DESENVOLVIMENTO COMO RESULTADO DO CRESCIMENTO ECONÔMICO E DA DEMOCRACIA: O PAPEL DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DE JUNHO DE 2013

Autores

  • Marcelo Guerra Martins Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, São Paulo, SP, Brasil
  • Greice Patrícia Fuller Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, São Paulo, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/rdj.v20i38.161

Resumo

O presente artigo trata das principais características institucionais capazes de gerar o desenvolvimento dos países, com destaque para a necessidade de haver, de modo conjunto, estímulos ao crescimento econômico, ao aprimoramento constante da educação e da qualificação do capital humano, à acumulação de conhecimento e tecnologia, à baixa tolerância das pessoas para com a corrupção, devendo a dinâmica social ocorrer sob um ambiente democrático, com livre manifestação de pensamento e crítica. O texto também analisa os movimentos sociais ocorridos em junho de 2013 no Brasil, tidos como um fenômeno possibilitado pela conjuntura própria da atual Sociedade da Informação. Conclui-se que “junho de 2013” inaugurou uma nova maneira de se exercer a cidadania e representou um avanço institucional em direção à aversão generalizada à corrupção de governos e autoridades públicas. Em termos de metodologia, o texto se constitui num estudo teórico (revisão bibliográfica), com abordagem de índole qualitativa e conclusões obtidas pelo método indutivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Guerra Martins, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, São Paulo, SP, Brasil

Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (1993). Mestre em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (2000). Doutor em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (2010). Professor da Graduação e do Mestrado em Direito do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (São Paulo, Brasil), onde coordena o grupo de pesquisa Análise Econômica do Direito na Sociedade da Informação. Juiz Federal em São Paulo. Foi Juiz Auxiliar e Instrutor no Supremo Tribunal Federal (2009 a 2012).

Greice Patrícia Fuller, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, São Paulo, SP, Brasil

Pós-Doutora em Direito na Universidad de Navarra /Espanha com bolsa da CAPES (2018). Doutora e Mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora da Graduação e da Pós-Graduação Lato Sensu  da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora da Graduação e do Mestrado em Direito do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

Publicado

2020-07-23

Como Citar

Martins, M. G., & Fuller, G. P. . (2020). DESENVOLVIMENTO COMO RESULTADO DO CRESCIMENTO ECONÔMICO E DA DEMOCRACIA: O PAPEL DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DE JUNHO DE 2013. Revista Direito E Justiça: Reflexões Sociojurídicas, 20(38), 115-136. https://doi.org/10.31512/rdj.v20i38.161

Edição

Seção

ARTIGOS