A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA AS (CON)VIVÊNCIAS EM SOCIEDADE
UM DEBATE EMERGENTE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.31512/missioneira.v22i2.274Palavras-chave:
Saberes. Educação. FormaçãoResumo
A formação de professores é uma temática que necessita de constantes debates e provocações dentro do campo do saber, visto que permeia o processo formativo crítico e reflexivo dos sujeitos para as (con)vivências em sociedade. Diante da necessidade de ampliar as discussões envolvendo a formação de professores, o presente artigo busca analisar o processo formativo de docentes, atentando para o processo de ensino e aprendizagem, bem como o papel dos educadores para a construção de momentos críticos e reflexivos, visando o processo de emancipação social dos escolares. Em se tratando de metodologia, pode-se dizer que esta pesquisa apresenta uma abordagem do tipo qualitativa, tendo por base estudos em referenciais bibliográficos. A formação de professores deve permitir a construção de saberes, vivências e experiências e, sempre que necessário, o professor deve dinamizar o processo de ensino e aprendizagem, atentando para a pluralidade de identidades presentes dentro dos ambientes educacionais. Percebe-se, portanto, a importância do debate envolvendo a formação de professores, visando a construção de sujeitos críticos, autônomos e reflexivos e que saibam atuar com responsabilidade no meio sociocultural.
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