MODELOS DE NEGÓCIOS: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL NAS BASES DE DADOS WEB OF SCIENCE E SCOPUS NO PERÍODO DE 2010 A 2019

Autores

  • Luciana Aparecida Barbieri da Rosa Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil
  • Maria Carolina Martins Rodrigues Universidade de Algarve, `Portugal
  • Caroline Rossetto Camargo Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil
  • Waleska Yone Yamakawa Zavatti Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Larissa Cristina Barbieri Faculdade São Luís, Sâo Paulo, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/gesto.v9i1.199

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma meta-análise que objetivou demonstrar como o campo de estudos internacional sobre "Modelos de Negócios" foi tratado por pesquisadores, por meio do apontamento das características das publicações no período de 2010 - 2019, evidenciando a importância do conceito para a sociedade acadêmica atual. A pesquisa foi realizada nas bases de dados Web of Science e Scopus, com vistas à identificação das principais áreas temáticas, autores, tipos de documentos, título das fontes, países, anos de publicação, instituições e idiomas. Para isso, adotou-se na metodologia pesquisa bibliométrica, descritiva nas bases de dados Web of Science e Scopus, para seleção dos artigos que descrevem o tema deste estudo. Os resultados da pesquisa mostram que houve um crescimento do número de publicações no período em estudo, um tema em franca expansão. Verifica-se que, o jornal Lecture Notes in Computer Science, apresenta o maior número de publicações, e dos autores que mais publicaram sobre o assunto destacam-se Ghezzi, A. na Scopus e Parida, V. na WoS. As conclusões mostram trajetórias produtivas para a pesquisa na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Aparecida Barbieri da Rosa, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Possui graduação em Administração de Empresas- Bacharelado pela Faculdade de Educação São Luis - FESL ( 2007). Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria / RS (UFSM -2009). Mestre em Administração de Empresas pelo Programa de Pós - Graduação em Administração PPGA (UFSM - 2013). Atualmente é professora substituta do Departamento de Ciências Administrativas - UFSM e aluna do Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional - PEG / UFSM e da Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa. Atua nas áreas de: Inovação, Estratégia e Sustentabilidade. Assessora Editorial da ReA - Revista de Administração da UFSM.Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Waleska Yone Yamakawa Zavatti, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo - USP. Graduação em Administração pela Universidade Federal de Goiás. Mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, IAG-Escola de Negócios. Integrante do grupo de educação corporativa - Banco Interamericano de Desenvolvimento, membro da Rede de Experts Iberoamericanos - Fundação CEDDET - Espanha e Analista de Controle Externo/Especialidade Gestão de Pessoas no Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de pessoas em organizações públicas, educação presencial e a distância, treinamento e desenvolvimento, gestão por competências e auditoria governamental.

Larissa Cristina Barbieri, Faculdade São Luís, Sâo Paulo, SP, Brasil

Graduada em Psicologia e Especialização em Letras.

Publicado

2020-08-13

Como Citar

Rosa, L. A. B. da, Rodrigues, M. C. M. ., Camargo, C. R. ., Zavatti, W. Y. Y. ., & Barbieri, L. C. . (2020). MODELOS DE NEGÓCIOS: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL NAS BASES DE DADOS WEB OF SCIENCE E SCOPUS NO PERÍODO DE 2010 A 2019. Revista GESTO: Revista De Gestão Estratégica De Organizações, 9(1), 2-20. https://doi.org/10.31512/gesto.v9i1.199