AGRICULTURA URBANA E PERIFÉRICA: CAMINHOS PARA ESTIMULAR NOVAS ATITUDES E TRANSFORMAR REALIDADES
DOI:
https://doi.org/10.31512/gesto.v10i2.700Resumo
Nas últimas décadas a agricultura urbana e periurbana tem chamado atenção dos legisladores pois os estudos demonstram sua importância na promoção da segurança alimentar, economia doméstica e seus efeitos positivos na biodiversidade. Assim este artigo tem como objetivo destacar a importância das AUPs para sustentabilidade urbana, tanto no fornecimento de alimentos saudáveis contribuindo para segurança alimentar e nutricional, quanto para qualidade do ambiente urbano e periurbano. Trata-se de uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa. Os resultados apresentados levam a conclusão de que a agricultura urbana e periurbana, permite a geração de emprego, a renda alternativa, abastece pequenos mercados, valoriza culturas locais e sem contar que provoca o empoderamento de comunidades e amplia a oportunidade de participação de gênero. Além de contribuir para a melhoria do clima e da biodiversidade, tornando as cidades mais agradáveis e sustentáveis. Inclusão de criação, manutenção e conservação das AUPs no Plano Diretor torna-se um importante para tornar a cidade mais produtivas, senso de cooperação entre moradores, redução da temperatura, melhoria da qualidade do ar, além da preservação dos recursos naturais e reduz da escassez de alimentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2022 Ananere da Silva Cruz, Márcia Maria Rodrigues Sá, Tarcisio Dorn de Oliveira, Daniel Knebel Baggio, Nelson José Thesing, Sandra Beatriz Vicenci Fernandes
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.