A INFLUÊNCIA DAS CARACTERÍSTICAS DEMOGRÁFICAS DOS CONTADORES NO RECONHECIMENTO DOS GASTOS COM PESQUISA E DESENVOLVIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.31512/gesto.v9i2.370Palavras-chave:
Características demográficas, Contadores, Gastos com P&D, Ativo Intangível, Despesas.Resumo
O objetivo desta pesquisa é analisar se características demográficas dos contadores influenciam no reconhecimento dos gastos de P&D como ativo intangível ou como despesa. Para responder o objetivo foi aplicado um questionário com os contadores associados a FENACON do município de Palhoça/SC. A população deste estudo engloba 117 indivíduos e a amostra final totalizou 47 respostas, o equivalente a 40,17% da população. Trata-se de uma pesquisa descritiva e de levantamento de dados ou survey, quantitativa, e de natureza aplicada. Para atingir o objetivo do estudo, realizou-se estatísticas descritivas quanto às características dos participantes da pesquisa, assim como análises de percentuais de respostas. Por fim aplicou-se uma Regressão Logística afim de identificar a influência das características demográficas na tomada de decisão de reconhecer os gastos de P&D como intangível ou despesa. Os resultados obtidos demonstraram que três variáveis independentes da pesquisa (características demográficas) influenciam na forma de reconhecimento de gastos na fase de P&D. São as características: gênero para o reconhecimento como despesa; se o profissional é proprietário do escritório de contabilidade para reconhecimento como ativo intangível; e tempo de atuação do escritório de contabilidade, também para despesa. Conclui-se que a subjetividade deixada pelas normas contábeis faz com que o reconhecimento dos gastos com P&D não sejam padronizados entre os profissionais contábeis. Por fim, esta pesquisa contribui tanto com a teoria, uma vez que esta foi pioneira na verificação da influência das características demográficas quanto à classificação destes gastos, como à prática, por servir como alerta aos contadores, de modo entender as tomadas de decisões dos contadores, bem como apresentar a importância da constante atualização e continuação da educação destes profissionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2021 Douglas Santos de Souza, Larissa Vitória Diel, Ernando Fagundes, Rodrigo Rengel, Fabricio Constante
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.