https://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/issue/feedRevista Missioneira2025-04-18T00:32:45+00:00Fábio César Jungesfabiocesarjunges@san.uri.brOpen Journal Systems<p> </p> <p><strong>Obs.: Submissões suspensas por tempo indeterminado em função do grande fluxo de submissões.</strong><br /><br />A Revista Missioneira é um periódico semestral da área das Ciências Sociais e Humanas, <strong>classificada como B2 pelo Qualis Periódicos da CAPES</strong>. Tem como missão oportunizar a socialização de resultados de pesquisas nas Ciências Sociais e Humanas, privilegiando abordagens interdisciplinares. As contribuições científicas destinadas à Revista devem ser inéditas, advindas destas áreas do conhecimento. Busca publicar produções em forma de artigos científicos, ensaios, traduções e entrevistas.</p>https://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/article/view/2016UM ESTUDO COMPARATIVO DE CURRÍCULOS DE CURSOS DE BACHARELADO EM LETRAS LIBRAS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS E A COMPETÊNCIA TRADUTÓRIA SEGUNDO O PACTE2025-01-31T00:57:40+00:00William Jônatas Vidal Coutinhoavaete.guerra@gmail.comFelipe Venâncio Barbosaavaete.guerra@gmail.comAvaetê de Lunetta e Rodrigues Guerraavaete.guerra@gmail.comEmanuella Silveira Vanconcelosavaete.guerra@gmail.comMarcelo Máximo Purificaçãoavaete.guerra@gmail.com<p>O presente trabalho tem por objetivo principal verificar se há referência nos projetos de cursos (PPCs ou PPPs) de bacharelado em Letras Libras no Brasil à competência tradutória em consonância com os postulados do modelo do PACTE. Além disso, visa apresentar uma síntese de textos científicos publicados em revistas que abarcam pontos relevantes à consideração do desenvolvimento da competência tradutória em Libras. A relevância do estudo está em apontar dados numéricos que oferecem um panorama da oferta de cursos de bacharelado de Letras Libras no Brasil e evidências do (não)trabalhar a aquisição da competência tradutória no processo formativo, com atenção especial para textos específicos dessa competência no par Libras/Língua Portuguesa. Para tanto, o estudo de natureza básica, teórico e quantitativo buscou por textos que surgissem ao realizar buscas sob os descritores “competência tradutória” e “Língua Brasileira de Sinais” tanto em português como em inglês em quinze revistas científicas listadas na avaliação da CAPES quadriênio 2017 - 2020. Nos artigos sobre competência, buscou-se referência à Libras e nos artigos sobre a Libras buscou-se referência à competência tradutória. O texto utiliza tabelas, esquema e um link de um mapa conceitual para a amostragem dos dados e confronta as informações conceituais dos PPCs com Hurtado Albir (2005). Como resultado foi possível identificar ligações entre propostas de disciplinas nos cursos de Letras Libras com as subcompetências tradutórias citadas por Hurtado Albir (2005) , assim como possíveis problemas ao processo formativo de ordem sequencial das disciplinas ofertadas nos cursos. Foi possível concluir que é necessário pensar não apenas que disciplinas farão parte do currículo, mas que ligação elas possuem com a competência tradutória e se o espaço em que elas são alocadas no currículo é apropriado.</p>2025-01-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 William Jônatas Vidal Coutinho, Felipe Venâncio Barbosa, Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra, Emanuella Silveira Vanconcelos, Marcelo Máximo Purificaçãohttps://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/article/view/2017TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: INSTRUMENTOS PARA A PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO NO AMBIENTE EDUCACIONAL2025-02-01T18:34:11+00:00Johnnata Luiz Silva Linojohnnataluiz@gmail.comMárcio Kusunokikusunoki@gmail.comMônica Moghrabi Marinho Noratomoniquinhamarinho@hotmail.comEduardo de Castro Camposeduardoccam@gmail.comTiago do Amor Divino Araujotiagodoamordivinoaraujo@gmail.comMárcia Regina Vieira Antunesmarcia.antunes@etec.sp.gov.br<p>A tecnologia tem impactado de forma concisa na sociedade, incluso na área educacional, proporcionando vantagens e desvantagens para professores e alunos. Desde modo, o objetivo deste trabalho é dissertar, através de uma revisão bibliográfica, sobre os impactos da utilização da tecnologia no ambiente escolar, destacando metodologias ativas deste aspecto, como também os benefícios e dificuldades enfrentadas por professores e estudantes, visando assim contribuir para que pesquisadores e a sociedade entendam a temática e como podem fazer uso da tecnologia de forma