OS PRINCÍPIOS COOPERATIVISTAS E A INTERDISCIPLINARIDADE PRESENTES EM UMA COOPERATIVA ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/gesto.v10i1.554

Resumo

O presente artigo busca compreender as contribuições dos princípios do cooperativismo, a interdisciplinaridade, em um processo de construção coletivo, efetivado na prática, na realização do Projeto Educacional. Significa, verificar para além das fundamentações teóricas, construídas ao longo da história, identificar as práticas da constituição de uma Cooperativa Escolar, por alunos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Imaculada Conceição, no distrito do Depósito, no município de Espumoso, fundada em 2018. Para responder os objetivos do estudo, a pesquisa conta com aportes teóricos-metodológicos, de natureza aplicada, abordagem qualitativa, com a análise de conteúdo. Os achados do estudo indicam que os princípios, as concepções de estudos interdisciplinares, se efetivam, ao contribuírem na constituição de uma cooperativa escolar, com ações de intervenção da realidade, ao produzir o sal temperado, para uma comunidade com altos índices de hipertensão, ao promover o protagonismo de estudantes, ao exercerem a autogestão na cooperativa, ao incorporar na caminhada educacional, professores, funcionários, pais e a comunidade, em um conjunto de atividades, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, tendo como eixos norteadores, a solidariedade, a cooperação e interesse pela comunidade, contribuindo com a efetivação dos princípios cooperativistas, nas boas práticas de governança cooperativa, na interdisciplinaridade, tão fundamentais na construção do conhecimento. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danieli de Oliveira Biolchi, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, RS, Brasil

Mestranda no Programa Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional, na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Professora Estadual.

Airton Adelar Mueller, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, RS, Brasil

Professor Doutor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional, Orientador.

Nelson José Thesing, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, RS, Brasil

Professor Doutor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional, Orientador.

Danieli de Almeida Oliveira, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, RS, Brasil

Mestranda no Programa Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional, na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Publicado

2021-11-15

Como Citar

Biolchi, D. de O., Mueller, A. A., Thesing, N. J. ., & Oliveira, D. de A. (2021). OS PRINCÍPIOS COOPERATIVISTAS E A INTERDISCIPLINARIDADE PRESENTES EM UMA COOPERATIVA ESCOLAR. Revista GESTO: Revista De Gestão Estratégica De Organizações, 10(1), 37-54. https://doi.org/10.31512/gesto.v10i1.554