POLÍTICAS PÚBLICAS E ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.31512/missioneira.v22i2.288Palavras-chave:
Escola republicana. Políticas educacionais. Mundo comum.Resumo
O artigo tematiza a relação entre as políticas públicas e a instituição escolar no mundo contemporâneo. A partir do método bibliográfico encara-se a problemática de como nós, humanos, lidamos com a constituição plural do mundo humano comum. Se não nos anima ter um rei-filósofo, um tecnocrata, ou qualquer ente possuidor de uma epistéme ou uma techné que é capaz de resolver todos os problemas humanos (supostamente de vez), então é imprescindível acordar para a necessidade de se confiar que as soluções para os problemas do mundo humano possam partir dos próprios humanos e/ou envolvidos, resultantes do diálogo, da ação intersubjetiva, da pluralidade alcançada na esfera das decisões. Nessa direção, considera-se que a escola contemporânea não deveria aceitar a condição de mera demandante de recursos para cumprir objetivos que não ajudou a construir e postos como “dados naturais” de quem está “antenado” com seu tempo. Os fins da educação, e os meios para atingi-los, são políticos, e, enquanto tais, é nesta esfera que devem ser enfrentados, levando em conta a pluralidade constitutiva de uma sociedade democrática e republicana.
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