mais consciente e eficaz do dia a dia escolar. A partir da metodologia de revisão bibliográfica, realizada nas plataformas Google Acadêmico e Periódicos Capes, fica evidente que a utilização da tecnologia em sala de aula prevê um auxílio relevante para os docentes no quesito do aprendizado individualizado, melhoria do engajamento dos alunos e na visualização das dificuldades de cada discente, possibilitando que as atividades sejam mais direcionadas e atinjam as habilidades defasadas de cada indivíduo. Todavia, dificuldades nas formações continuadas dos professores, falta de recursos das escolas e redução nas interações sociais, são fatores que elencam desvantagens no uso da tecnologia. Sendo assim, os recursos tecnológicos, sejam eles chatbots, jogos educacionais, smartphones e tablets necessitam de uma análise, perante o currículo escolar proposto e acerca do domínio da equipe escolar sobre essas metodologias, permitindo que este aspecto tenha seus objetivos alcançados e o ensino-aprendizagem seja de fato melhorado com estes recursos.</p>2025-02-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Johnnata Luiz Silva Lino, Márcio Kusunoki, Mônica Moghrabi Marinho Norato, Eduardo de Castro Campos, Tiago do Amor Divino Araujo, Márcia Regina Vieira Antuneshttps://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/article/view/2022EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL2025-03-05T12:03:19+00:00<p>A promoção da educação étnico-racial exige políticas públicas que assegurem acesso e permanência de grupos marginalizados, aliadas a práticas pedagógicas inclusivas que valorizem a diversidade. Universidades, com responsabilidade social, devem integrar ensino, pesquisa e extensão para atender às demandas comunitárias, reduzindo desigualdades e fortalecendo o desenvolvimento social. Diante do exposto o estudo tem como objetivo geral analisar como a educação étnico-racial e a responsabilidade social podem reduzir desigualdades educacionais. A metodologia adotada para este estudo consiste em uma revisão bibliográfica, que se caracteriza pela análise de materiais previamente publicados, como livros, artigos acadêmicos, teses, dissertações e documentos oficiais. Portanto, este estudo reafirma que a educação, quando fundamentada em valores de equidade, sustentabilidade e responsabilidade social, é uma ferramenta poderosa para transformar realidades e promover a justiça social.</p>2025-03-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Eleno Marques de Araújo, Elce Nunes Nogueira da Costa e Nogueira, Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerrahttps://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/article/view/2043A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL PARA A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL2025-03-26T16:04:47+00:00Janaína Ribeiro Silvajanafroyd3@gmail.comSangelita Miranda Franco Marianosangelita.mariano@ifgoiano.edu.brRonaldo Elias Borgesronaldo.borges@ifgoiano.edu.br<p>As diretrizes oficiais para a educação inclusiva percorreram e têm percorrido um caminho que aos poucos foi regulamentado e amparado por leis, decretos e portarias. A Literatura Infantil tem sido transformada, há algum tempo, em instrumento de grande importância para a formação e desenvolvimento das crianças. Essas obras desempenham uma função essencial em relação a esse desenvolvimento, pois a leitura de histórias influencia alguns aspectos da educação como afetividade, sensibilidade, compreensão, inteligência e respeito. A utilização de textos literários inclusivos, em sala de aula, contribui para os processos de ensino e de aprendizagem, uma vez que propiciam reflexões sobre a diversidade, educando crianças para o respeito às diferenças. Ao trabalhar a literatura como uma possibilidade de inclusão, estamos oportunizando aos nossos educandos a formação de pessoas menos preconceituosas e mais aptas à convivência social com as diferenças. Este artigo tem o objetivo de analisar a representação literária de crianças deficientes e sugerir o uso desse material didático-pedagógico como instrumento de inclusão em sala de aula de educação infantil. Para que possamos atingir este objetivo, utilizamos, em um primeiro momento e como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica em torno de questões relacionadas à inclusão escolar e ao uso da literatura infantil; em seguida, apresentamos propostas de ensino de livros literários voltados para o público infantil.