EFEITOS DA LEGISLAÇÃO EMERGENCIAL TRABALHISTA BRASILEIRA ADOTADA NO PERÍODO DA PANDEMIA DE COVID-19

ANÁLISE SEGUNDO OS OBJETIVOS DA PROMOÇÃO DO TRABALHO DECENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/rdj.v23i45.970

Palavras-chave:

Trabalho Decente, Legislação emergencial, Pandemia de Covid-19, Brasil, Mercado de Trabalho

Resumo

Comunicam-se os resultados de uma investigação de cunho exploratório que pretendeu enfrentar ao seguinte problema de pesquisa: qual o nível de impacto da legislação emergencial trabalhista adotada no Brasil, por ocasião da pandemia de Covid-19, e o que o cenário posterior à vigência dessa legislação evidencia em matéria de promoção do Trabalho Decente, segundo as diretrizes da OIT? Empregaram-se os métodos bibliográfico-documental e estatístico, a partir dos quais se realizou uma análise de índole eminentemente dedutiva. Foram coletados dados oficiais do mercado de trabalho brasileiro alusivos aos últimos trimestres dos anos de 2019, 2020 e 2021, coletados por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C). Deu-se preferência para os dados respeitantes à ocupação, desocupação, subutilização da força de trabalho e rendimentos médios auferidos pela população trabalhadora. Conclui-se que não foram as balizas da promoção do Trabalho Decente que permearam a legislação emergencial analisada em sua concepção, tampouco se refletiram no comportamento do mercado de trabalho, no período examinado, sendo certo que as evidências denotam que tal legislação não adotada a partir do diálogo social não foi capaz de, em larga escala, prevenir a perda de postos de trabalho, assim como seus pressupostos mantiveram tendências de precarização de postos de trabalho anteriores à pandemia, de estabilização em altos níveis da desocupação e da subutilização da força de trabalho e de alguns aspectos discriminatórios do mercado de trabalho brasileiro, sobretudo relacionados a gênero e raça.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvio Beltramelli Neto, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Faculdade de Direito, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito, integrante da linha de pesquisa “Cooperação Internacional e Direitos Humanos” e dos Grupos de Pesquisa CNPq “Direito num Mundo Globalizado” e "Saúde, Direitos Humanos e Vulnerabilidades". Membro do Ministério Público do Trabalho em Campinas. Mestre em Direito pela UNIMEP. Doutor em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela USP. Pós-Doutorado no Instituto de Economia da UNICAMP, vinculado ao Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (CESIT).

Bárbara Gabriela de Souza Gomide Cará , Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Graduanda em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pesquisadora de Iniciação Científica, bolsista PIBIC/CNPq. 

Publicado

2023-05-02

Como Citar

Beltramelli Neto, S., & Cará , B. G. de S. G. . (2023). EFEITOS DA LEGISLAÇÃO EMERGENCIAL TRABALHISTA BRASILEIRA ADOTADA NO PERÍODO DA PANDEMIA DE COVID-19: ANÁLISE SEGUNDO OS OBJETIVOS DA PROMOÇÃO DO TRABALHO DECENTE. Revista Direito E Justiça: Reflexões Sociojurídicas, 23(45), 123-144. https://doi.org/10.31512/rdj.v23i45.970

Edição

Seção

ARTIGOS