https://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/issue/feed Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações 2025-04-19T00:00:00+00:00 Rosane Maria Seibert rseibert@san.uri.br Open Journal Systems <p>A Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações, editada pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, Campus de Santo Ângelo/RS – é um periódico técnico-científico semestral da área de Administração, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Organizações (PPGGEO).</p> https://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/1163 ORIGEM DO CAIXA DAS GERADORAS DE ENERGIA ELÉTRICA LISTADAS NA B3 ENTRE 2016 E 2020 2023-01-04T19:53:47+00:00 Karina dos Santos karinacpm92@hotmail.com Rodolfo Nunes rodolfonunes@usp.br <p>O artigo tem como objetivo compreender a geração de caixa, devido as informações relevantes sobre recebimentos e pagamentos das empresas, ao qual foi efetuado a análise dos três grupos que compõem o caixa de uma organização: operacional, investimento e financiamento, já que essas atividades contribuem na captação e aplicação de recursos nas empresas. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, bibliográfica e quantitativa, para a amostra foram selecionadas 20 empresas categorizadas como de geração, produção e operação de energia elétrica. Foi realizado um estudo de análise da proporção da participação média das origens e variação do caixa do período, tanto das captações, quanto das aplicações, por meio das Demonstrações de Fluxo de Caixa (DFC) publicadas entre 2016 e 2020. As evidências mostram que na captação de recurso 68% da geração de caixa é proveniente da atividade operacional, 24% financiamento e 8% investimento, já na aplicação de recursos 46% das atividades de operacionais, as atividades de investimentos e financiamentos tiveram participação na aplicação de recursos de 36% e 17% respectivamente. Porém quando analisado separadamente, nem todas as empresas tiveram a atividade operacional como predominante geradora e consumidora de caixa nos períodos analisados, sobressaindo em alguns períodos e em determinadas empresas outras atividades.</p> 2025-04-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Karina dos Santos, Rodolfo Nunes https://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/1497 NOVAS IDEIAS POR MEIO DA JORNADA DO CLIENTE 2024-07-19T19:47:11+00:00 Gabriela Nogueira Zottele gabinzottele@gmail.com Ed de Almeida Carlos edalmei@gmail.com Cesar Akira Yokomizo cesar.yokomizo@hotmail.com <p>O estudo tem por objetivo avaliar como a criação da área de <em>Customer Experience</em> (CX) ajudou a evoluir o relacionamento com o cliente numa <em>startup</em> de envio de mercadorias internacionais, que tem como um de seus principais desafios a oferta de um bom pós-venda a seus clientes, sendo que, com a pandemia, vislumbrou um elevado aumento de oportunidades comerciais, mas também se deparou com barreiras operacionais para a efetiva captura de tais oportunidades. A pesquisa qualitativa, conduzida sob a forma de estudo de caso, teve como principal resultado a indicação pelos clientes de que a empresa possui diferencial competitivo em preço, podendo ser um aspecto mais explorado para dar uma maior visibilidade à empresa em seu mercado, mantendo o constante cuidado em trazer mais experiências positivas aos clientes. Como contribuições: (1) teóricas: uso aplicado dos conceitos de <em>Customer Experience</em> (CX) e de <em>Customer Success</em> (CS) em <em>startups </em>e (2) para a gestão: a criação da área de CX viabiliza o acompanhamento de clientes e uma melhor experiência no processo, possibilitando potencial aumento do valor do ticket médio, estímulo à recorrência e intensificação de utilização dos serviços e maior reconhecimento da marca da empresa.</p> 2025-04-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Gabriela Nogueira Zottele, Ed de Almeida Carlos, Cesar Akira Yokomizo https://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/1734 FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA COM BASE EM CUSTOS 2024-07-19T19:28:30+00:00 Marcelo Juarez Vizzotto marcelovizzotto.mv@gmail.com Jéssica Luana Previdi jessica.001702@fisul.com Lauri Paulus lauri_paulus@yahoo.com.br <p>O propósito deste trabalho foi calcular o preço de venda através do <em>mark-up</em>, para uma empresa localizada na região da Serra Gaúcha. Sua elaboração consistiu em uma pesquisa de natureza básica, que buscou alcançar os objetivos propostos por meio de uma abordagem exploratória e descritiva, utilizando procedimentos técnicos de um estudo de caso. A problemática foi abordada utilizando uma metodologia de pesquisa quantitativa. No estudo conduzido, foram adotadas as premissas do método de custeio por absorção. Inicialmente, os gastos relacionados à prestação do serviço durante o período de junho a agosto foram classificados em custos e despesas, diferenciando entre fixos e variáveis. Posteriormente, o preço foi formado a partir do índice <em>mark-up</em> e a partir do resultado obtido, foi comparado com o preço praticado atualmente. O <em>mark-up</em> médio encontrado foi de 0,68. A análise indicou que a empresa estava estabelecendo preços abaixo dos valores recomendados pelo método de <em>mark-up</em> para três serviços. Dos quatro serviços prestados, três serviços deveriam ter seus preços de venda aumentados, enquanto apenas um teve uma recomendação de redução no preço praticado. Os serviços A, B e D deveriam ter seus preços aumentados em 28,23%, 28,28% e 4,68% respectivamente, mas esses percentuais representavam um impacto relativamente baixo nos preços praticados. No entanto, para o serviço C, o preço de venda sugerido pelo <em>mark-up</em> deveria ser reduzido em 40,63%. A aplicação dos cálculos apresentados no estudo permitiu a obtenção de informações gerenciais de grande relevância, anteriormente não identificadas pela empresa.