https://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/issue/feedRevista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações2024-08-20T17:27:15+00:00Rosane Maria Seibertrseibert@san.uri.brOpen Journal Systems<p>A Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações, editada pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, Campus de Santo Ângelo/RS – é um periódico técnico-científico semestral da área de Administração, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Organizações (PPGGEO).</p>https://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/1358ANÁLISE DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO E RESULTADO ECONÔMICO DE UMA PROPRIEDADE DE PECUÁRIA LEITEIRA NO OESTE DO PARANÁ2024-05-10T17:23:12+00:00Adriane de Marchiadrianedemarchi2000@gmail.comFabíola Besenfabiolagracielebesen@gmail.comValdir Serafim Juniorjr_valdir@hotmail.com<p>O presente estudo tem como objetivo identificar qual o custo de produção e o resultado econômico de uma propriedade de pecuária leiteira no Oeste do Paraná. O método utilizado foi o estudo de caso, com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada em uma propriedade no Oeste do Paraná. Identificou-se que a propriedade em estudo não possui uma gestão adequada de custos. A propriedade apresentou resultados econômicos positivos, garantindo o pagamento de seus custos e despesas e gerando lucratividade para o produtor, demonstrando que uma boa gestão de custos pode auxiliar o produtor na tomada de decisões. Ressalta-se ainda a importância da contabilidade rural e de custos no processo de gestão das propriedades rurais.</p>2024-06-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Adriane de Marchi, Fabíola Besen, Valdir Serafim Juniorhttps://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/1167CAPITAL SOCIAL, ENTIDADES REPRESENTATIVAS E PARTICIPAÇÃO VOLUNTÁRIA2024-04-30T19:09:06+00:00Tarcisio Dorn de Oliveirarevista@gmail.comMarcos Batista da Rosarevista@gmail.comArgemiro Luis Brumrevista@gmail.comDaniel Claudy da Silveira revista@gmail.com<p>O desenvolvimento de teorias sociais que se aplicam a vida cotidiana dos cidadãos tem feito uma grande, embora tácita, revolução nas mais diversas comunidades ao redor do mundo. O objetivo desse estudo é verificar o nível de participação da sociedade civil (instituições e entidades) no planejamento, tomada de decisão e deliberações do Plano Diretor e Conselho de Trânsito do município de São Luiz Gonzaga. Metodologicamente, por meios de seus procedimentos, o estudo ancora-se em uma revisão bibliográfica, pesquisa documental e estudo de caso. Fica claro que, em ambos os conselhos municipais, são cada vez mais importantes fundamentais para a comunidade são-luizesense no que tange o planejamento e o ordenamento do município, no entanto, ambos têm diferentes níveis de participação dos conselheiros escolhidos pelas entidades e sua atuação é extremamente dependente do capital social que cada um dos cidadãos chamados para integrar os conselhos tenha trazido consigo. Por outro lado, os conselhos também apresentam diferenças marcantes quanto ao estágio de amadurecimento e integração entre apresentados.</p>2024-06-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Tarcisio Dorn de Oliveirahttps://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/1182“TEM MUITO ‘CORRE’ POR TRÁS DE UM ROSTO MAQUIADO E DO CABELO ESCOVADO”2024-05-09T18:25:42+00:00Daniel Hank Mirirevista@gmail.comMaira Sgarbossa revista@gmail.com<p>O empreendedorismo feminino segue em expansão independente dos desafios da sociedade e a conciliação com a vida pessoal dessas mulheres. A área da beleza agrega em sua maioria mulheres que buscam a oportunidade de uma vida financeira melhor ao proporcionar o embelezamento de suas clientes. Desta forma, o objetivo do estudo consiste em analisar as percepções sobre a trajetória e ações de trabalho de mulheres empreendedoras na área da beleza de Caxias do Sul-RS. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de caráter exploratório. A coleta de dados, realizada por meio de 5 entrevistas semiestruturadas, possibilitou levantar seis categorias analíticas, as quais foram analisadas seguindo as etapas sugeridas por Bardin (2011). Os resultados demonstraram que para enfrentar a concorrência e os desafios da profissão, as empreendedoras da área da beleza demandam de boas parcerias, atendimento personalizado e qualidade nos serviços, que associados à persistência, foco e capacidade de saber ouvir o cliente e atender suas demandas, contribuem para a prosperidade e consolidação do empreendimento. Conclui-se, que apesar dos dilemas e desafios que sondam o ato de empreender, o amor pela profissão e o desejo de realização são os principais motivadores para seguir empreendendo.