OS PRINCÍPIOS COOPERATIVISTAS E A INTERDISCIPLINARIDADE PRESENTES EM UMA COOPERATIVA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.31512/gesto.v10i1.554Resumo
O presente artigo busca compreender as contribuições dos princípios do cooperativismo, a interdisciplinaridade, em um processo de construção coletivo, efetivado na prática, na realização do Projeto Educacional. Significa, verificar para além das fundamentações teóricas, construídas ao longo da história, identificar as práticas da constituição de uma Cooperativa Escolar, por alunos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Imaculada Conceição, no distrito do Depósito, no município de Espumoso, fundada em 2018. Para responder os objetivos do estudo, a pesquisa conta com aportes teóricos-metodológicos, de natureza aplicada, abordagem qualitativa, com a análise de conteúdo. Os achados do estudo indicam que os princípios, as concepções de estudos interdisciplinares, se efetivam, ao contribuírem na constituição de uma cooperativa escolar, com ações de intervenção da realidade, ao produzir o sal temperado, para uma comunidade com altos índices de hipertensão, ao promover o protagonismo de estudantes, ao exercerem a autogestão na cooperativa, ao incorporar na caminhada educacional, professores, funcionários, pais e a comunidade, em um conjunto de atividades, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, tendo como eixos norteadores, a solidariedade, a cooperação e interesse pela comunidade, contribuindo com a efetivação dos princípios cooperativistas, nas boas práticas de governança cooperativa, na interdisciplinaridade, tão fundamentais na construção do conhecimento.
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Copyright (c) 2021 Danieli de Oliveira Biolchi, Airton Adelar Mueller, Nelson José Thesing, Danieli de Almeida Oliveira
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