A DEMOCRACIA COMO INSTITUCIONALIDADE DA AÇÃO POLÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/rdj.v21i41.632

Resumo

O presente estudo tem como escopo analisar a importância das dimensões institucionais da Democracia, com o intuito de responder o seguinte problema de pesquisa: Em que medida a legitimidade das instituições democráticas são importantes na perspectiva coerencial da Democracia enquanto regime de governo? A hipótese que vamos sustentar aqui é que urge termos compreensão mais ampliada e crítica destas dimensões institucionais, a ponto de tê-las como condicionadas normativamente a princípios, finalidades e objetivos previamente demarcados nomeadamente pelo ordenamento jurídico constitucional. O método de abordagem do presente trabalho foi o hipotético-dedutivo, partindo-se de reflexões sobre o tema alinhadas pela doutrina especializada. A técnica de pesquisa adotada foi a bibliográfica na elaboração do referencial teórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Gesta Leal, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Doutor em Direito. Prof. Titular da UNISC. Professor da FMP. Professor Visitante da Università Túlio Ascarelli – Roma Trè, Universidad de La Coruña – Espanha, e Universidad de Buenos Aires. Professor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento da Magistratura – ENFAM. Membro da Rede de Direitos Fundamentais-REDIR, do Conselho Nacional de Justiça-CNJ, Brasília. Coordenador Científico do Núcleo de Pesquisa Judiciária, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento da Magistratura – ENFAM, Brasília. Membro do Conselho Científico do Observatório da Justiça Brasileira. Coordenador da Rede de Observatórios do Direito à Verdade, Memória e Justiça nas Universidades brasileiras – Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Publicado

2021-12-17

Como Citar

Leal, R. G. (2021). A DEMOCRACIA COMO INSTITUCIONALIDADE DA AÇÃO POLÍTICA. Revista Direito E Justiça: Reflexões Sociojurídicas, 21(41), 129-145. https://doi.org/10.31512/rdj.v21i41.632

Edição

Seção

ARTIGOS