PROTEST SONGS E A BUSCA POR DIREITOS FUNDAMENTAIS

O CASO “HURRICANE”, DE BOB DYLAN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/rdc.v18i44.1214

Palavras-chave:

Direito e Literatura; Bob Dylan; Rubin Hurricane Carter; Protest Songs; Direitos Fundamentais.

Resumo

Este artigo visa refletir sobre a maneira como a obra músico-literária “Hurricane” (1976), de Bob Dylan, influenciou o percurso jurídico do caso do boxeador americano Rubin Carter, condenado à prisão perpétua, por homicídio triplamente qualificado, em 1966, e solto 19 anos depois por falta de provas. Pretende-se avaliar como a letra e a melodia criadas por Dylan, inseridas no movimento das protest songs, serviram como instrumento para a reforma da decisão jurídica. O estudo se sustenta na corrente metodológica do direito na literatura, compreendido dentro do movimento macro do law and art, com base na consulta bibliográfica e na técnica de reconstrução de processos sociais. O artigo busca então responder à seguinte pergunta: como a canção “Hurricane”, a partir de uma rede heterogênea que envolveu a imprensa, outros artistas, movimentos sociais e atores jurídicos, contribuiu para reformar a condenação de Carter à prisão perpétua? Com esta abordagem, que transita pelo universo da sociologia jurídica, espera-se mostrar como as manifestações culturais, atuando por meio de “signos” e de forma “rizomática”, podem influenciar o campo do Direito, na busca pela concretização de garantias fundamentais.

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Publicado

2023-05-30

Como Citar

Rubião, A., Nogueira, B. G. B., & Marques, B. V. . (2023). PROTEST SONGS E A BUSCA POR DIREITOS FUNDAMENTAIS: O CASO “HURRICANE”, DE BOB DYLAN. Revista Direitos Culturais, 18(44), 97-111. https://doi.org/10.31512/rdc.v18i44.1214

Edição

Seção

Artigos