https://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/issue/feed Revista Missioneira 2025-02-01T18:34:11+00:00 Fábio César Junges fabiocesarjunges@san.uri.br Open Journal Systems <p> </p> <p><strong>Obs.: Submissões suspensas por tempo indeterminado em função do grande fluxo de submissões.</strong><br /><br />A Revista Missioneira é um periódico semestral da área das Ciências Sociais e Humanas, <strong>classificada como B2 pelo Qualis Periódicos da CAPES</strong>. Tem como missão oportunizar a socialização de resultados de pesquisas nas Ciências Sociais e Humanas, privilegiando abordagens interdisciplinares. As contribuições científicas destinadas à Revista devem ser inéditas, advindas destas áreas do conhecimento. Busca publicar produções em forma de artigos científicos, ensaios, traduções e entrevistas.</p> https://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/article/view/2016 UM ESTUDO COMPARATIVO DE CURRÍCULOS DE CURSOS DE BACHARELADO EM LETRAS LIBRAS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS E A COMPETÊNCIA TRADUTÓRIA SEGUNDO O PACTE 2025-01-31T00:57:40+00:00 William Jônatas Vidal Coutinho avaete.guerra@gmail.com Felipe Venâncio Barbosa avaete.guerra@gmail.com Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra avaete.guerra@gmail.com Emanuella Silveira Vanconcelos avaete.guerra@gmail.com Marcelo Máximo Purificação avaete.guerra@gmail.com <p>O presente trabalho tem por objetivo principal verificar se há referência nos projetos de cursos (PPCs ou PPPs) de bacharelado em Letras Libras no Brasil à competência tradutória em consonância com os postulados do modelo do PACTE. Além disso, visa apresentar uma síntese de textos científicos publicados em revistas que abarcam pontos relevantes à consideração do desenvolvimento da competência tradutória em Libras. A relevância do estudo está em apontar dados numéricos que oferecem um panorama da oferta de cursos de bacharelado de Letras Libras no Brasil e evidências do (não)trabalhar a aquisição da competência tradutória no processo formativo, com atenção especial para textos específicos dessa competência no par Libras/Língua Portuguesa. Para tanto, o estudo de natureza básica, teórico e quantitativo buscou por textos que surgissem ao realizar buscas sob os descritores “competência tradutória” e “Língua Brasileira de Sinais” tanto em português como em inglês em quinze revistas científicas listadas na avaliação da CAPES quadriênio 2017 - 2020. Nos artigos sobre competência, buscou-se referência à Libras e nos artigos sobre a Libras buscou-se referência à competência tradutória. O texto utiliza tabelas, esquema e um link de um mapa conceitual para a amostragem dos dados e confronta as informações conceituais dos PPCs com&nbsp; Hurtado Albir (2005). Como resultado foi possível identificar ligações entre propostas de disciplinas nos cursos de Letras Libras com as subcompetências tradutórias citadas por Hurtado Albir (2005) , assim como possíveis problemas ao processo formativo de ordem sequencial das disciplinas ofertadas nos cursos. Foi possível concluir que é necessário pensar não apenas que disciplinas farão parte do currículo, mas que ligação elas possuem com a competência tradutória e se o espaço em que elas são alocadas no currículo é apropriado.</p> 2025-01-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 William Jônatas Vidal Coutinho, Felipe Venâncio Barbosa, Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra, Emanuella Silveira Vanconcelos, Marcelo Máximo Purificação https://san.uri.br/revistas/index.php/missioneira/article/view/2017 TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: INSTRUMENTOS PARA A PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO NO AMBIENTE EDUCACIONAL 2025-02-01T18:34:11+00:00 Johnnata Luiz Silva Lino johnnataluiz@gmail.com Márcio Kusunoki kusunoki@gmail.com Mônica Moghrabi Marinho Norato moniquinhamarinho@hotmail.com Eduardo de Castro Campos eduardoccam@gmail.com Tiago do Amor Divino Araujo tiagodoamordivinoaraujo@gmail.com Márcia Regina Vieira Antunes marcia.antunes@etec.sp.gov.br <p>A tecnologia tem impactado de forma concisa na sociedade, incluso na área educacional, proporcionando vantagens e desvantagens para professores e alunos. Desde modo, o objetivo deste trabalho é dissertar, através de uma revisão bibliográfica, sobre os impactos da utilização da tecnologia no ambiente escolar, destacando metodologias ativas deste aspecto, como também os benefícios e dificuldades enfrentadas por professores e estudantes, visando assim contribuir para que pesquisadores e a sociedade entendam a temática e como podem fazer uso da tecnologia de forma mais consciente e eficaz do dia a dia escolar. A partir da metodologia de revisão bibliográfica, realizada nas plataformas Google Acadêmico e Periódicos Capes, fica evidente que a utilização da tecnologia em sala de aula prevê um auxílio relevante para os docentes no quesito do aprendizado individualizado, melhoria do engajamento dos alunos e na visualização das dificuldades de cada discente, possibilitando que as atividades sejam mais direcionadas e atinjam as habilidades defasadas de cada indivíduo. Todavia, dificuldades nas formações continuadas dos professores, falta de recursos das escolas e redução nas interações sociais, são fatores que elencam desvantagens no uso da tecnologia. Sendo assim, os recursos tecnológicos, sejam eles chatbots, jogos educacionais, smartphones e tablets necessitam de uma análise, perante o currículo escolar proposto e acerca do domínio da equipe escolar sobre essas metodologias, permitindo que este aspecto tenha seus objetivos alcançados e o ensino-aprendizagem seja de fato melhorado com estes recursos.</p> 2025-02-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Johnnata Luiz Silva Lino, Márcio Kusunoki, Mônica Moghrabi Marinho Norato, Eduardo de Castro Campos, Tiago do Amor Divino Araujo, Márcia Regina Vieira Antunes