A NECESSIDADE DE CONSTITUCIONALIZAÇÃO DO TRABALHO PRISIONAL

UMA ANÁLISE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA SERGIPANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/rdj.v21i41.265

Palavras-chave:

Constitucionalização. Direitos Trabalhistas. Direitos Humanos. Encarceramento. Trabalho Prisional.

Resumo

A pena de prisão tem na sua raiz a ideia de recuperação do recluso através do tratamento penitenciário, onde o trabalho assume um papel central, como um instrumento fundamental à transformação e reinserção social do indivíduo preso. Entretanto, tal prerrogativa esbarra em dificuldades práticas, desde a superpopulação carcerária à ineficiência, ou inexistência, de políticas públicas do Estado para proporcionar um cumprimento de pena minimamente digno. Desta forma, o presente trabalho objetiva analisar este instrumento através da Constituição Federal/88, da Lei de Execução Penal/84 (LEP) e da Consolidação das Leis Trabalhistas/43 (CLT). Através de um exame crítico, pretende-se suscitar a investigação acerca de pontos de divergência entres tais normas, observar sua aplicação pragmática na realidade prisional, e, por meio de dados estatísticos, coletados através da pesquisa empírica por meio do projeto de pesquisa “Trabalho Prisional e Direitos Humanos: O trabalho do preso como instrumento de reintegração social”, da Universidade Tiradentes, verificar a materialização da laborterapia para os presos sergipanos. Constatou-se que existem diversos pontos de divergência entre a LEP e a CF, bem como, que o trabalho experimentado na realidade prisional sergipana teve sua finalidade desviada e a sua execução viola uma série de direitos humanos fundamentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Italo Josué de Cerqueira Santos, Universidade Tiradentes, Aracaju, SE, Brasil

Graduando em Direito pela Universidade Tiradentes/SE.

Ronaldo Alves Marinho da Silva, Universidade Tiradentes, Aracaju, SE, Brasil

Doutor em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM); Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Especialista em Direitos Humanos, pela Universidade do Estado da Bahia, e especialista em Gestão em Segurança Pública, pela Universidade Federal de Sergipe. Coordenador do Projeto de Extensão Reformatório Penal/Unit. Vice-líder do Grupo de pesquisa Execução Penal e Membro do Grupo de Pesquisa Direito Penal Econômico e Justiça Penal Internacional - Diretório de Pesquisa do CNPq. Membro do Conselho Penitenciário do Estado de Sergipe. Associado pleno do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Professor Adjunto da Universidade Tiradentes. Delegado de Polícia Civil do Estado de Sergipe.

Publicado

2021-12-17

Como Citar

Silva, V. V. da, Santos, I. J. de C. ., & Silva, R. A. M. da . (2021). A NECESSIDADE DE CONSTITUCIONALIZAÇÃO DO TRABALHO PRISIONAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA SERGIPANA. Revista Direito E Justiça: Reflexões Sociojurídicas, 21(41), 35-50. https://doi.org/10.31512/rdj.v21i41.265

Edição

Seção

ARTIGOS