JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE

A APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA ISONOMIA NO ACESSO A MEDICAMENTOS OFF LABEL

Autores

  • Helena Carolina Gonçalves Guerra Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
  • Maria Celeste Cordeiro Leite dos Santos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/rdj.v21i41.633

Resumo

A saúde é um direito social e, como tal, pressupõe uma função dúplice do Estado: impedir que terceiros pratiquem atos restritivos contra o exercício do direito de outrem e, ao mesmo tempo, mitigar as disparidades existentes entre diferentes células da sociedade por meio da assistência social. Contudo, a ineficiência da ação positiva do Estado faz com que, muitas vezes, se recorra ao Judiciário para assegurar a efetividade desse direito, o que evidencia a importância de se estabelecerem critérios objetivos e isonômicos na avaliação de casos concretos. Entretanto, por vezes, a atuação jurisdicional acaba por acentuar o distanciamento entre diferentes classes sociais, conforme se demonstrará pelos casos concretos em análise neste estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena Carolina Gonçalves Guerra, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Bacharela em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestranda em Filosofia do Direito pela mesma instituição.

Maria Celeste Cordeiro Leite dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Professora do Departamento de Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Livre-Docente em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Pós-Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Publicado

2021-12-17

Como Citar

Guerra, H. C. G. ., & Santos, M. C. C. L. dos . (2021). JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE: A APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA ISONOMIA NO ACESSO A MEDICAMENTOS OFF LABEL. Revista Direito E Justiça: Reflexões Sociojurídicas, 21(41), 147-158. https://doi.org/10.31512/rdj.v21i41.633

Edição

Seção

ARTIGOS