</p>2024-06-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Maira Sgarbossa https://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/1547GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL E A EFICIÊNCIA DO HOME OFFICE2024-05-03T19:28:05+00:00Adeylson Felix Loureiroadeylson.felix@gmail.com<p class="Default" style="margin-bottom: .6pt; text-align: justify;"><span style="font-family: 'Times New Roman',serif; color: windowtext;">Este estudo visa explorar a correlação entre a gestão do clima organizacional e a eficiência do <em>home office</em>, um fenômeno significativamente ampliado em 2020 devido à pandemia de COVID-19. A ascensão do trabalho remoto levantou questionamentos sobre sua eficácia, especialmente no que diz respeito à produtividade e satisfação dos colaboradores. Adotando uma abordagem baseada em revisão sistemática da literatura, o objetivo principal é compreender como a gestão do clima organizacional influencia as dinâmicas organizacionais, coesão da equipe e experiência do colaborador no contexto do <em>home office</em>. Os resultados destacam que essa modalidade de trabalho apresenta oportunidades e desafios, tornando crucial a gestão do clima organizacional. A análise revela que estratégias específicas, como a promoção da comunicação, o estabelecimento de espaços de trabalho adequados e o suporte contínuo aos colaboradores, são essenciais para otimizar a eficiência do <em>home office</em>. Academicamente, este estudo contribui para o entendimento mais amplo das dinâmicas organizacionais contemporâneas, oferecendo <em>insights</em> valiosos para pesquisadores interessados na correlação entre gestão do clima e trabalho remoto. Do ponto de vista prático, fornece orientações essenciais para empresas e profissionais, destacando a importância da gestão do clima organizacional para promover ambientes de trabalho remoto eficientes e sustentáveis. Essas descobertas contribuem para práticas organizacionais mais adaptáveis e centradas no colaborador, facilitando a transição para modelos de trabalho flexíveis e inovadores.</span></p>2024-08-10T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Adeylson Felix Loureirohttps://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/1527TRANSPARÊNCIA NO ÂMBITO DO LEGISLATIVO: UM ESTUDO A PARTIR DOS PORTAIS DA CÂMARA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS2024-04-30T18:22:51+00:00Bianca Caroline Heck biancaceheck@gmail.comJúlia Rocha dos Santosjurs2001@gmail.comJúlia Naomi Onizukanaomijulianaomi@gmail.comElaine Cristina de Oliveira Menezeseoliveira.menezes@gmail.comFabiano Maury Rauppfabianoraupp@hotmail.com<p>O presente estudo buscou analisar os limites e as potencialidades da transparência no âmbito do poder legislativo, tendo como base os portais eletrônicos da Câmara Municipal de Florianópolis. Para tanto, o estudo baseou-se no conceito de accountability e transparência. O Portal da Transparência e o website da Câmara foram analisados a partir da ferramenta de avaliação da transparência ativa da Escala Brasil Transparente – Avaliação 360º (EBT - 360º) e do Índice de Transparência dos Portais Legislativos (ITPL), tendo uma abordagem predominantemente qualitativa. Na primeira ferramenta, de uma pontuação máxima de 50%, os portais obtiveram 45,15%. Na segunda, os portais obtiveram uma pontuação de 57,2%, de uma máximo de 100%, classificado pelo índice como uma transparência de nível C. Portanto, infere-se que o Poder Legislativo de Florianópolis ainda possui um longo caminho na construção da transparência por meio dos seus portais eletrônicos.</p>2024-08-10T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Bianca Caroline Heck , Júlia Rocha dos Santos, Júlia Naomi Onizuka, Elaine Cristina de Oliveira Menezes, Fabiano Maury Raupphttps://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/1788O MÉTODO HELFERT DE ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS APLICADO A UMA EMPRESA DA ATIVIDADE PESQUEIRA2024-07-08T00:36:01+00:00Isabel Teresinha Dutra Soaresisabel.teresinha@ufpel.edu.brNilo Valter Karnoppnilo.karnopp@gmail.com<p>No livro “Técnicas de Análise Financeira” de Erich A. Helfert (2000), é proposto um modelo de análise que vai além das demonstrações financeiras, pois sugere que o analista, informado pelas demonstrações financeiras, ofereça aos administradores, proprietários e credores de empresas, medidas de desempenho financeiro por área e por ponto de vista. O presente estudo permitiu agregar a experiência profissional de seus autores