https://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/issue/feed Revista Missioneira 2024-08-05T01:11:31+00:00 Fábio César Junges fabiocesarjunges@san.uri.br Open Journal Systems <p>A Revista Missioneira é um periódico semestral da área das Ciências Sociais e Humanas, <strong>classificada como B2 pelo Qualis Periódicos da CAPES</strong>. Tem como missão oportunizar a socialização de resultados de pesquisas nas Ciências Sociais e Humanas, privilegiando abordagens interdisciplinares. As contribuições científicas destinadas à Revista devem ser inéditas, advindas destas áreas do conhecimento. Busca publicar produções em forma de artigos científicos, ensaios, traduções e entrevistas.</p> https://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/article/view/1763 AUTORIDADE E LIBERDADE NA EDUCAÇÃO 2024-06-24T17:49:50+00:00 Josuel de Souza Ferreira uldv.educacao.souza@gmail.com <p>Este artigo investiga a relação entre autoridade e liberdade na educação, sob a perspectiva de Hannah Arendt, explorando como esses conceitos contribuem para sanar a crise educacional atual e possibilitam uma educação libertadora para crianças e adolescentes. A pesquisa, fundamentada na impotência de interpretações tradicionais de autoridade versus liberdade na sociedade contemporânea, busca, através de um estudo sistemático e dedutivo com levantamento bibliográfico, analisar as implicações desses conceitos na formação de sujeitos mais autônomos e desvinculados das amarras da sociedade capitalista. Os resultados apontam para a potencial transformação social através da educação fundamentada na liberdade, sugerindo que a prática educacional libertadora pode alterar significativamente o mundo. A conclusão destaca a importância de reestruturar os paradigmas educacionais para incorporar mais liberdade, visando formar indivíduos capazes de mudar seu contexto social.</p> 2024-06-24T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Josuel de Souza Ferreira https://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/article/view/1765 ANÁLISE PSICANALÍTICA DA SEXUALIDADE EM SUJEITOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL 2024-06-25T01:09:12+00:00 Débora Viana de Souza svianadebora@gmail.com <p>O presente artigo orientado pela psicanálise, procurou estudar a condição sujeitos com deficiência intelectual no desejo materno e os efeitos dessa interação na constituição de sua sexualidade. Ao nascer, a forma como a criança é acolhida pela mãe e inserida no meio familiar é determinante na constituição do sujeito, pois é &nbsp;a partir dessa relação pulsional que se pode ter condições de ser inserido no campo da linguagem, permitindo ao sujeito a sua inserção ao mundo comum. Dessa forma, a pesquisa visou analisar quais os efeitos e consequências quando a criança, pelo fato de sua deficiência, é imersa no campo do Outro materno, tornando- se um corpo de puro objeto, em que o seu saber só pode ser localizado no campo do&nbsp; Outro, seja no campo da medicina, bem como no campo materno. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre conceitos psicanalíticos, retomando alguns autores, como Jacques Lacan e Maud Mannoni, que permitem verificar a posição subjetiva desse sujeito através da fórmula Holofráse em &nbsp;relação ao Outro e o modo como esses sujeitos conseguem lidar com sua própria sexualidade. Assim, esse artigo procurou salientar pontos importantes na construção de um saber do campo sexual e a particularidade de sujeitos com &nbsp;deficiência intelectual nesse processo, pois a maneira como o sujeito é acolhido pela &nbsp;mãe é o que determina sua posição frente ao seu próprio desejo, limitando ou possibilitando sua condição de se relacionar como sujeito do desejo e, dessa forma, ter condições necessárias de vivenciar momentos de prazer com o Outro.</p> 2024-06-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Débora Viana de Souza https://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/article/view/1773 OS IMPACTOS NA VIDA DAS TRABALHADORAS NA PANDEMIA DA COVID-19 2024-06-28T23:05:59+00:00 Valmir Pereira da Silva valmirtrisilva@gmail.com Laura Rodrigues Paim Pamplona laurarppamplona@gmail.com <p>Compreende-se que a pandemia Covid-19 forçou um trajeto rápido para o trabalho remoto, afetando significativamente a vida pessoal e profissional, neste sentido o presente trabalho busca abordar os impactos do home-office na vida dos trabalhadores durante a pandemia da Covid-19, analisando a saúde mental como também questões de gênero. Para o presente artigo, foi realizada revisão literária, com uma análise teórica baseada em um cenário feminista interseccional, considerando as diferenças de raça, gênero e classe, demonstrando que os impactos foram sentidos de formas variadas. A pesquisa destaca que, embora o home-office tenha evitado a disseminação do vírus, ele trouxe desafios, notadamente para as mulheres. Estas enfrentam dificuldades adicionais devido à ter duplicado a jornada de trabalho e afazeres domésticos. A falha de uma condição adequada e a ampliação das cobranças profissionais desenvolvidas para problemas de saúde mental, como ansiedade e estresse. A pesquisa sugere a iniciativa de políticas públicas e estratégias organizacionais que promovam um controle sadio entre o trabalho e a vida pessoal, principalmente para mulheres e grupos marginalizados.