TRABALHO HOME OFFICE E OS REFLEXOS NA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL DAS MULHERES DURANTE A PANDEMIA DE COVID19

Autores

  • Ariane Cristina Silva Borges Faculdade Única, Ipatinga, MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/gesto.v10i2.637

Palavras-chave:

Mulheres, conflito trabalho-família, home office, pandemia de covid19

Resumo

Compreendendo que a adoção do home office no contexto da pandemia produziu e/ou intensificou efeitos na relação entre trabalho e família, em especial para trabalhadoras, o presente estudo buscou compreender como o trabalho home office refletiu na vida pessoal e profissional das mulheres durante a pandemia de covid19. Para alcançar este objetivo, foram entrevistadas 110 profissionais mulheres com diferentes constituições familiares. A maior parte das entrevistadas relataram sobrecarga de trabalho devido aos novos arranjos de trabalho que foram consequência da adesão compulsória do modelo de trabalho home office durante a pandemia. Cabe ressaltar, que mesmo com o aumento da carga de trabalho vivido pelas trabalhadoras entrevistas, não foi atribuído ao modelo de trabalho home office o impacto direto na vida familiar causando conflitos. O aumento significativo de horas trabalhadas, somadas as dificuldades de gestão de tempo e o fato de não possuir recursos necessários para execução do trabalho foram apontados como fatores contribuintes para a existência ou agravamento desse conflito o que nos permite contribuir para ampliar o debate sobre a temática conflito trabalho e família e dos fatores que podem levar a existência ou então ao agravamento dele.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariane Cristina Silva Borges, Faculdade Única, Ipatinga, MG, Brasil

Pós -graduada em Saúde mental pelo Centro Universitário de Caratinga (2012) e graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Caratinga (2011). Profissional da Psicologia, atua com a abordagem Cognitiva Comportamental em atendimento clínico particular. Proprietária da Clínica Humanamente. É professora universitária na Faculdade Única, lecionando disciplinas como Psicologia Organizacional, Comunicação Empresarial, Gerenciamento das Competências e Fundamentos em Recursos Humanos para os cursos de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, Administração de Empresas e Ciências Contábeis e também Psicóloga responsável pelo NAPSI ( Núcleo de Apoio Psicopedagógico) polo Timóteo - MG.

Publicado

2022-10-03

Como Citar

Borges, A. C. S. (2022). TRABALHO HOME OFFICE E OS REFLEXOS NA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL DAS MULHERES DURANTE A PANDEMIA DE COVID19. Revista GESTO: Revista De Gestão Estratégica De Organizações, 10(2), 61-74. https://doi.org/10.31512/gesto.v10i2.637