https://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/issue/feed Revista Missioneira 2024-03-20T12:48:19+00:00 Fábio César Junges fabiocesarjunges@san.uri.br Open Journal Systems <p>A Revista Missioneira é um periódico semestral da área das Ciências Sociais e Humanas, <strong>classificada como B2 pelo Qualis Periódicos da CAPES</strong>. Tem como missão oportunizar a socialização de resultados de pesquisas nas Ciências Sociais e Humanas, privilegiando abordagens interdisciplinares. As contribuições científicas destinadas à Revista devem ser inéditas, advindas destas áreas do conhecimento. Busca publicar produções em forma de artigos científicos, ensaios, traduções e entrevistas.</p> https://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/article/view/1578 DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO USO DE JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I (1° AO 5° ANO) 2024-02-21T11:11:30+00:00 Jenerton Arlan Schütz jenerton.schutz@ifgoiano.edu.br Edinaldo Enoque da Silva Junior eenoquejr@gmail.com <p>O presente artigo objetiva examinar os desafios e perspectivas na utilização de jogos matemáticos no Ensino Fundamental I (1° ao 5° ano). A metodologia utilizada incluiu revisão de literatura para contextualizar o uso de jogos matemáticos e uma análise crítica dos desafios que os educadores enfrentam na implementação desta prática. Além disso, foi considerada uma perspectiva positiva, identificando potenciais benefícios como maior envolvimento dos alunos, desenvolvimento de habilidades sociais e aplicação prática de conceitos matemáticos. Os resultados mostram que a implementação de jogos matemáticos apresenta desafios significativos, incluindo a adaptação ao currículo, a gestão eficaz do tempo e a adaptação aos diferentes estilos de aprendizagem dos alunos. No entanto, o <em>feedback</em> positivo sugere que esta abordagem pode ser uma ferramenta valiosa para mudar a percepção dos alunos sobre a matemática e promover uma aprendizagem mais interessante e significativa. A conclusão destaca a necessidade de uma abordagem estratégica e adaptativa para superar os desafios identificados. A implementação bem-sucedida de jogos matemáticos requer não apenas a compreensão e o apoio dos educadores, mas também uma mudança cultural nas instituições educacionais para adotarem práticas inovadoras.</p> 2024-02-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Jenerton Arlan Schütz, Edinaldo Enoque da Silva Junior https://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/article/view/1599 ENTRE ORAÇÃO E AÇÃO: O LEGADO DA LEGIÃO DE MARIA EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE 2024-03-15T22:51:50+00:00 Antonio Renaldo Gomes Pereira renaldogomes@live.com <p>A Legião de Maria é uma associação de fiéis da Igreja Católica, conhecida por seu compromisso com a evangelização e a promoção da devoção mariana. O artigo foi desenvolvido a partir dos Relatórios produzidos pelos alunos da Escola de Ensino Fundamental Maria do Socorro Gouveia no âmbito da disciplina de Ensino Religioso. Os relatórios produzidos pelos alunos tratam de documentar as histórias e funções sociais dos locais sagrados da sede municipal. Este artigo tem como objetivo analisar a presença e o impacto da Legião de Maria no município de São Gonçalo do Amarante, Ceará, explorando sua história, hierarquia, atividades, organização e influência no município. Metodologicamente, na etapa realizada pelos alunos, foi realizada uma abordagem nos moldes etnográficos da Antropologia, visitas aos locais e entrevistas semiestruturadas com pessoas que participam ou utilizam os serviços oferecidos; em seguida, realizamos uma análise dos relatórios produzidos e confirmação dos dados coletado; por fim, uma análise documental. Concluímos que entre os desafios encontrados pela associação, para continuar existindo no município residem, na possibilidade de moderação da carga de obrigações para os participantes.</p> 2024-03-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Antonio Renaldo Gomes Pereira https://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/article/view/1585 DIVERSIDADE: O SER HUMANO SE CONSTRÓI NAS DIFERENÇAS 2024-03-04T12:47:47+00:00 Tereza Borges de Jesus Rodrigues terezaborgeslinda74@gmail.com Saymon Ferraz Cardoso saymon.ferraz@email.com Marilene de Macedo e Silva marilene_macedo10@hotmail.com José Leonardo Santana de Souza professorjoseleonardo@gmail.com Fernanda Damasceno Silva fernanda.apaego@gmail.com <p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; text-align: justify;"><span style="font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">O projeto, Diversidade: o ser humano se constrói nas diferenças, implantado em 2023 no Centro de Ensino Especial São Vicente de Paulo e Igor Xavier Centro Educacional situadas no município de Trindade Goiás, apresenta como objetivo: Refletir a construção da identidade dentro da diversidade com estudantes da&nbsp; Educação Especial Jovens e Adultos e&nbsp; oitavo ano do Ensino Fundamental. A proposta surgiu a partir do diálogo entre a professora Tereza e o diretor José Leonardo no qual o mesmo abordava o desejo de inserir no currículo do 8° ano,&nbsp; a temática diversidade para que o ensino e aprendizagem, ultrapassassem o campo do conhecimento científico, contemplando valores relevantes na formação da cidadania em busca de uma sociedade mais justa, humana e igualitária. Na mesma ocasião, foi solicitado pelo aluno Gilmar, da escola São Vicente de Paulo, o desejo de ministrar palestras nas escolas, desmistificando preconceitos e discriminação referente às pessoas com deficiências.&nbsp;</span></p> 2024-03-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Tereza Borges de Jesus Rodrigues, Saymon Ferraz Cardoso, Marilene de Macedo e Silva, José Leonardo Santana de Souza, Fernanda Damasceno Silva https://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/article/view/1610 MELHORIA NA CONCEPÇÃO DO PROJETO INTEGRADOR EM CADA MÓDULO AO LONGO DOS SEMESTRES E SUA FINALIZAÇÃO DO PROCESSO DE CONHECIMENTO DURANTE OS PERÍODOS CURRICULARES I, II E III 2024-03-20T12:48:19+00:00 Nedilson José Gomes de Melo eng.nedmelo@gmail.com Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra avaete.guerra@gmail.com <p>O presente estudo concentra-se na análise e aperfeiçoamento do Projeto Integrador, uma ferramenta pedagógica essencial que busca integrar áreas de conhecimento, desenvolver habilidades interpessoais e preparar os alunos para a aplicação prática do que aprenderam. Diante do exposto, o estudo tem como objetivo geral, identificar oportunidades de evolução na elaboração e implementação do Projeto Integrador, melhorar a qualidade do processo de aprendizagem ao longo dos períodos curriculares I, II e III. A metodologia adotada para conduzir o estudo, foi a abordagem qualitativa que se baseia na coleta e análise de dados detalhados para compreender a dinâmica do procedimento da composição do Projeto Integrador e suas implicações no contexto acadêmico. Por fim, a colaboração e o apoio entre todos os envolvidos no método educacional são essenciais para o aprimoramento da disciplina. A gestão escolar desempenha um papel fundamental na promoção de uma cultura de melhoria contínua, fornecendo apoio à formação e ao desenvolvimento profissional dos docentes, bem como implementando sistemas de exercícios de avaliação e feedback.</p> 2024-03-20T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Nedilson José Gomes de Melo, Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra