https://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/issue/feed Revista Missioneira 2025-03-29T18:13:53+00:00 Fábio César Junges fabiocesarjunges@san.uri.br Open Journal Systems <p> </p> <p><strong>Obs.: Submissões suspensas por tempo indeterminado em função do grande fluxo de submissões.</strong><br /><br />A Revista Missioneira é um periódico semestral da área das Ciências Sociais e Humanas, <strong>classificada como B2 pelo Qualis Periódicos da CAPES</strong>. Tem como missão oportunizar a socialização de resultados de pesquisas nas Ciências Sociais e Humanas, privilegiando abordagens interdisciplinares. As contribuições científicas destinadas à Revista devem ser inéditas, advindas destas áreas do conhecimento. Busca publicar produções em forma de artigos científicos, ensaios, traduções e entrevistas.</p> https://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/article/view/2016 UM ESTUDO COMPARATIVO DE CURRÍCULOS DE CURSOS DE BACHARELADO EM LETRAS LIBRAS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS E A COMPETÊNCIA TRADUTÓRIA SEGUNDO O PACTE 2025-01-31T00:57:40+00:00 William Jônatas Vidal Coutinho avaete.guerra@gmail.com Felipe Venâncio Barbosa avaete.guerra@gmail.com Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra avaete.guerra@gmail.com Emanuella Silveira Vanconcelos avaete.guerra@gmail.com Marcelo Máximo Purificação avaete.guerra@gmail.com <p>O presente trabalho tem por objetivo principal verificar se há referência nos projetos de cursos (PPCs ou PPPs) de bacharelado em Letras Libras no Brasil à competência tradutória em consonância com os postulados do modelo do PACTE. Além disso, visa apresentar uma síntese de textos científicos publicados em revistas que abarcam pontos relevantes à consideração do desenvolvimento da competência tradutória em Libras. A relevância do estudo está em apontar dados numéricos que oferecem um panorama da oferta de cursos de bacharelado de Letras Libras no Brasil e evidências do (não)trabalhar a aquisição da competência tradutória no processo formativo, com atenção especial para textos específicos dessa competência no par Libras/Língua Portuguesa. Para tanto, o estudo de natureza básica, teórico e quantitativo buscou por textos que surgissem ao realizar buscas sob os descritores “competência tradutória” e “Língua Brasileira de Sinais” tanto em português como em inglês em quinze revistas científicas listadas na avaliação da CAPES quadriênio 2017 - 2020. Nos artigos sobre competência, buscou-se referência à Libras e nos artigos sobre a Libras buscou-se referência à competência tradutória. O texto utiliza tabelas, esquema e um link de um mapa conceitual para a amostragem dos dados e confronta as informações conceituais dos PPCs com&nbsp; Hurtado Albir (2005). Como resultado foi possível identificar ligações entre propostas de disciplinas nos cursos de Letras Libras com as subcompetências tradutórias citadas por Hurtado Albir (2005) , assim como possíveis problemas ao processo formativo de ordem sequencial das disciplinas ofertadas nos cursos. Foi possível concluir que é necessário pensar não apenas que disciplinas farão parte do currículo, mas que ligação elas possuem com a competência tradutória e se o espaço em que elas são alocadas no currículo é apropriado.</p> 2025-01-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 William Jônatas Vidal Coutinho, Felipe Venâncio Barbosa, Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra, Emanuella Silveira Vanconcelos, Marcelo Máximo Purificação https://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/article/view/2017 TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: INSTRUMENTOS PARA A PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO NO AMBIENTE EDUCACIONAL 2025-02-01T18:34:11+00:00 Johnnata Luiz Silva Lino johnnataluiz@gmail.com Márcio Kusunoki kusunoki@gmail.com Mônica Moghrabi Marinho Norato moniquinhamarinho@hotmail.com Eduardo de Castro Campos eduardoccam@gmail.com Tiago do Amor Divino Araujo tiagodoamordivinoaraujo@gmail.com Márcia Regina Vieira Antunes marcia.antunes@etec.sp.gov.br <p>A tecnologia tem impactado de forma concisa na sociedade, incluso na área educacional, proporcionando vantagens e desvantagens para professores e alunos. Desde modo, o objetivo deste trabalho é dissertar, através de uma revisão bibliográfica, sobre os impactos da utilização da tecnologia no ambiente escolar, destacando metodologias ativas deste aspecto, como também os benefícios e dificuldades enfrentadas por professores e estudantes, visando assim contribuir para que pesquisadores e a sociedade entendam a temática e como podem fazer uso da tecnologia de forma mais consciente e eficaz do dia a dia escolar. A partir da metodologia de revisão bibliográfica, realizada nas plataformas Google Acadêmico e Periódicos Capes, fica evidente que a utilização da tecnologia em sala de aula prevê um auxílio relevante para os docentes no quesito do aprendizado individualizado, melhoria do engajamento dos alunos e na visualização das dificuldades de cada discente, possibilitando que as atividades sejam mais direcionadas e atinjam as habilidades defasadas de cada indivíduo. Todavia, dificuldades nas formações continuadas dos professores, falta de recursos das escolas e redução nas interações sociais, são fatores que elencam desvantagens no uso da tecnologia. Sendo assim, os recursos tecnológicos, sejam eles chatbots, jogos educacionais, smartphones e tablets necessitam de uma análise, perante o currículo escolar proposto e acerca do domínio da equipe escolar sobre essas metodologias, permitindo que este aspecto tenha seus objetivos alcançados e o ensino-aprendizagem seja de fato melhorado com estes recursos.