https://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/issue/feedRevista Missioneira2025-03-29T18:13:53+00:00Fábio César Jungesfabiocesarjunges@san.uri.brOpen Journal Systems<p> </p> <p><strong>Obs.: Submissões suspensas por tempo indeterminado em função do grande fluxo de submissões.</strong><br /><br />A Revista Missioneira é um periódico semestral da área das Ciências Sociais e Humanas, <strong>classificada como B2 pelo Qualis Periódicos da CAPES</strong>. Tem como missão oportunizar a socialização de resultados de pesquisas nas Ciências Sociais e Humanas, privilegiando abordagens interdisciplinares. As contribuições científicas destinadas à Revista devem ser inéditas, advindas destas áreas do conhecimento. Busca publicar produções em forma de artigos científicos, ensaios, traduções e entrevistas.</p>https://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/article/view/2016UM ESTUDO COMPARATIVO DE CURRÍCULOS DE CURSOS DE BACHARELADO EM LETRAS LIBRAS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS E A COMPETÊNCIA TRADUTÓRIA SEGUNDO O PACTE2025-01-31T00:57:40+00:00William Jônatas Vidal Coutinhoavaete.guerra@gmail.comFelipe Venâncio Barbosaavaete.guerra@gmail.comAvaetê de Lunetta e Rodrigues Guerraavaete.guerra@gmail.comEmanuella Silveira Vanconcelosavaete.guerra@gmail.comMarcelo Máximo Purificaçãoavaete.guerra@gmail.com<p>O presente trabalho tem por objetivo principal verificar se há referência nos projetos de cursos (PPCs ou PPPs) de bacharelado em Letras Libras no Brasil à competência tradutória em consonância com os postulados do modelo do PACTE. Além disso, visa apresentar uma síntese de textos científicos publicados em revistas que abarcam pontos relevantes à consideração do desenvolvimento da competência tradutória em Libras. A relevância do estudo está em apontar dados numéricos que oferecem um panorama da oferta de cursos de bacharelado de Letras Libras no Brasil e evidências do (não)trabalhar a aquisição da competência tradutória no processo formativo, com atenção especial para textos específicos dessa competência no par Libras/Língua Portuguesa. Para tanto, o estudo de natureza básica, teórico e quantitativo buscou por textos que surgissem ao realizar buscas sob os descritores “competência tradutória” e “Língua Brasileira de Sinais” tanto em português como em inglês em quinze revistas científicas listadas na avaliação da CAPES quadriênio 2017 - 2020. Nos artigos sobre competência, buscou-se referência à Libras e nos artigos sobre a Libras buscou-se referência à competência tradutória. O texto utiliza tabelas, esquema e um link de um mapa conceitual para a amostragem dos dados e confronta as informações conceituais dos PPCs com Hurtado Albir (2005). Como resultado foi possível identificar ligações entre propostas de disciplinas nos cursos de Letras Libras com as subcompetências tradutórias citadas por Hurtado Albir (2005) , assim como possíveis problemas ao processo formativo de ordem sequencial das disciplinas ofertadas nos cursos. Foi possível concluir que é necessário pensar não apenas que disciplinas farão parte do currículo, mas que ligação elas possuem com a competência tradutória e se o espaço em que elas são alocadas no currículo é apropriado.</p>2025-01-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 William Jônatas Vidal Coutinho, Felipe Venâncio Barbosa, Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra, Emanuella Silveira Vanconcelos, Marcelo Máximo Purificaçãohttps://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/article/view/2017TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: INSTRUMENTOS PARA A PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO NO AMBIENTE EDUCACIONAL2025-02-01T18:34:11+00:00Johnnata Luiz Silva Linojohnnataluiz@gmail.comMárcio Kusunokikusunoki@gmail.comMônica Moghrabi Marinho Noratomoniquinhamarinho@hotmail.comEduardo de Castro Camposeduardoccam@gmail.comTiago do Amor Divino Araujotiagodoamordivinoaraujo@gmail.comMárcia Regina Vieira Antunesmarcia.antunes@etec.sp.gov.br<p>A tecnologia tem impactado de forma concisa na sociedade, incluso na área educacional, proporcionando vantagens e desvantagens para professores e alunos. Desde modo, o objetivo deste trabalho é dissertar, através de uma revisão bibliográfica, sobre os impactos da utilização da tecnologia no ambiente escolar, destacando metodologias ativas deste aspecto, como também os benefícios e dificuldades enfrentadas por professores e estudantes, visando assim contribuir para que pesquisadores e a sociedade entendam a temática e como podem fazer uso da tecnologia de forma mais consciente e eficaz do dia a dia escolar. A partir da metodologia de revisão bibliográfica, realizada nas plataformas Google Acadêmico e Periódicos Capes, fica evidente que a utilização da tecnologia em sala de aula prevê um auxílio relevante para os docentes no quesito do aprendizado individualizado, melhoria do engajamento dos alunos e na visualização das dificuldades de cada discente, possibilitando que as atividades sejam mais direcionadas e atinjam as habilidades defasadas de cada indivíduo. Todavia, dificuldades nas formações continuadas dos professores, falta de recursos das escolas e redução nas interações sociais, são fatores que elencam desvantagens no uso da tecnologia. Sendo assim, os recursos tecnológicos, sejam eles chatbots, jogos educacionais, smartphones e tablets necessitam de uma análise, perante o currículo escolar proposto e acerca do domínio da equipe escolar sobre essas metodologias, permitindo que este aspecto tenha seus objetivos alcançados e o ensino-aprendizagem seja de fato melhorado com estes recursos.