Startup com projetos voltados à eficiência energética é lançada no TecnoURI
Conectar investidores a oportunidades no mercado de eficiência energética é um dos braços que movem a GTX Aceleradora, startup lançada no Parque Científico e Tecnológico das Missões – TecnoURI Missões.
A startup nasce com o propósito de acelerar negócios, desenvolver projetos de eficiência energética inteligente em municípios e órgãos públicos, além de conectar investidores a soluções envolvendo diversos tipos de tecnologia que possam ser aplicadas a diversos segmentos.
O negócio surgiu a partir da vivência e expertise de seus fundadores, Tiago Ribeiro da Veiga e Grasiano Tolfo.
Tiago, 34 anos, é empresário no ramo de energia, com experiência de mais de 12 anos executando as maiores usinas de geração a diesel no Brasil e com mais de 60 megawatt de potência instalada e gerida por ele, sendo uma das referências no segmento de energia no cenário nacional. É um dos grandes braços comerciais de grupos como Stemac S/A e WEG S/A. Um de seus mais recentes projetos é a Usina Fotovoltaica da Unimed Missões, em parceria com a URI, Sicred e Unicred, inserida no projeto “Design do Futuro”, formada por 3.881 módulos que vão rentabilizar, em 25 anos, mais de R$16 milhões em economia de energia.
Grasiano Tolfo, 36 anos, é administrador de empresas, especialista em Operações Logísticas, MBA em Gestão de Negócios pela FIA Business School, em São Paulo, eleita uma das 25 melhores escolas de negócios do mundo. Nos últimos 15 anos, atuou como gestor de multinacionais como Coca-Cola e América Latina Logística, foi consultor e gestor de projetos do Sebrae-RS e desde 2016 atua como empresário no ramo varejista e alimentício, com lojas próprias e expansão através de franquias.
A GTX Aceleradora está instalada no Parque Científico e Tecnológico das Missões, na URI Santo Ângelo. O Parque foi implantado a partir de um convênio entre a Universidade e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do RS, e tem sido um espaço destinado à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação para empresas.
Para o Gestor Científico do TecnoURI, Antônio Vanderlei dos Santos “a GTX vai fortalecer mais nossas vertentes de pesquisa”, e para o Gestor Administrativo, Rômulo Madrid de Mello “essa Startup, através de seu modelo inovador, vai gerar novos negócios e auxiliar o Parque na prospecção de novas empresas e parcerias”.