e agregar o pensamento de diversos outros autores brasileiros de finanças e contabilidade ao modelo de Helfert (2000). O objetivo geral deste artigo foi ajustar o modelo Helfert (2000) e, após o modelo ajustado, apresentar sua aplicação ao caso de uma empresa industrial do setor de pescado, proporcionando uma compreensão mais aprofundada dos temas que tratam de medidas de desempenho empresarial. Visando ampliar as discussões sobre o tema, para estudos futuros, sugere-se propor novos ajustes ou correções. O modelo ajustado contribui ao proporcionar aos profissionais de controladoria uma análise contábil e financeira mais aprofundada. Concluiu-se que, por meio de ajustes, o modelo Helfert (2000) pode ser aplicado a uma empresa industrial brasileira.</p>2024-08-10T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Isabel Teresinha Dutra Soares, Nilo Valter Karnopphttps://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/1847PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA DO RAMO DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA2024-08-20T17:27:15+00:00Emanuelle Ferreira Brummanuferreirabrum@gmail.comBerenice Beatriz Rossner Wbatubabwbatuba@san.uri.brAntônio Vanderlei dos Santosvandao@san.uri.brBruna Talita Ehrlichbrunaehrlich@hotmail.com<p>Tendo em vista que as pessoas passam a maior parte do dia nos seus postos de trabalho é fundamental a iniciativa das organizações em propiciar um ambiente agradável, colaborativo, seguro, respeitoso e motivador aos seus colaboradores, afim de garantir bons níveis de desempenho individual e organizacional. O clima organizacional, neste contexto, tem ganhado importância nas pesquisas teórico- empíricas por ser reconhecido como fator de influência no comportamento e desempenho dos colaboradores. Dessa forma, o estudo tem por objetivo identificar a percepção dos colaboradores de uma empresa prestadora de serviços do ramo de distribuição de energia elétrica a respeito do clima organizacional, em especial, sobre aspectos cruciais como comunicação interna, satisfação com o trabalho, relacionamento com líderes e reconhecimento profissional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e de estudo de caso específico. Os resultados indicaram que, de forma geral, o clima organizacional é percebido como positivo, com destaque para a satisfação com a flexibilidade de horários e a comunicação interna. No entanto, também foram identificadas áreas críticas, como a falta de clareza nos planos de carreira e a necessidade de melhorias em treinamentos e reconhecimento do colaborador. Em pesquisa futuras, sugere-se ampliar a amostra e incluir uma análise mais aprofundada por setor, além de explorar o impacto de intervenções específicas para melhorar os pontos críticos identificados.</p>2024-09-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Emanuelle Ferreira Brum, Berenice Beatriz Rossner Wbatuba, Antônio Vanderlei dos Santos, Bruna Talita Ehrlichhttps://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/1583UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O EMPREENDEDORISMO FEMININO NO PERÍODO DE 2013 A 2023 2024-05-03T19:19:44+00:00Cristiane Gomes Tatsh Rumpelcristiane.rumpel@ufn.edu.brPatrinês Aparecida França Zonattopatrineszonatto@gmail.comPaulo Fernando Marschnerpaulofernandomarschner@hotmail.comScheila Daiana Severo Hollvegscheilahollveg@hotmail.com<p>O presente estudo tem o objetivo geral de verificar o avanço das pesquisas sobre o tema empreendedorismo feminino no período de 2013 a 2023. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica fundamentada em pressupostos teóricos, descritiva e qualitativa dos dados. Quanto a coleta de dados, foram utilizadas fontes secundárias, como o Google Acadêmico, com o intuito de selecionar 11 artigos sobre o tema Empreendedorismo Feminino, publicados entre estes 10 anos. Os principais resultados mostraram que as pesquisas sobre o tema empreendedorismo tem crescido de forma significativa, que a presença ativa das mulheres no empreendedorismo não apenas contribui para a diversidade e competitividade das empresas, mas também desempenha um papel crucial na criação de empregos, no crescimento econômico e no desenvolvimento pessoal e coletivo das empreendedoras no Brasil. Esses resultados ressaltam a necessidade de políticas e práticas que promovam a igualdade de gênero e incentivem o empreendedorismo feminino com um impulsionador essencial para o avanço econômico e social do país.</p>2024-12-10T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Cristiane Gomes Tatsh Rumpel, Patrinês Aparecida França Zonatto, Paulo Fernando Marschner, Scheila Daiana Severo Hollveg