CONSTITUCIONALISMO, HISTORIOGRAFIA E INTERCULTURALIDADE
ANÁLISES DAS ROTAS NORMATIVAS PARA PROMOÇÃO DA (BIO)DIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.20912/rdc.v16i39.38Palavras-chave:
Direitos Culturais, Educação, Ecologia, Diversidade, Constitucionalismo CulturalResumo
O presente trabalho analisa o fenômeno do constitucionalismo intercultural sob o prisma das diversas acepções de cultura bem como estabelece uma investigação histórica do fenômeno educacional como propulsor da promoção da diversidade. Nesse sentido, busca-se compreender a historicidade dos processos sociopolíticos e os fatores materiais que embasam as relações entre diversidade, educação, cultura e sustentabilidade na vigente sistemática constitucional. Analisa-se, em um primeiro momento, as ideias de educação, diversidade e democracia, considerado o enfrentamento dos abusos estatais contra coletividades e minorias. Por fim, tendo em vista o histórico das preocupações ambientais, discute-se a relação entre ethos, paideia e constitucionalismo.
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Copyright (c) 2021 Rhuan Filipe Montenegro dos Reis, Marcelo Rodrigues dos Reis
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