UTILIZAÇÃO DO MARK-UP PARA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA EM EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS
DOI:
https://doi.org/10.31512/gesto.v10i2.492Palavras-chave:
Contabilidade de Custos. Preço de Venda. Mark-up. Prestação de serviços.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo calcular o preço de venda, baseado em custos por meio do mark-up, em uma empresa prestadora de serviços no ramo de administração de condomínios. Para tal, realizou-se um estudo de caso exploratório com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados por meio de análise documental. No estudo realizado, foi tomado por base as premissas do método de custeio por absorção, após efetuado a aplicação do mark-up e por fim o cálculo da formação do preço de venda. Considerando o desejo da direção em obter um lucro de 40%, percebe-se que é necessário um aumento médio de 15,77% do valor já praticado. Em comparação ao reajuste médio necessário, verifica-se os 5 clientes que possuem um preço de venda mais próximo ao ideal, calculado pela metodologia do mark-up. É possível perceber que, ao analisar apenas estes 5 condomínios, o reajuste médio de 15,77%, passa para 10,46%. Por outro lado, demonstra-se a situação dos condomínios que estão mais distantes ao valor proposto no estudo, ou seja, àqueles que a empresa mais precisa reajustar para obter o lucro desejado. Nestes casos, o reajuste médio de 15,77% passa para 31,98%, indicando ser importante a revisão do preço de venda praticado.
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Copyright (c) 2022 Marcelo Juarez Vizzotto, Rosilene Farias Marques, Lauri Paulus
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