PROCESSOS EMANCIPATÓRIOS DE MULHERES SOB UMA ÓPTICA LAICO-REPUBLICANA

INTER-RELAÇÕES ENTRE LAICIDADE E DIREITOS REPRODUTIVOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20912/rdc.v17i42.844

Resumo

O tema central que se delimita a este artigo é inter-relações entre laicidade, direitos reprodutivos e processos de emancipação de mulheres. Tem-se como objetivo geral investigar a seguinte questão de pesquisa: como conceber, numa perspectiva laico-republicana, processos de emancipação de mulheres no que tange aos direitos reprodutivos? Desenvolve-se a pesquisa dentro de uma abordagem epistêmica e metodológica complexo-paradoxal, a fim de demonstrar a complexidade dos processos de emancipação feminina em perspectiva laico-republicana e inter-relações entre laicidade e direitos reprodutivos para a afirmação de processos de emancipação de mulheres. Conclui-se no sentido de um fugar das verdades objetivas para pensar processos de emancipação feminina a partir da teoria da complexidade e pensamento não-totalizante, isto é, o Outro como abertura e pluralidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Martins Bertaso, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS, Brasil

Pós-doutor pela UNISINOS. Doutor e mestre em Direito, pela Univer­sidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Especialista em Direito, pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Bacharel em Direito, pela Faculdade de Direito de Santo Ângelo/FADISA. Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Santo Ângelo. Líder de grupo de pesquisa “Conflito, Cidadania e Direitos Humanos” no CNPq. Doutor Pesquisador vinculado a URI - Universidade Regional Integrada de Santo Ângelo-RS. Coordenador Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado da URI/Santo Ângelo-RS. Desenvolve pesquisa em cidadania, di­reitos humanos, interculturalidade e psicanálise. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5533-2027. E-mail: joaomartinsbertaso@gmail.com.

Bianca Strücker, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS, Brasil

Doutora em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, professora da Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ.

Noli Bernardo Hahn, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS, Brasil

Pós-doutor pela Faculdades EST, São Leopoldo, RS; Doutor em Ciências da Religião, pela UMESP. Graduado em Filosofia e Teologia. Possui formação em Direito. Professor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Santo Ângelo, RS. Integra o Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado e Doutorado em Direito. Lidera junto com o Dr. Leonel Severo Rocha o grupo de pesquisa “Novos Direitos em Sociedades Complexas”, vinculado ao CNPq. Pesquisa temas inter-relacionando Direito, Cultura, Gênero e Religião.  

Publicado

2022-09-15

Como Citar

Bertaso, J. M., Strücker, B., & Hahn, N. B. (2022). PROCESSOS EMANCIPATÓRIOS DE MULHERES SOB UMA ÓPTICA LAICO-REPUBLICANA: INTER-RELAÇÕES ENTRE LAICIDADE E DIREITOS REPRODUTIVOS. Revista Direitos Culturais, 17(42), 217-235. https://doi.org/10.20912/rdc.v17i42.844

Edição

Seção

Artigos