</p> 2024-06-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Valmir Pereira da Silva, Laura Rodrigues Paim Pamplona https://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/article/view/1793 ESCOLARIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA VÍRUS (SCVZ) 2024-07-09T14:28:45+00:00 Rafael Soares Silva doc.rafaelsoares@gmail.com <p>No início de 2015 uma epidemia do vírus Zika emergiu no Brasil, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, infectando mulheres grávidas. Atualmente compreendida como Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZV), trata-se de um conjunto de anomalias congênitas, podendo incluir alterações visuais, auditivas e neuropsicomotoras em indivíduos expostos à infecção pelo vírus Zika durante a gestação. A assistência de crianças SCZV é direcionada conforme o tipo de anomalia e alterações no seu desenvolvimento, necessitando de ações intersetoriais que favoreçam o seu desenvolvimento, incluindo no campo da educação com vistas à sua escolarização na escola comum. Assim, este estudo buscou conhecer e analisar os processos de desenvolvimento e escolarização de crianças com a SCZV. Para tal, foi realizada uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados da CAPES, Lilacs, PubMed e Scielo, tendo como recorte temporal produções entre 2017 e 2021. Foram obtidos cinco trabalhos que versam sobre a escolarização e o desenvolvimento de crianças com SCZV, indicando uma baixa produções sobre a temática, os quais revelam a importância de um trabalho conjunto das áreas social, da saúde e da educação para o desenvolvimento integral dessas crianças, além da necessidade de formação para os profissionais da educação adquirirem conhecimentos sobre as características e necessidades formativas desses alunos. Trata-se de um cenário ainda pouco explorado e que demanda de mais estudos que orientem o trabalho pedagógico com tais crianças na escola comum.</p> 2024-07-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Rafael Soares Silva https://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/article/view/1802 BIOÉTICA E BIODIREITO: A VULNERABILIDADE SOCIAL E OS DESAFIOS NA GARANTIA DO DIREITO E JUSTIÇA NA SAÚDE 2024-07-16T18:04:34+00:00 Clésio de Deus Passos drclesiobelinni@hotmail.com Fabio de Sousa Teixeira fabiosousa64@gmail.com Miria Cachoeira miria.alves@ufba.br <p>O presente trabalho aborda a jornada ancestral da humanidade em busca constante de conhecimento, progresso e a busca por igualdade de direitos. Neste sentido, a bioética surge como um campo de estudo que promove a reflexão crítica sobre os dilemas morais nas ciências da vida e claro da saúde. Por outro lado, o biodireito consiste na aplicação e ordenamento jurídico das questões da bioética. A pergunta de partida é: como a junção entre bioética e biodireito impacta na efetivação do direito à saúde e nas questões de vulnerabilidade social? Já em relação ao objetivo principal, o artigo propõe investigar como a interação entre bioética e biodireito impacta na efetividade do direito à saúde e nas questões de vulnerabilidade social. O método de pesquisa utilizado foi o bibliográfico de caráter exploratório, baseado em pesquisas de livros, artigos e monografias, através da metodologia qualitativa, tratando-se de uma pesquisa qualitativa, levando em conta os princípios éticos da bioética e a regulamentação do biodireito, é perceptível no trabalho que as análises apontam que a vulnerabilidade social e as questões de responsabilidade com a saúde é de suma importância, na efetividade dessas práticas, especialmente no Brasil.</p> 2024-07-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Clésio de Deus Passos, Fabio de Sousa Teixeira, Mirian Cachoeira https://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/article/view/1812 TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: EXPLORANDO OS EFEITOS DA DIGITALIZAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR 2024-07-26T13:16:58+00:00 Telma Regina Stroparo telma@unicentro.br Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra avaete.guerra@gmail.com Francisco Pires de Castro Júnior prof.chicopires@gmail.com Patrícia Alves Diniz Pires patricia.08diniz@gmail.com Jefferson Florencio Rozendo jeffersonrozendo@yahoo.com.br Emanuella Silveira Vasconcelos emanuellasvasconcelos@gmail.com <p>A incorporação de tecnologias no ambiente educacional tem o potencial de redefinir práticas pedagógicas, promovendo novas formas de ensino. Este estudo explora os efeitos da tecnologia no ensino-aprendizagem, destacando benefícios e desafios enfrentados por educadores e discentes. Objetivo: analisar os efeitos da tecnologia digital em instituição de ensino superior. Metodologia: entrevistas semiestruturadas e grupos focais com professores e acadêmicos. Resultados: maior motivação e engajamento, mas desafios de formação e infraestrutura. Conclusão: investir na formação e infraestrutura é essencial para maximizar os benefícios.