UTILIZAÇÃO DO MARK-UP PARA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA EM EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/gesto.v10i2.492

Palavras-chave:

Contabilidade de Custos. Preço de Venda. Mark-up. Prestação de serviços.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo calcular o preço de venda, baseado em custos por meio do mark-up, em uma empresa prestadora de serviços no ramo de administração de condomínios. Para tal, realizou-se um estudo de caso exploratório com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados por meio de análise documental. No estudo realizado, foi tomado por base as premissas do método de custeio por absorção, após efetuado a aplicação do mark-up e por fim o cálculo da formação do preço de venda. Considerando o desejo da direção em obter um lucro de 40%, percebe-se que é necessário um aumento médio de 15,77% do valor já praticado. Em comparação ao reajuste médio necessário, verifica-se os 5 clientes que possuem um preço de venda mais próximo ao ideal, calculado pela metodologia do mark-up. É possível perceber que, ao analisar apenas estes 5 condomínios, o reajuste médio de 15,77%, passa para 10,46%. Por outro lado, demonstra-se a situação dos condomínios que estão mais distantes ao valor proposto no estudo, ou seja, àqueles que a empresa mais precisa reajustar para obter o lucro desejado. Nestes casos, o reajuste médio de 15,77% passa para 31,98%, indicando ser importante a revisão do preço de venda praticado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Juarez Vizzotto, Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul (FISUL) e Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Graduado em Ciências Contábeis. Especialista em Controladoria, Auditoria e Perícia. Mestre em Administração

Rosilene Farias Marques, Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul, Garibaldi, RS, Brasil

 Graduada em Ciências Contábeis

Lauri Paulus, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, RS, Brasil

Graduado em Ciências Contábeis. Especialização em Gestão Pública e Gerência de Cidades. Especialização em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal. Mestrando em Gestão Estratégica de Organizações.

Publicado

2022-05-23

Como Citar

Vizzotto, M. J. ., Marques, R. F. ., & Paulus, L. . (2022). UTILIZAÇÃO DO MARK-UP PARA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA EM EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS. Revista GESTO: Revista De Gestão Estratégica De Organizações, 10(2), 21-40. https://doi.org/10.31512/gesto.v10i2.492