Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações tem como missão contribuir para o aprimoramento e a disseminação dos conhecimentos em Gestão Estratégica de Organizações por meio da publicação de trabalhos técnico-científicos com abordagens preferencialmente aplicadas sobre as organizações, os processos a elas vinculados e suas interfaces com a gestão social. Na senda desse enfoque, o escopo temático contempla duas linhas editoriais.

Uma compreende estudos e pesquisas sobre estratégias corporativas e as diferentes dimensões do contexto organizacional, que favorecem a sistematização do seu processo de evolução, em práticas adotadas na gestão de pessoas, comportamento organizacional, produção e operações, marketing, finanças, auditoria e contabilidade, dentre outras, de todos os tipos de organizações.

A outra linha editorial inclui estudos e pesquisas sobre gestão da inovação, do conhecimento, da informação e de novas tecnologias e paradigmas organizacionais e sociais – de interesse para atuação em desenvolvimento local e regional, responsabilidade social, iniciativas empreendedoras, terceiro setor, parcerias e gestão socioambiental e seus impactos sobre o meio físico e desdobramentos sociais.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos recepcionados na plataforma da Revista GESTO são inicialmente avaliados (desk review) pelos editores quanto à adequação ao foco e escopo editorial da revista, ao seu potencial de contribuição para a gestão estratégica de organizações e à sua caracterização técnico-científica.

Os artigos aprovados no desk review são enviados para a avaliação de, pelo menos, dois pareceristas integrantes do Comitê Técnico-Científico de Avaliadores, pelo sistema double blind review, ou seja, os autores não sabem quem são os avaliadores e estes também desconhecem quem são os autores. Caso se verifique demasiada desigualdade entre as opiniões, é solicitada uma terceira avaliação para outro revisor, também em blind review.

Se, pelo menos dois examinadores aprovam para publicação, com exigências de revisão e melhorias, o trabalho retorna aos autores para as devidas providências. Efetuadas as alterações, o trabalho é encaminhado aos revisores e/ou editores, a critério destes últimos, para verificação do cumprimento das solicitações.

O Conselho Editorial reserva-se ao direito de encaminhar convites a especialistas com evidente competência acadêmica nas áreas da Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo para possíveis publicações de suas produções intelectuais na revista GESTO. Neste caso, os textos passam pelos procedimentos de ordem formal, normas da ABNT ou estilo Chicago, ortográfica, gramatical, e de língua estrangeira, realizadas por revisores especializados. Nestes casos, o trabalho é publicado com a explicitação de “artigo convidado”.

Os textos não aceitos para publicação na revista GESTO, arquivados pelo sistema OJS, estão liberados para submissão em outros periódicos.

Critérios de avaliação

A publicação de trabalhos está condicionada à aprovação por, no mínimo, dois avaliadores e, em sendo o caso, ao cumprimento de suas recomendações. São considerados a originalidade do tema, a consistência e o rigor da abordagem, sua contribuição para a área de comunicação e a linha temática da revista. Os nomes dos avaliadores permanecerão em sigilo, omitindo-se também os nomes dos autores perante os mesmos, conforme recomenda o método double blind review.

Para a aprovação dos artigos, os avaliadores devem considerar: a qualidade do texto (gramática; estilo, formato e fluidez da linguagem; vocabulário; clareza das ideias; deduções adequadas às premissas; apropriada utilização de citações); relevância do conteúdo; aplicação adequada das normas de citação e elaboração das referências (obedecendo a um dos estilos aceitos pela revista: ABNT, APA, Chicago ou Harvard); compatibilização entre título, temática, hipóteses, objetivos, fundamentação teórica, metodologia, resultados e conclusões; pertinente escolha dos procedimentos metodológicos e sua correta aplicação; proeminência dos achados, apresentados com clareza no texto e nas considerações finais; e avanço científico para a área temática.

Tempo estimado de avaliação e publicação

Entre a submissão e a publicação no sistema ahead of print, em média, leva-se 70 dias. A publicação final ocorre em até seis meses (180 dias) dado que a revista é semestral.

Periodicidade

A revista, em formato on-line, é semestral (janeiro/junho; julho/dezembro) e aceita textos em português, inglês e espanhol, submetidos em fluxo contínuo por intermédio do Sistema de Revistas Eletrônicas da URI, de conformidade com as diretrizes disponíveis no endereço: http://srvapp2s.urisan.tche.br/seer/index.php/gesto

Periodicidade

De

Até

Publicação

Semestral

v. 7, n. 2

Atual

1º dia do primeiro mês do semestre

Semestral

v. 1, n. 1

v. 7, n. 1

30º dia do último mês do semestre

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.