O FENÔMENO DA GLOBALIZAÇÃO DO MUNDO E A PERMANÊNCIA DO COLONIALISMO NA AMÉRICA LATINA

UMA LEITURA A PARTIR DA OBRA DE IMMANUEL WALLERSTEIN

Autores

  • Gilmar Antonio Bedin Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil
  • Jacson Bacin Vicente Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.20912/rdc.v16i39.336

Palavras-chave:

Dependência. Direitos Humanos. Globalização. Colonialismo. Sistema-mundo.

Resumo

O fenômeno da globalização produziu uma transformação profunda na configuração do mundo. Este fato gerou a unificação do planeta e a ampliação do sistema-mundo para todos os lugares e para todos os indivíduos, embora com intensidade e em graus diversos. Neste contexto, o presente artigo pergunta se este fato superou a estrutura colonial existente na modernidade entre os países do centro e da periferia do planeta. A resposta é negativa. Esta resposta fica ainda mais evidente quando a reflexão é feita como base nas formulações teóricas de Immanuel Wallertein. Neste sentido, é possível dizer que o que ocorreu nas últimas décadas foi, de fato, apenas a mudança de sua forma e de seu modus operandi. O resultado é a perpetuação do sistema histórico de exploração. Por isso, continua atual a luta pelo desenvolvimento autônomo, por exemplo, da América Latina. O método de pesquisa utilizado foi o compreensivo e a técnica a de pesquisa bibliográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilmar Antonio Bedin, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil

Doutor e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor dos Programas de Pós-Graduação em Direitos Humanos – Mestrado e Doutorado – da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) e do Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado - da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI – Santo Ângelo). Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: Direitos Humanos, Governança e Democracia.

Jacson Bacin Vicente, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, Brasil

Doutor em Direito pela URI, Mestre em Direito (UNISC), Especialista em Processo Civil e Constitucional (UPF). Professor no Curso de Direito da Universidade de Passo Fundo e Coordenador do Grupo de Pesquisa Transnacionalização, Migração e Trabalho, vinculado ao PPGDireito - UPF, na linha de pesquisa Dimensões do Poder. Advogado.

Publicado

2021-09-09

Como Citar

Bedin, G. A., & Vicente, J. B. . (2021). O FENÔMENO DA GLOBALIZAÇÃO DO MUNDO E A PERMANÊNCIA DO COLONIALISMO NA AMÉRICA LATINA: UMA LEITURA A PARTIR DA OBRA DE IMMANUEL WALLERSTEIN. Revista Direitos Culturais, 16(39), 69-79. https://doi.org/10.20912/rdc.v16i39.336

Edição

Seção

Artigos