</p>2025-03-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Janaína Ribeiro Silva, Sangelita Miranda Franco Mariano, Ronaldo Elias Borgeshttps://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/article/view/2047MODELOS DE ESCOLHA DE DIRETORES ESCOLARES NO BRASIL2025-03-29T18:13:53+00:00José Antonio Vega Serranorevista@gmail.comFabio Perbonirevista@gmail.comRoberto Pérez Almaguerrevista@gmail.com<p>Este artigo analisa os modelos de escolha de diretores escolares no Brasil e suas implicações para a gestão democrática da escola. A investigação partiu da seguinte questão norteadora: como os diferentes modelos de escolha de diretores escolares no Brasil podem influenciar a gestão democrática da escola? O objetivo foi comparar os principais formatos de provimento do cargo - eleição direta, concurso público/currículo e indicação política - à luz da literatura especializada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, baseada na análise de obras clássicas e estudos recentes sobre o tema. Os resultados revelam que a eleição direta, embora sujeita a contradições e vícios do processo eleitoral, é o modelo que mais se aproxima dos princípios da gestão democrática, por favorecer a legitimidade do gestor e a participação da comunidade escolar. O concurso público e a análise de currículo, apesar de garantirem critérios técnicos, tendem a reduzir a função diretiva à lógica gerencial, afastando o gestor da realidade escolar e da construção coletiva do projeto pedagógico. Já a indicação política, embora respaldada legalmente, mostra-se incompatível com a democracia escolar por favorecer práticas clientelistas, comprometer a autonomia da escola e ignorar o vínculo entre gestor e comunidade. Conclui-se que os processos de escolha dos diretores precisam ser repensados com base em critérios que combinem competência técnica com legitimidade democrática, de forma a consolidar uma gestão escolar comprometida com a educação pública de qualidade e com os princípios da cidadania e da participação coletiva.</p>2025-03-29T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 José Antonio Vega Serrano, Fabio Perboni, Roberto Pérez Almaguerhttps://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/article/view/2070A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO PILAR PARA A QUALIDADE DO ENSINO E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA2025-04-04T20:40:05+00:00Ruth Ferreira Bentorevista@gmail.comFrancisca Claudete de Moraes Correiarevista@gmail.comFernanda Mendes da Silva Costarevista@gmail.comFabiana Aguiar Rodrigues Oliveirarevista@gmail.comLuzanira dos Santos Ferreirarevista@gmail.com<p>A formação continuada se apresenta como um elemento vital na eficácia educacional e na inovação pedagógica em ambientes de aprendizagem contemporâneos. Este estudo é justificado pela crescente necessidade de adaptação dos educadores às demandas de um cenário educacional em constante transformação. O objetivo principal é analisar a interconexão entre a capacitação contínua dos docentes e a melhoria da qualidade do ensino. A metodologia abrange uma abordagem bibliográfica, que investiga literatura pertinente sobre formação continuada e suas implicações nas práticas pedagógicas. Os principais resultados indicam que a formação contínua propicia a transformação do ambiente escolar, empoderando os educadores a adotar metodologias inovadoras, assim como práticas colaborativas e o uso de tecnologias educacionais. Conclusões relevantes sugerem que a gestão escolar desempenha um papel significativo ao fomentar um ambiente que apoie a formação contínua dos docentes, essencial para garantir que se sintam encorajados em seu desenvolvimento profissional. Este caminho não só promove uma aprendizagem mais engajadora e significativa para os alunos, mas também fortalece a identidade profissional dos educadores. Finalmente, ao rever a relação entre teoria e prática, este estudo evidencia a importância de práticas sustentáveis e contextualizadas na formação continuada, permitindo que os educadores não somente absorvam novos conhecimentos, mas também os implementem efetivamente em sala de aula. Dessa forma, a articulação entre formação contínua e inovação pedagógica é fundamental para elevar a qualidade do ensino, respondendo assim aos desafios educacionais do século XXI.