambiental, Ética e cultura amazônica em Educação Ambiental, Políticas Públicas em Educação Escolar e em Educação Ambiental. Orienta pesquisas em Educação Ambiental e Ambientalização Curricular. É líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação Ambiental no contexto amazônico, localizado na Universidade Federal de Rondônia.Desenvoleu sua pesquisa de Pós-Doutoramento .com a pesquisa: " O Trabalho Educativo na Educação Ambiental em Professores nas Escolas do do baixo madeira, Porto Velho, Rondônia" sob a Supervisão da Prof Dr Tania Suely de Azevedo Brasileiro

Keila Ferreira de Oliveira, Universidade Federal de Rondônia, Brasil

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (2007), e Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior (UNEOURO 2010). Mestrado em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEA/UFRRJ - Seropédica/RJ), 2020. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado Profissional PPGEEProf na Universidade Federal de Rondônia UNIR; Linha de pesquisa: Currículo, Políticas e Diferenças Culturais na Educação Básica; Orientador: Prof. Dr. Clarides Henrich De Barba; Título: Práticas Interdisciplinares e Educação Ambiental na Educação Escolar Indígena. Professora da educação básica- SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

Publicado

2025-12-22

Cómo citar

Bueno, D., Barba, C. H. de, & Oliveira, K. F. de . (2025). EDUCAÇÃO INDÍGENA COMO UM DIREITO CULTURAL: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS À LUZ DA REALIDADE PAITER-SURUÍ EM RONDÔNIA. Revista Direitos Culturais, 20(52), 19-46. https://doi.org/10.31512/rdc.v20i52.2301

Número

Sección

Artigos