https://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/issue/feed Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações 2025-08-24T13:17:50+00:00 Rosane Maria Seibert rseibert@san.uri.br Open Journal Systems <p>A Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações, editada pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, Campus de Santo Ângelo/RS – é um periódico técnico-científico semestral da área de Administração, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Organizações (PPGGEO).</p> https://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/1918 PADRÕES DE COMPORTAMENTO E ESCOLHAS DE CONSUMO DO PÚBLICO LGBTQIAPN+ EM BARES E PUBS DA CIDADE DE MANAUS 2025-04-11T18:11:39+00:00 Rafaela Nayara Pinheiro da Silva rafaelinhapinheiro7@gmail.com Ana Flavia de Moraes anaflavia@ufam.edu.br Armando Araújo de Souza Júnior armandoaraujo@ufam.edu.br Sérgio Augusto Tôrres Mendes sergio.mendes@ufam.edu.br Maria da Glória Vitório Guimarães gloriavitorio@gmail.com <p>A sociedade contemporânea, caracterizada por sua diversidade cultural e por múltiplas formas de expressão, testemunha o papel de destaque da Comunidade LGBTQIAPN+, reconhecida pelo seu significativo poder de compra, conhecido como "<em>Pink Money</em>", e que exerce um impacto positivo na economia brasileira (SEBRAE, 2019). Este segmento, que tem sido alvo de ofertas especialmente em bares e pubs (Neves; Brambatti, 2019), é o foco deste estudo. O presente trabalho busca analisar os fatores que influenciam os padrões de comportamento e as escolhas de consumo do público LGBTQIAPN+ em bares e pubs na cidade de Manaus. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa quantitativa de natureza aplicada e descritiva. Os procedimentos técnicos utilizados incluíram pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e levantamento (<em>survey</em>). A coleta de dados foi conduzida por meio do <em>Google Forms</em>, abrangendo uma amostra de 327 respondentes LGBTQIAPN+ da cidade que frequentam esses locais. Os resultados indicam cinco fatores predominantes nas escolhas de consumo: grupos de referência, música, conforto, preço e ambiente físico. Esses elementos não apenas moldam as preferências de consumo, mas também influenciam diretamente as interações sociais e o comportamento dos consumidores dentro desses estabelecimentos, ressaltando a importância de uma compreensão aprofundada do perfil desse público.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> 2025-08-24T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Rafaela Nayara Pinheiro da Silva, Ana Flavia de Moraes, Armando Araújo de Souza Júnior, Sérgio Augusto Tôrres Mendes, Maria da Glória Vitório Guimarães https://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/2210 FATORES DETERMINANTES PARA O CRESCIMENTO EQUILIBRADO: APLICAÇÃO EM UMA INDÚSTRIA DE BEBIDAS 2025-06-18T16:51:51+00:00 Isabel Teresinha Dutra Soares isabel.teresinha@ufpel.edu.br Nilo Valter Karnopp nilo.karnopp@gmail.com <p>Em um ambiente de negócios dinâmico e competitivo, a expansão desordenada ou a estagnação podem ser igualmente prejudiciais para uma empresa, cujo sucesso a longo prazo reside na capacidade de crescer de forma equilibrada. Este artigo explora, por meio de um método de avaliação, a verificação da forma pela qual a empresa BFSA pode sustentar seu crescimento. Como objetivo secundário o estudo se propôs também a explorar os fatores determinantes da taxa de crescimento sustentável, pavimentando o caminho para o planejamento financeiro da empresa. O método científico empregado na presente pesquisa tem ênfase teórico-prática e, em sua parte prática, aplica fórmulas de cálculo, em três planilhas Excel: (1) Demonstrações contábeis, ou seja, o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo dos Resultados do Exercício; (2) Quadro de indicadores financeiros dos anos 2022 a 2024 e a previsão financeira 2025 e (3) Memória de Cálculo da Taxa de Crescimento Sustentável na forma de três cenários. Não coube aos autores deste estudo expor um diagnóstico da viabilidade econômico financeira da empresa, mas sim propor um método de avaliação, que foi chamado de “Método RWJL”, que se mostrou plausível em sua prática.</p> 2025-08-24T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Isabel Teresinha Dutra Soares, Nilo Valter Karnopp