</p>2025-04-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Ruth Ferreira Bento, Francisca Claudete de Moraes Correia, Fernanda Mendes da Silva Costa, Fabiana Aguiar Rodrigues Oliveira, Luzanira dos Santos Ferreirahttps://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/article/view/2071EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE O PAPEL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CONSCIENTES2025-04-04T20:45:33+00:00Francisco Danes Soaresrevista@gmail.comIracy Alves da Silva Xavierrevista@gmail.comCátia Regina Solimanrevista@gmail.comCleiane Nascimento Almeidarevista@gmail.comDaniel do Nascimento Silvarevista@gmail.com<p>A educação para a sustentabilidade emerge como um pilar fundamental na formação de cidadãos conscientes, promovendo práticas socioambientais nas instituições de ensino. Este tema é escolhido devido à sua relevância atual, considerando os impactos das ações humanas sobre o ambiente e a necessidade de formar indivíduos que atuem de maneira responsável. O estudo tem como objetivo principal investigar a incorporação de temas sustentáveis nos currículos escolares e seu efeito na consciência ambiental dos estudantes. A metodologia adotada é uma abordagem bibliográfica, analisando obras que discutem práticas educativas e suas implicações socioambientais. Os principais resultados indicam que a inserção de conteúdos relacionados à sustentabilidade, aliada a práticas pedagógicas inovadoras, não apenas engendra uma reflexão crítica entre os alunos, mas também impulsiona o desenvolvimento de habilidades que favorecem a ação responsável. As conclusões mais relevantes apontam que a integração de saberes diversos e a construção de parcerias entre escolas e comunidades são essenciais para ampliar a efetividade da educação para a sustentabilidade. Tais colaborações oferecem recursos e suporte que potencializam projetos pedagógicos e facilitam a vivência de ações sustentáveis. Portanto, é possível vislumbrar um modelo educacional que não apenas prepara os indivíduos para o mercado de trabalho, mas que os torna plenamente conscientes de suas responsabilidades sociais e ambientais. Essa abordagem contribui para a formação de cidadãos capazes de buscar soluções significativas diante das complexidades contemporâneas, promovendo um futuro mais equilibrado e justo.</p>2025-04-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Francisco Danes Soares, Iracy Alves da Silva Xavier, Cátia Regina Soliman, Cleiane Nascimento Almeida, Daniel do Nascimento Silvahttps://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/article/view/2072O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NA CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE INOVADOR E INCLUSIVO2025-04-04T20:49:21+00:00Ana Claudia Moura de Rezenderevista@gmail.comAna Paula Schaedler Zarthrevista@gmail.comJoseane Nascimento Lima da Silva Ângelorevista@gmail.comAna Maria Monteiro Barbosarevista@gmail.comCinthia Camargo Moraisrevista@gmail.com<p>A gestão escolar é um fator essencial na promoção de ambientes educacionais que almejam inovação e inclusão, essenciais para responder às demandas de uma sociedade em transformação. A escolha deste tema justifica-se pela necessidade de entender como as práticas de gestão podem impactar a qualidade e acessibilidade da educação. O objetivo principal deste estudo reside em investigar as metodologias que desempenham um papel na construção de ambientes inclusivos e inovadores nas escolas. A metodologia utilizada tem uma abordagem bibliográfica, analisando obras que discutem liderança pedagógica, metodologias ativas e a promoção da diversidade no contexto escolar. Os principais resultados indicam que a implementação de práticas colaborativas e a valorização da formação contínua dos educadores potencializam o engajamento dos alunos, favorecendo um ambiente onde tanto a criatividade quanto a aceitação das diferenças se tornam valores centrais. Conclui-se que a gestão escolar transcende a mera coordenação de recursos, assumindo uma função de articulação de políticas que garantem equidade e igualdade de oportunidades. Assim, a construção de redes de apoio entre educadores e a adoção de estratégias que considerem a diversidade são pontos centrais para preparar os alunos para os desafios contemporâneos. Em síntese, a gestão escolar atua como uma ferramenta para a transformação da educação, onde a inovação e a inclusão se estabelecem como alicerces essenciais, orientando o processo de ensino-aprendizagem em prol de uma educação mais justa e formadora de cidadãos críticos e ativos.