A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DIANTE DA INTEGRIDADE CIENTÍFICA

UM ESTUDO SOBRE O USO INDEVIDO DO CHATGPT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/rdc.v18i45.1373

Palavras-chave:

ChatGPT, Integridade Científica, Plágio

Resumo

A Inteligência Artificial (IA) é uma realidade presente na vida humana contemporânea marcada pela sociedade em rede. O recente lançamento do ChatGPT desencadeou diversos debates a respeito da integridade científica, em virtude do uso dessa ferramenta no meio acadêmico. Dessa forma, o presente artigo se propõe a analisar, em termos gerais, o uso da inteligência artificial, essencialmente o atual ChatGPT, nos trabalhos acadêmicos e, especificamente, como seu manuseio indevido pode interferir em questões relacionadas ao plágio. Utilizou-se a pesquisa qualitativa, de caráter hipotético-dedutivo e exploratório, por meio do levantamento bibliográfico e documental. Compreende-se que a inteligência artificial desempenhará um papel fundamental na educação, na tecnologia e na inovação, o que também irá interferir em situações como o plágio e, por sua vez, a discussão sobre a integridade científica. Em razão do descontrolado avanço dessa tecnologia disruptiva, o debate a respeito de uma regulamentação deve ser planejado e gerenciado com cuidados e recursos proporcionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alana Maria Passos Barreto, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, Brasil

Mestranda em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Bolsista acadêmica pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Pós-graduanda em Direito Digital pela Faculdade Legale. Graduada em Direito pela Universidade Tiradentes (UNIT/SE). Integrante dos Grupos de Pesquisa 'Relações de Trabalho, Empresas e Novas Tecnologias (RENTec)' e 'Direitos Fundamentais, Novos Direitos e Evolução Social', cadastrados no diretório do CNPq.

Flávia de Ávila, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, Brasil

Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, especialista em Direito e Processo do Trabalho pelo Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos, especialista em Direito e Negócios Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Direito e Relações Internacionais também pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutora em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente é professora do Departamento de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Sergipe e do Programa de Pós-Graduação em Direito (PRODIR) da mesma instituição. É membro da diretoria do ramo brasileiro da International Law Association (ILA).

Publicado

2023-09-07

Como Citar

Barreto, A. M. P., & Ávila, F. de. (2023). A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DIANTE DA INTEGRIDADE CIENTÍFICA: UM ESTUDO SOBRE O USO INDEVIDO DO CHATGPT. Revista Direitos Culturais, 18(45), 91-106. https://doi.org/10.31512/rdc.v18i45.1373

Edição

Seção

Artigos