</p> 2025-04-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Marcelo Juarez Vizzotto, Jéssica Luana Previdi, Lauri Paulus https://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/1761 APLICAÇÃO DA FERRAMENTA DE MENSURAÇÃO DE CUSTOS LOGÍSTICOS INSERIDOS EM UMA EMPRESA DO SETOR INDUSTRIAL LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL 2024-10-10T17:23:16+00:00 Henrique Figueira Costa henrique_fcosta10@hotmail.com Lucas Veiga Avila lucas.avila@ufsm.br Marceli Adriane Schvartz schvartz.marceli@gmail.com <p class="Standard" style="text-align: justify;"><span style="font-family: 'Times New Roman',serif;">Através do desenvolvimento de uma ferramenta de coleta de informações sobre custos logísticos, o presente artigo tem como objetivo realizar um estudo de caso em uma empresa do setor industrial, localizada no munícipio de Cachoeira do Sul. O foco do trabalho consiste em mensurar os custos logísticos inseridos sobre as atividades logísticas operacionais, produtivas, comerciais e de transporte, pois através da mensuração dos dados coletados, foi possível compreender de forma prática o comportamento dos custos sobre os processos da empresa. Logo conseguir visualizar com maior facilidade a forma como os custos inferem sobre o faturamento bruto anula da organização, se caracteriza como uma importante estratégia gerencial, possibilitando-se assim uma maior elevação dos ganhos produtivos e cortes de gastos, devido ao domínio sobre as atividades diárias executadas e o controle sobre as operações. </span></p> 2025-04-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Henrique Figueira Costa , Lucas Veiga Avila, Marceli Adriane Schvartz https://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/1922 IDENTIFICAÇÃO DA MATURIDADE NA GESTÃO DOS ATIVOS EM REDES COLABORATIVAS 2025-01-27T17:53:06+00:00 Fernando Zatt Schardosin ferzatt@gmail.com Gilceu Ferreira gilceuf@gmail.com Carlos Roberto de Rolt crderolt@gmail.com Fabiano Maury Raupp fabianoraupp@hotmail.com Ruan Carlos dos Santos ruan_snatos1984@hotmail.com <p>O objetivo do artigo é propor um modelo de análise para identificar o grau de maturidade das organizações para participarem em redes colaborativas com foco na gestão de ativos. A pesquisa é qualitativa, exploratória e foi desenvolvida por meio de um estudo teórico. A identificação da maturidade organizacional pode ser realizada a partir dos recursos da organização que podem ser compartilhados com outras em torno de objetivos comuns (redes colaborativas). Neste estudo, os recursos são representados por ativos da organização. O modelo proposto apresenta três estágios (básico, intermediário, avançado) e 12 categorias que permitem mensurar o grau de maturidade das organizações, possibilitando compreender melhor a sua maturidade na gestão de ativos para participarem de arranjos e ecossistemas de negócios que envolvem redes colaborativas.</p> 2025-04-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Fernando Zatt Schardosin, Gilceu Ferreira, Carlos Roberto de Rolt, Fabiano Maury Raupp, Ruan Carlos dos Santos https://san.uri.br/revistas/index.php/gesto/article/view/1261 ENVIRONMENTAL EDUCATION, SUSTAINABILITY AND GREEN CONSUMPTION IN SMALL BUSINESS IN THE WESTERN AMAZON 2023-05-18T21:44:41+00:00 Waleska Yone Yamakawa Zavatti Campos waleskazavatti@alumni.usp.br Flávio de São Pedro Filho flavi1954@gmail.com Martius Vicente Rodriguez y Rodrigues martiusrodriguez@id.uff.br Luciana Aparecida Barbieri da Rosa lucianaaparecidabarbieri@yahoo.com.br Maria Carolina Martins-Rodrigues macarol.rodrigues@gmail.com Marcos Cohen mcohen@iag.puc-rio.br <p>This research aims to prepare a study on environmental education in the face of formal and informal actions to promote sustainability, consumption, and green behavior in small businesses in the Western Amazon. To achieve the proposed objective, the following were listed as specific objectives: (I) to analyze, through descriptive statistics, the perception of managers and employees about environmental education, sustainability and green consumption at the individual and organizational levels; (II) to investigate the correlation and association between the perception of sustainability, environmental education and green consumption. The study is justified by the environmental impacts generated by the performance of the food company and considers the possibility of contributing to the promotion of environmental education in smaller organizations, inducing good practices for the necessary environmental changes. The methodology employed descriptive statistics, Pearson's correlation analysis and multiple linear regression. The results show that environmental education, environmental sustainability, and green consumption are correlated constructs. It was also found that environmental education and environmental sustainability are positively related to green consumption. This discovery brings important information to individuals, governments, and organizations in promoting green consumption<strong>.</strong></p> 2025-04-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Waleska Yone Yamakawa Zavatti Campos, Flávio de São Pedro Filho , Martius Vicente Rodriguez y Rodrigues , Luciana Aparecida Barbieri da Rosa, Maria Carolina Martins-Rodrigues, Marcos Cohen