POLÍTICAS PÚBLICAS E ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Paulo Evaldo Fensterseifer Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4914-5281
  • Maria Regina Johann Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-2788-5967
  • Jenerton Arlan Schütz Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v22i2.288

Palavras-chave:

Escola republicana. Políticas educacionais. Mundo comum.

Resumo

O artigo tematiza a relação entre as políticas públicas e a instituição escolar no mundo contemporâneo. A partir do método bibliográfico encara-se a problemática de como nós, humanos, lidamos com a constituição plural do mundo humano comum. Se não nos anima ter um rei-filósofo, um tecnocrata, ou qualquer ente possuidor de uma epistéme ou uma techné que é capaz de resolver todos os problemas humanos (supostamente de vez), então é imprescindível acordar para a necessidade de se confiar que as soluções para os problemas do mundo humano possam partir dos próprios humanos e/ou envolvidos, resultantes do diálogo, da ação intersubjetiva, da pluralidade alcançada na esfera das decisões. Nessa direção, considera-se que a escola contemporânea não deveria aceitar a condição de mera demandante de recursos para cumprir objetivos que não ajudou a construir e postos como “dados naturais” de quem está “antenado” com seu tempo. Os fins da educação, e os meios para atingi-los, são políticos, e, enquanto tais, é nesta esfera que devem ser enfrentados, levando em conta a pluralidade constitutiva de uma sociedade democrática e republicana.

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Biografia do Autor

Paulo Evaldo Fensterseifer, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil

Doutor em Educação (Unicamp). Professor do Departamento de Humanidades e Educação da
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Ijuí/ Rio Grande do Sul,
Brasil

Maria Regina Johann, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil

Doutora em Educação nas Ciências (Unijuí). Professor do Departamento de Humanidades e Educação da
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Ijuí/ Rio Grande do Sul,
Brasil.

Publicado

2020-12-22

Como Citar

Fensterseifer, P. E., Johann, M. R., & Schütz, J. A. (2020). POLÍTICAS PÚBLICAS E ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE . Revista Missioneira, 22(2), 4-11. https://doi.org/10.31512/missioneira.v22i2.288

Edição

Seção

Artigos Científicos