</p>2025-02-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Johnnata Luiz Silva Lino, Márcio Kusunoki, Mônica Moghrabi Marinho Norato, Eduardo de Castro Campos, Tiago do Amor Divino Araujo, Márcia Regina Vieira Antuneshttps://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/article/view/2022EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL2025-03-05T12:03:19+00:00Eleno Marques de Araújoavaete.guerra@gmail.comElce Nunes Nogueira da Costa e Nogueirarevista@gmail.comAvaetê de Lunetta e Rodrigues Guerraavaete.guerra@gmail.com<p>A promoção da educação étnico-racial exige políticas públicas que assegurem acesso e permanência de grupos marginalizados, aliadas a práticas pedagógicas inclusivas que valorizem a diversidade. Universidades, com responsabilidade social, devem integrar ensino, pesquisa e extensão para atender às demandas comunitárias, reduzindo desigualdades e fortalecendo o desenvolvimento social. Diante do exposto o estudo tem como objetivo geral analisar como a educação étnico-racial e a responsabilidade social podem reduzir desigualdades educacionais. A metodologia adotada para este estudo consiste em uma revisão bibliográfica, que se caracteriza pela análise de materiais previamente publicados, como livros, artigos acadêmicos, teses, dissertações e documentos oficiais. Portanto, este estudo reafirma que a educação, quando fundamentada em valores de equidade, sustentabilidade e responsabilidade social, é uma ferramenta poderosa para transformar realidades e promover a justiça social.</p>2025-03-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Eleno Marques de Araújo, Elce Nunes Nogueira da Costa e Nogueira, Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerrahttps://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/article/view/2043A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL PARA A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL2025-03-26T16:04:47+00:00Janaína Ribeiro Silvajanafroyd3@gmail.comSangelita Miranda Franco Marianosangelita.mariano@ifgoiano.edu.brRonaldo Elias Borgesronaldo.borges@ifgoiano.edu.br<p>As diretrizes oficiais para a educação inclusiva percorreram e têm percorrido um caminho que aos poucos foi regulamentado e amparado por leis, decretos e portarias. A Literatura Infantil tem sido transformada, há algum tempo, em instrumento de grande importância para a formação e desenvolvimento das crianças. Essas obras desempenham uma função essencial em relação a esse desenvolvimento, pois a leitura de histórias influencia alguns aspectos da educação como afetividade, sensibilidade, compreensão, inteligência e respeito. A utilização de textos literários inclusivos, em sala de aula, contribui para os processos de ensino e de aprendizagem, uma vez que propiciam reflexões sobre a diversidade, educando crianças para o respeito às diferenças. Ao trabalhar a literatura como uma possibilidade de inclusão, estamos oportunizando aos nossos educandos a formação de pessoas menos preconceituosas e mais aptas à convivência social com as diferenças. Este artigo tem o objetivo de analisar a representação literária de crianças deficientes e sugerir o uso desse material didático-pedagógico como instrumento de inclusão em sala de aula de educação infantil. Para que possamos atingir este objetivo, utilizamos, em um primeiro momento e como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica em torno de questões relacionadas à inclusão escolar e ao uso da literatura infantil; em seguida, apresentamos propostas de ensino de livros literários voltados para o público infantil.</p>2025-03-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Janaína Ribeiro Silva, Sangelita Miranda Franco Mariano, Ronaldo Elias Borgeshttps://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/article/view/2047MODELOS DE ESCOLHA DE DIRETORES ESCOLARES NO BRASIL2025-03-29T18:13:53+00:00José Antonio Vega Serranorevista@gmail.comFabio Perbonirevista@gmail.comRoberto Pérez Almaguerrevista@gmail.com<p>Este artigo analisa os modelos de escolha de diretores escolares no Brasil e suas implicações para a gestão democrática da escola. A investigação partiu da seguinte questão norteadora: como os diferentes modelos de escolha de diretores escolares no Brasil podem influenciar a gestão democrática da escola? O objetivo foi comparar os principais formatos de provimento do cargo - eleição direta, concurso público/currículo e indicação política - à luz da literatura especializada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, baseada na análise de obras clássicas e estudos recentes sobre o tema. Os resultados revelam que a eleição direta, embora sujeita a contradições e vícios do processo eleitoral, é o modelo que mais se aproxima dos princípios da gestão democrática, por favorecer a legitimidade do gestor e a participação da comunidade escolar. O concurso público e a análise de currículo, apesar de garantirem critérios técnicos, tendem a reduzir a função diretiva à lógica gerencial, afastando o gestor da realidade escolar e da construção coletiva do projeto pedagógico. Já a indicação política, embora respaldada legalmente, mostra-se incompatível com a democracia escolar por favorecer práticas clientelistas, comprometer a autonomia da escola e ignorar o vínculo entre gestor e comunidade. Conclui-se que os processos de escolha dos diretores precisam ser repensados com base em critérios que combinem competência técnica com legitimidade democrática, de forma a consolidar uma gestão escolar comprometida com a educação pública de qualidade e com os princípios da cidadania e da participação coletiva.</p>2025-03-29T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 José Antonio Vega Serrano, Fabio Perboni, Roberto Pérez Almaguer