</p> 2025-02-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Johnnata Luiz Silva Lino, Márcio Kusunoki, Mônica Moghrabi Marinho Norato, Eduardo de Castro Campos, Tiago do Amor Divino Araujo, Márcia Regina Vieira Antunes https://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/article/view/2022 EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL 2025-03-05T12:03:19+00:00 Eleno Marques de Araújo avaete.guerra@gmail.com Elce Nunes Nogueira da Costa e Nogueira revista@gmail.com Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra avaete.guerra@gmail.com <p>A promoção da educação étnico-racial exige políticas públicas que assegurem acesso e permanência de grupos marginalizados, aliadas a práticas pedagógicas inclusivas que valorizem a diversidade. Universidades, com responsabilidade social, devem integrar ensino, pesquisa e extensão para atender às demandas comunitárias, reduzindo desigualdades e fortalecendo o desenvolvimento social. Diante do exposto o estudo tem como objetivo geral analisar como a educação étnico-racial e a responsabilidade social podem reduzir desigualdades educacionais. A metodologia adotada para este estudo consiste em uma revisão bibliográfica, que se caracteriza pela análise de materiais previamente publicados, como livros, artigos acadêmicos, teses, dissertações e documentos oficiais. Portanto, este estudo reafirma que a educação, quando fundamentada em valores de equidade, sustentabilidade e responsabilidade social, é uma ferramenta poderosa para transformar realidades e promover a justiça social.</p> 2025-03-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Eleno Marques de Araújo, Elce Nunes Nogueira da Costa e Nogueira, Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra https://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/article/view/2043 A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL PARA A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 2025-03-26T16:04:47+00:00 Janaína Ribeiro Silva janafroyd3@gmail.com Sangelita Miranda Franco Mariano sangelita.mariano@ifgoiano.edu.br Ronaldo Elias Borges ronaldo.borges@ifgoiano.edu.br <p>As diretrizes oficiais para a educação inclusiva percorreram e têm percorrido um caminho que aos poucos foi regulamentado e amparado por leis, decretos e portarias. A Literatura Infantil tem sido transformada, há algum tempo, em instrumento de grande importância para a formação e desenvolvimento das crianças. Essas obras desempenham uma função essencial em relação a esse desenvolvimento, pois a leitura de histórias influencia alguns aspectos da educação como afetividade, sensibilidade, compreensão, inteligência e respeito. A utilização de textos literários inclusivos, em sala de aula, contribui para os processos de ensino e de aprendizagem, uma vez que propiciam reflexões sobre a diversidade, educando crianças para o respeito às diferenças. Ao trabalhar a literatura como uma possibilidade de inclusão, estamos oportunizando aos nossos educandos a formação de pessoas menos preconceituosas e mais aptas à convivência social com as diferenças. Este artigo tem o objetivo de analisar a representação literária de crianças deficientes e sugerir o uso desse material didático-pedagógico como instrumento de inclusão em sala de aula de educação infantil. Para que possamos atingir este objetivo, utilizamos, em um primeiro momento e como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica em torno de questões relacionadas à inclusão escolar e ao uso da literatura infantil; em seguida, apresentamos propostas de ensino de livros literários voltados para o público infantil.</p> 2025-03-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Janaína Ribeiro Silva, Sangelita Miranda Franco Mariano, Ronaldo Elias Borges https://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/article/view/2047 MODELOS DE ESCOLHA DE DIRETORES ESCOLARES NO BRASIL 2025-03-29T18:13:53+00:00 José Antonio Vega Serrano revista@gmail.com Fabio Perboni revista@gmail.com Roberto Pérez Almaguer revista@gmail.com <p>Este artigo analisa os modelos de escolha de diretores escolares no Brasil e suas implicações para a gestão democrática da escola. A investigação partiu da seguinte questão norteadora: como os diferentes modelos de escolha de diretores escolares no Brasil podem influenciar a gestão democrática da escola? O objetivo foi comparar os principais formatos de provimento do cargo - eleição direta, concurso público/currículo e indicação política - à luz da literatura especializada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, baseada na análise de obras clássicas e estudos recentes sobre o tema. Os resultados revelam que a eleição direta, embora sujeita a contradições e vícios do processo eleitoral, é o modelo que mais se aproxima dos princípios da gestão democrática, por favorecer a legitimidade do gestor e a participação da comunidade escolar. O concurso público e a análise de currículo, apesar de garantirem critérios técnicos, tendem a reduzir a função diretiva à lógica gerencial, afastando o gestor da realidade escolar e da construção coletiva do projeto pedagógico. Já a indicação política, embora respaldada legalmente, mostra-se incompatível com a democracia escolar por favorecer práticas clientelistas, comprometer a autonomia da escola e ignorar o vínculo entre gestor e comunidade. Conclui-se que os processos de escolha dos diretores precisam ser repensados com base em critérios que combinem competência técnica com legitimidade democrática, de forma a consolidar uma gestão escolar comprometida com a educação pública de qualidade e com os princípios da cidadania e da participação coletiva.</p> 2025-03-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 José Antonio Vega Serrano, Fabio Perboni, Roberto Pérez Almaguer