</p> 2024-07-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Telma Regina Stroparo, Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra, Francisco Pires de Castro Júnior, Patrícia Alves Diniz Pires, Jefferson Florencio Rozendo, Emanuella Silveira Vasconcelos https://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/article/view/1813 A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB A LENTE DOS DOCENTES 2024-07-26T13:26:14+00:00 Robson de Cássio Santos Dourado robsoncsdourado@hotmail.com Joyce Priscila Vitor dos Santos joyce.priscila@ifba.edu.br Fábio Américo Reis Santos fabioreis182@hotmail.com Ivonete da Silva Pires Alves wanaalves@hotmail.com Antônio Amorim antonioamorim52@gmail.com <p>O presente estudo trata sobre as concepções de professores sobre a EJA. Foi desenvolvido a partir da indagação: qual a concepção dos professores do Centro Educacional Suçuarana sobre a Educação de Jovens e Adultos? Assim, este artigo propõe investigar a compreensão que os professores tem sobre a Educação de Jovens e Adultos. Esse trabalho é sustentado pela abordagem qualitativa, quanto aos procedimentos técnicos, essa é uma pesquisa de campo, utilizando a entrevista semiestrutura para coleta de informações. Foram seis professores os sujeitos da pesquisa, pertencentes ao Centro Educacional de Suçuarana, situado no Munícipio de Tanhaçu-Bahia. O estudo evidenciou que os professores trazem consigo a noção crítica relativo à importância da EJA, expondo sua vinculação para a cidadania, mundo do trabalho e processo de escolarização. Para além, expõem as características que devem levar em consideração para potencializar o ensino e aprendizagem na modalidade, além de reconhecer principalmente na evasão um aspecto que dificulta a aquisição de processos cognitivos na modalidade. Ademais, os colaboradores reconhecem que o currículo desenvolvido na EJA ainda não contempla o aspecto formativo do estudante jovem e adulto.</p> 2024-07-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Robson de Cássio Santos Dourado, Joyce Priscila Vitor dos Santos, Fábio Américo Reis Santos, Ivonete da Silva Pires Alves, Antônio Amorim https://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/article/view/1814 DIFERENÇA E REPETIÇÃO NA EDUCAÇÃO 2024-07-26T15:44:36+00:00 Rodrigo Luis Mingori rodrigomingori@hotmail.com Eduardo Nunes Jacondino eduardo.jacondino@unioeste.br Taiza Gabriela Zanatta Crestani crestani.t@unoesc.edu.br <p>O presente artigo tem como objetivo analisar o horizonte epistemológico da ciência no ocidente o qual serve de base para o trabalho pedagógico nas escolas do Brasil. Com base na teoria pós-estruturalista, se servindo dos conceitos advindos da filosofia da diferença lançada por Nietzsche e muito presente no pensamento de Deleuze, nossa análise aponta para um problema basilar da epistemologia ocidental sugerindo uma linha de fuga para o fazer da educação escolar. É um trabalho de revisão teórica e análise epistemológica.</p> 2024-07-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Rodrigo Luis Mingori, Eduardo Nunes Jacondino, Taiza Gabriela Zanatta Crestani https://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/article/view/1823 REFLEXÕES SOBRE A SIMPLIFICAÇÃO DA LINGUAGEM JURÍDICA NA PERSPECTIVA DA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA 2024-08-05T01:11:31+00:00 Laura Zimmermann de Souza laura.zimmermann2@gmail.com Pedro Trindade Petersen pedro.petersen@hotmail.com Antonio Escandiel de Souza asouza@unicruz.edu.br Carla Rosane da Silva Tavares Alves ctavares@unicruz.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">O presente artigo visa analisar os principais aspectos relacionados à linguagem jurídica sob a visão da Análise de Discurso Crítica de Fairclough, ressaltando a conexão entre a linguagem e os elementos sociais, bem como trazendo o discurso como uma prática social em busca da mudança e do desenvolvimento social. O Direito é uma das características constitutivas das sociedades humanas, sendo fundamental para a convivialidade na sociedade contemporânea, uma vez que representa</span><span style="font-weight: 400;"> um sistema ou instrumento de organização social</span><span style="font-weight: 400;">, que faz uso da comunicação como ferramenta de acesso à Justiça. Contudo, a linguagem jurídica se apresenta como um obstáculo de acesso à justiça frente ao tecnicismo e ao rebuscamento, constituindo um prolema social a ser estudado na perspectiva da ADC em prol de sua simplificação, já que o discurso jurídico oral e escrito é incompreensível ao cidadão leigo, circunstância em que busca-se solucionar a seguinte problemática: como a Análise de Discurso Crítica trata a utilização da linguagem jurídica na esfera do Direito? A abordagem adotada na pesquisa foi a qualitativa, com método hipotético-dedutivo, empregando como procedimentos técnicos o bibliográfico e o documental. Como resultado, observa-se que a partir da simplificação da linguagem jurídica torna-se possível a </span><span style="font-weight: 400;">interação e efetivação da comunicação com a sociedade, de forma a viabilizar a democratização e pluralização do acesso à Justiça, reduzindo as </span><span style="font-weight: 400;">relações de poder e possibilitando a transformação social necessária proposta pela ADC.&nbsp;</span></p> 2024-08-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Laura Zimmermann de Souza, Pedro Trindade Petersen, Antonio Escandiel de Souza, Carla Rosane da Silva Tavares Alves