</p>2025-04-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Ana Claudia Moura de Rezende, Ana Paula Schaedler Zarth, Joseane Nascimento Lima da Silva Ângelo, Ana Maria Monteiro Barbosa, Cinthia Camargo Moraishttps://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/article/view/2073DE LEITORES DE TELA À IMPRESSORAS BRAILLE2025-04-04T20:57:41+00:00Volmir José Kazmierczakrevista@gmail.comKelly Cristina Maria de Souza Mendesrevista@gmail.comJosé Evanio Almeida de Limarevista@gmail.comSérgio Luiz Soares Mendonçarevista@gmail.comSilmara Regina Rondon Canavarros Freire Silvarevista@gmail.com<p>Este artigo analisa o impacto transformador das tecnologias assistivas na vida de pessoas com deficiência visual, com foco específico em leitores de tela e impressoras braille. A revolução digital contemporânea possibilita avanços significativos na acessibilidade, promovendo maior independência e inclusão social deste grupo historicamente marginalizado. A pesquisa adota metodologia qualitativa e quantitativa, combinando entrevistas com 47 usuários destas tecnologias e análise estatística sobre sua implementação em instituições educacionais e profissionais brasileiras. Os resultados indicam que leitores de tela como NVDA, JAWS e Voice Over aumentam em 73% a autonomia digital dos usuários, enquanto impressoras braille modernas, com tecnologia de embossing avançada, ampliam em 68% o acesso a materiais impressos em ambientes educacionais. A integração destas ferramentas com dispositivos smart e aplicações baseadas em cloud computing potencializa ainda mais sua eficácia, criando ecossistemas digitais acessíveis. O estudo identifica, contudo, barreiras persistentes: custo elevado de equipamentos sofisticados, necessidade de capacitação técnica e resistência institucional à implementação destas tecnologias. Conclui-se que, embora desafiadores, os avanços tecnológicos em acessibilidade representam ponto de inflexão na inclusão de pessoas com deficiência visual, transformando limitações históricas em oportunidades de participação plena na sociedade digital contemporânea e redefinindo possibilidades educacionais, profissionais e sociais destes indivíduos.</p>2025-04-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Volmir José Kazmierczak, Kelly Cristina Maria de Souza Mendes, José Evanio Almeida de Lima, Sérgio Luiz Soares Mendonça, Silmara Regina Rondon Canavarros Freire Silvahttps://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/article/view/2074POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO CAMINHOS PARA A REDUÇÃO DA DESIGUALDADE SOCIAL2025-04-04T21:02:42+00:00Maria Angélica Dornelles Diasrevista@gmail.comMaria Simone Bottegarevista@gmail.comSirlan Barbosa Tavaresrevista@gmail.comKássia Reijane dos Santos Andraderevista@gmail.comRosilda Divina Carneiro Diasrevista@gmail.com<p>A intersecção entre políticas públicas e educação é um tema relevante na contemporaneidade, visto que a educação é um dos pilares para a promoção da igualdade social. Este estudo justifica a escolha do tema ao considerar a urgência de adotar políticas educacionais inclusivas que visem reduzir as desigualdades socioeconômicas. O objetivo principal é investigar como a implementação efetiva destas políticas pode transformar a realidade de populações marginalizadas. A metodologia envolve uma abordagem bibliográfica, com análise de diversos modelos de políticas públicas em diferentes contextos. Os principais resultados indicam que, embora haja avanços significativos, desafios persistem, como a escassez de recursos e resistência cultural, que afetam a eficácia das intervenções. As conclusões ressaltam que, para o sucesso das políticas públicas, é essencial que elas sejam adaptáveis, considerando as especificidades de cada comunidade. Além disso, a pesquisa destaca a importância da formação de professores, do uso de tecnologias educacionais e do envolvimento ativo da comunidade no processo educacional. O trabalho reafirma que a educação, enquanto direito humano, deve ter um enfoque inclusivo e equitativo, propondo recomendações que visam fortalecer políticas públicas neste sentido. A aliança entre políticas públicas e objetivos educacionais não só forma cidadãos críticos, mas também desempenha um papel fundamental na diminuição da desigualdade social, constituindo um compromisso ético necessário para o desenvolvimento sustentável da sociedade. O apoio e engajamento das administrações públicas e da opinião pública são imprescindíveis para garantir a eficácia das iniciativas educacionais.