https://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/issue/feed Revista Missioneira 2025-06-14T01:31:07+00:00 Fábio César Junges fabiocesarjunges@san.uri.br Open Journal Systems <p> </p> <p><strong>Obs.: Submissões suspensas por tempo indeterminado em função do grande fluxo de submissões.</strong><br /><br />A Revista Missioneira é um periódico semestral da área das Ciências Sociais e Humanas, <strong>classificada como B2 pelo Qualis Periódicos da CAPES</strong>. Tem como missão oportunizar a socialização de resultados de pesquisas nas Ciências Sociais e Humanas, privilegiando abordagens interdisciplinares. As contribuições científicas destinadas à Revista devem ser inéditas, advindas destas áreas do conhecimento. Busca publicar produções em forma de artigos científicos, ensaios, traduções e entrevistas.</p> https://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/article/view/2189 ADOECIMENTO MENTAL ENTRE PROFESSORES NO BRASIL 2025-06-03T20:25:39+00:00 Reginaldo Neves Martins fabiocesarjunges@san.uri.br <p>Este trabalho aborda o sofrimento psíquico entre professores, destacando-o como um fenômeno resultante de múltiplos fatores estruturais e institucionais. A sobrecarga de trabalho, a precarização das condições laborais, a violência simbólica e física no ambiente escolar e o assédio moral por parte de gestores são apontados como elementos centrais que comprometem a saúde mental docente. Além disso, a conciliação entre as demandas profissionais e familiares intensifica o adoecimento, refletindo-se em quadros de estresse crônico, ansiedade, depressão e Síndrome de Burnout. O estudo evidencia a necessidade de políticas públicas contínuas que priorizem a valorização do trabalho docente, o acolhimento psicológico, a formação voltada à gestão emocional e a melhoria das condições de trabalho. Conclui-se que o enfrentamento do sofrimento psíquico requer uma transformação sistêmica, que transcenda soluções paliativas e promova um ambiente escolar mais saudável e humanizado.</p> 2025-06-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Reginaldo Neves Martins https://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/article/view/2202 CIÊNCIA E TECNOLOGIA COMO FENÔMENOS SOCIAIS: INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CTS 2025-06-14T01:31:07+00:00 Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra avaete.guerra@gmail.com Emerson Aparecido Augusto revista@gmail.com Rafaela Vareda Goffredo Santini revista@gmail.com Rogério Lopes de Souza revista@gmail.com Ubirajara Donisete Ferreira Leão revista@gmail.com Marina Beatriz Ferreira Pipino revista@gmail.com Renan Antônio da Silva revista@gmail.com <p>Este trabalho tem como objetivo introduzir os Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia (CTS) e discutir suas implicações teóricas, epistemológicas e pedagógicas a partir de uma abordagem crítica da ciência como fenômeno social. A pesquisa desenvolvida é de natureza bibliográfica, com levantamento e análise de obras clássicas e contemporâneas, utilizando como principais fontes plataformas como SciELO, Google Acadêmico, periódicos especializados e livros de referência. Foram analisadas contribuições centrais de autores como Thomas Kuhn, Bruno Latour, Sandra Harding, Donna Haraway, Sheila Jasanoff, G. S. Aikenhead, A. G. Ryan e Langdon Winner, os quais problematizam a noção de ciência neutra, objetiva e universal. A partir dessas contribuições, o estudo evidencia que a produção do conhecimento científico e tecnológico está situada historicamente, influenciada por contextos sociais, políticos e culturais, e marcada por disputas de poder. Os resultados reforçam a importância de uma ciência mais democrática, plural e comprometida com os desafios sociais, bem como a necessidade de integrar a perspectiva CTS nas práticas educativas, especialmente no ensino de ciências. Assim, este trabalho contribui para o fortalecimento de uma abordagem crítica que valoriza o diálogo entre ciência, tecnologia e sociedade, visando à formação de sujeitos mais conscientes e engajados.</p> 2025-06-14T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra, Emerson Aparecido Augusto, Rafaela Vereda Goffredo Santini, Rogério Lopes de Souza, Ubirajara Donisete Ferreira Leão, Marina Beatriz Ferreira Pipino, Renan Antônio da Silva