INSERÇÃO DO COOPERATIVISMO DE CRÉDITO NOS MUNICÍPIOS
POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.31512/gesto.v10i1.509Palavras-chave:
Cooperativa de crédito; Ações estratégicas; DesenvolvimentoResumo
Esse estudo tem como objetivo geral “analisar as contribuições do cooperativismo de crédito para o desenvolvimento econômico e social das comunidades locais, através de suas as ações estratégicas de negócios para administração da folha de pagamento dos Municípios do RS”. Em se tratando dos aspectos metodológicos, esta pesquisa é do tipo qualitativo, descritivo e exploratório, na qual foi realizado um estudo de caso numa Cooperativa de Crédito no estado do Rio Grande do Sul. Como resultados, constatou-se que o cooperativismo de crédito pode contribuir com o desenvolvimento econômico e social de seus cooperados e da comunidade, através de suas ações estratégicas na oferta de seus produtos e serviços, tais como, prática de taxas de juros menos expressivas; assessoria para educação financeira; ações de responsabilidade social, identificação das necessidades e perfis de seus associados considerando suas reais necessidades. De acordo com estas ações foi verificada uma economia de R$ 16,1 milhões ao ano aos seus associados do Segmento Servidor Público Municipal. Além disso, os R$ 6,9 milhões que a Cooperativa investiu na licitação junto aos municípios, foram investidos em ações sociais contribuindo para melhoria da qualidade de vida da comunidade local.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2021 Carla Rosane da Costa Sccott, Vitor Kochhann Reisdorfer, Janaína Balk Brandão, Fernando Reichert Haas, Sandro José Fin
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.