</p>2025-04-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Maria Angélica Dornelles Dias, Maria Simone Bottega, Sirlan Barbosa Tavares, Kássia Reijane dos Santos Andrade, Rosilda Divina Carneiro Diashttps://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/article/view/1185UMA ANÁLISE DA PRIMEIRA COMEMORAÇÃO ESCOLAR DO DIA DA CRIANÇA EM BRASÍLIA (1960)2023-01-17T20:30:22+00:00Aline Ribeiro de Oliveiraalineribeirorb@gmail.comJuarez José Tuchinski dos Anjosjuarezdosanjos@yahoo.com.br<p>O objetivo do artigo, de cunho historiográfico, é analisar a primeira comemoração escolar do Dia da Criança em Brasília, em 1960. A hipótese é de que, o ato de comemorar entre escolares o primeiro Dia da Criança em Brasília, em função do modo como foi naquela ocasião festejado, tornou-se menos uma celebração da criança e mais uma estratégia política de afirmação da realidade da nova capital na vida do país e de seu idealizador, o presidente Juscelino Kubitscheck de Oliveira. O artigo divide-se em duas partes. Na primeira, com base na descrição fornecida por reportagem do <em>Correio Braziliense</em>, narra-se a primeira comemoração do Dia da Criança em Brasília. Na segunda, procede-se à uma leitura à contrapelo (BENJAMIN, 1987) do relato jornalístico, buscando evidenciar os usos políticos a que o evento acabou se prestando. Ao final, encerram-se com breves considerações, a modo de conclusão.</p>2025-04-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Aline Ribeiro de Oliveira, Juarez José Tuchinski dos Anjoshttps://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/article/view/1856PERPETUART: IDENTIDADE CRIATIVA APLICADA À PELE2024-08-26T18:27:21+00:00Mariana Petry Biondomaripbiondo@gmail.comDiane Meri Weiller Johanndiane.johann@unijui.edu.brTarcisio Dorn de Oliveiratarcisio.oliveira@unijui.edu.br<p align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">A tatuagem existe há milhares de anos e serve de construção do ser humano na sua individualidade e coletividade. Existem muitos estilos de traços e desenhos que variam de acordo com a cultura e o profissional. A partir disso, o presente projeto visa a criação de uma revista com uma coleção de tatuagens feita a partir de vários estilos já existentes, mostrando que é possível unir Design e arte para consolidar melhor um projeto criativo. A metodologia escolhida para estruturar este projeto é de Peón (2001), que cita esse processo como um conjunto de ordenações que servem de ferramenta para o desenvolvimento do objetivo final do designer. Assim, desenvolveu-se uma revista para expor ao público-alvo ilustrações feitas a partir de histórias de algumas pessoas, desenvolvendo tatuagens que vão além da estética, mas também visam marcar a pele com memórias afetivas em desenhos construídos com base em conceitos e técnicas de Design.</span></p>2025-04-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Mariana Petry Biondo, Diane Meri Weiller Johann, Tarcisio Dorn de Oliveirahttps://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/article/view/2118CIBERSEGURANÇA EM UM MUNDO HIPERCONECTADO2025-04-18T00:22:17+00:00Elias Leandro de Lima Júniorrevista@gmail.comJackeline Ferreira e Silva Cardosorevista@gmail.comHalfh Matheus dos Santos Ribeirorevista@gmail.comMárcio Kusunokirevista@gmail.comSonaí Maria da Silvarevista@gmail.com<p>A crescente interconexão das tecnologias da informação e comunicação gera um aumento exponencial na dinâmica das interações globais, expondo indivíduos e organizações a riscos cibernéticos sem precedentes. Nesse contexto, a cibersegurança emerge como elemento fundamental para a proteção de ativos digitais, informações sensíveis e a integridade de sistemas críticos. Este estudo justifica a escolha do tema ao revelar os desafios impostos por essa hiperconectividade, como a sofisticação das ameaças, a vulnerabilidade das infraestruturas e a escassez de habilidades especializadas. O objetivo principal é analisar a complexidade das interações entre usuários, dispositivos e redes, destacando a necessidade de estratégias de defesa mais holísticas. A metodologia utilizada inclui uma abordagem bibliográfica, com a revisão de literatura pertinente sobre cibersegurança e suas práticas. Os principais resultados mostram que cada novo ponto de conexão potencializa vetores de ataques, revelando a urgência de proteções efetivas. As conclusões mais relevantes indicam que a implementação de uma arquitetura de segurança baseada em camadas, o investimento em tecnologias emergentes como inteligência artificial e <em>machine learning</em> para a detecção de intrusões, e a promoção de uma cultura de conscientização cibernética são essenciais. Este trabalho propõe um chamado à ação, enfatizando a premente necessidade de investir em cibersegurança como componente estratégico da resiliência organizacional em um mundo cada vez mais interconectado. A adoção de uma visão proativa e integrada é imprescindível para mitigar riscos e reforçar a confiança nas infraestruturas digitais.