DESENVOLVIMENTO COMO RESULTADO DO CRESCIMENTO ECONÔMICO E DA DEMOCRACIA: O PAPEL DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DE JUNHO DE 2013
DOI:
https://doi.org/10.31512/rdj.v20i38.161Resumo
O presente artigo trata das principais características institucionais capazes de gerar o desenvolvimento dos países, com destaque para a necessidade de haver, de modo conjunto, estímulos ao crescimento econômico, ao aprimoramento constante da educação e da qualificação do capital humano, à acumulação de conhecimento e tecnologia, à baixa tolerância das pessoas para com a corrupção, devendo a dinâmica social ocorrer sob um ambiente democrático, com livre manifestação de pensamento e crítica. O texto também analisa os movimentos sociais ocorridos em junho de 2013 no Brasil, tidos como um fenômeno possibilitado pela conjuntura própria da atual Sociedade da Informação. Conclui-se que “junho de 2013” inaugurou uma nova maneira de se exercer a cidadania e representou um avanço institucional em direção à aversão generalizada à corrupção de governos e autoridades públicas. Em termos de metodologia, o texto se constitui num estudo teórico (revisão bibliográfica), com abordagem de índole qualitativa e conclusões obtidas pelo método indutivo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2020 Revista Direito e Justiça: Reflexões Sociojurídicas
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.