</p>2025-04-18T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Elias Leandro de Lima Júnior, Jackeline Ferreira e Silva Cardoso, Halfh Matheus dos Santos Ribeiro, Márcio Kusunoki, Sonaí Maria da Silvahttps://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/article/view/2119APRENDIZAGEM HÍBRIDA2025-04-18T00:26:43+00:00Luciana Costa Martinellirevista@gmail.comSelma Santos da Silvarevista@gmail.comDaiane de Lourdes Alves Velhorevista@gmail.comSimone Souza Campos Leandrorevista@gmail.comMeirelene Pereira Fróes Limarevista@gmail.com<p>A aprendizagem híbrida apresenta-se como uma abordagem inovadora que integra práticas educacionais presenciais e digitais, formulando um ambiente de aprendizado que se adapta às demandas contemporâneas dos estudantes. Este tema é escolhido em virtude da crescente necessidade de metodologias que conciliem a tecnologia com o ensino tradicional, visando otimizar a experiência educacional. O objetivo principal deste estudo é analisar os impactos da aprendizagem híbrida nas metodologias educacionais e no engajamento dos alunos. A metodologia adotada é de abordagem bibliográfica, envolvendo uma revisão crítica da literatura existente sobre o tema. Os principais resultados indicam que a integração de ferramentas digitais enriquece o processo educativo, propiciando aos alunos a possibilidade de acessar os conteúdos em seu próprio ritmo e contribuindo para melhorias significativas nos resultados de aprendizagem. Além disso, a formação dos educadores e a infraestrutura tecnológica são fatores determinantes para a efetividade desse modelo. Conclui-se que a aprendizagem híbrida não apenas melhora a experiência do estudante, mas também promove uma transformação nas práticas pedagógicas, permitindo a personalização e a autonomia no aprendizado. A sinergia entre métodos tradicionais e digitais é essencial para uma educação mais integrada, capaz de responder às exigências do século XXI. A diversidade de formatos e aplicações da aprendizagem híbrida reforça que não há um único modelo ideal, mas sim a necessidade de adaptações conforme o contexto educacional.</p>2025-04-18T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Luciana Costa Martinelli, Selma Santos da Silva, Daiane de Lourdes Alves Velho, Simone Souza Campos Leandro, Meirelene Pereira Fróes Limahttps://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/article/view/2120A REVOLUÇÃO DA INTERNET DAS COISAS (IOT)2025-04-18T00:32:45+00:00Edmaury Vieira Fabrirevista@gmail.comMeirelene Pereira Fróes Limarevista@gmail.comMadalena da Silva Rodriguesrevista@gmail.comSonaí Maria da Silvarevista@gmail.comMarilene Lopes Rangelrevista@gmail.com<p>A Internet das Coisas (IOT) representa uma transformação profunda na forma como objetos físicos se integram ao ambiente digital, criando redes de dispositivos interconectados capazes de coletar, transmitir e processar dados sem intervenção humana direta. Este fenômeno tecnológico expande-se exponencialmente na sociedade contemporânea, modificando setores como indústria, saúde, agricultura e vida urbana, o que justifica sua investigação sistemática para compreensão de suas implicações técnicas, sociais e econômicas. O presente estudo tem como objetivo analisar o desenvolvimento atual da IoT, identificando seus principais componentes tecnológicos, modelos de implementação e desafios relativos à segurança, privacidade e interoperabilidade. A metodologia adotada baseia-se em revisão bibliográfica integrativa de publicações científicas recentes (2018-2025) disponíveis nas bases de dados IEEE Xplore, Scopus e Web of Science, complementada por análise documental de relatórios técnicos de organizações de padronização e empresas líderes no setor. Os resultados evidenciam a emergência de arquiteturas distribuídas de <em>edge computing</em> como solução para problemas de latência e sobrecarga de rede, além da consolidação de protocolos de comunicação específicos para dispositivos com recursos limitados. Identifica-se também a necessidade de frameworks regulatórios que equilibrem inovação tecnológica e proteção de dados pessoais. Conclui-se que a IoT constitui um ecossistema complexo em evolução, cuja expansão sustentável depende do desenvolvimento coordenado de tecnologias habilitadoras, modelos de negócio viáveis e políticas públicas adequadas, além de abordagens interdisciplinares que considerem aspectos éticos, ambientais e de inclusão digital, para maximização de seus benefícios sociais e mitigação de riscos associados.</p>2025-04-18T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Edmaury Vieira Fabri, Meirelene Pereira Fróes Lima, Madalena da Silva Rodrigues, Sonaí Maria da Silva, Marilene Lopes Rangel