APLICAÇÃO DE UM CASO DE ESTUDO NO ENSINO DE CONTABILIDADE: PERCEPÇÕES DOS DISCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/gesto.v10i1.366

Palavras-chave:

Metodologias Ativas. Estudo de Caso. Ensino de Contabilidade. Universidade.

Resumo

As atuais inovações tecnológicas têm disponibilizado inúmeras ferramentas que podem auxiliar o processo de aprendizagem, o que vem exigindo discussões para reformulação educacional. Neste contexto, o presente estudo teve por objetivo relatar a percepção dos discentes sobre a aplicação da metodologia ativa de caso de estudo na Disciplina de Contabilidade e Orçamento Público, no Curso de Ciências Contábeis em uma Instituição de Ensino Superior do sul do Brasil. A técnica utilizada foi o estudo de caso, com uma abordagem descritiva da aula em que foi aplicado o método de caso de estudo, tendo a intenção de descrever a aplicabilidade do mesmo e a reação dos discentes e do professor. Os resultados corroboram com a literatura, evidenciando que os discentes percebem benefícios na aplicação dos casos de estudo. As mulheres representam 63% da turma analisada, e o público masculino 37%. Os principais aspectos relatados pelos alunos dizem respeito ao desenvolvimento de competências de análise crítica, comunicação, bem como as capacidades de relacionamento interpessoal e as tomadas de decisões frente a problemas vivenciados na prática nas organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janine Patrícia Jost, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, SC, Brasil

Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração (FURB). Possui mestrado em Ciências Contábeis (2018) pela Universidade de Blumenau (FURB). Especialização Lato Sensu em Auditoria Contábil e Controladoria (2015), pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI) e graduação em Ciências Contábeis (2011), pela Fundação Educacional Machado de Assis (FEMA). Atualmente também participo como pesquisadora no Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Gestão e Desenvolvimento Regional (GPGDR - Universidade Federal de Rondônia).

Justine Maria Arruda de Souza Neto, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, SC, Brasil

Mestra em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2019), possui MBA em Gestão Estratégica Corporativa pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (2019), especialista em Contabilidade Pública e Controladoria pela Universidade do Planalto Catarinense (2015) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Planalto Catarinense (2008). Atualmente é Presidente do Sindicato dos Contabilistas da Serra Catarinense - SINDICONT SERRA, contadora - Câmara Municipal de Painel, Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis na Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC.

Ronaldo Leão de Miranda, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, SC, Brasil

Atualmente Doutorando em Ciências Contábeis e Administração (PPGCC - PPGAD - CAPES 5) pela Fundação Universidade de Blumenau - FURB (Santa Catarina) (Conclusão até Junho de 2021). Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (FAPESC). Estou cursando a graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estácio de Sá (Conclusão junho de 2022). Sou Mestre em Desenvolvimento Regional (PPGDR - CAPES 5) pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB (Santa Catarina). Bacharel em Administração pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Santo Ângelo (Rio Grande do Sul), com registro no CRA - RS nº 048716.

Maria José Carvalho de Souza Domingues, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, SC, Brasil

Maria José Carvalho de Souza Domingues possui graduação em Ciências da Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). É professora titular da Universidade Regional de Blumenau/FURB, no Departamento de Administração . Tem experiência na gestão universitária tendo atuado como Diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Pró-Reitora de Ensino Médio, Graduação e Profissionalizante e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Regional de Blumenau/FURB. Nos Programas de Pós-Graduação em Administração e de Ciências Contábeis ministra disciplinas e desenvolve pesquisas relacionadas a gestão universitária e a tecnologias no ensino.

Publicado

2021-10-22

Como Citar

Jost, J. P. ., Souza Neto, J. M. A. de ., Miranda, R. L. de, & Domingues, M. J. C. de S. . (2021). APLICAÇÃO DE UM CASO DE ESTUDO NO ENSINO DE CONTABILIDADE: PERCEPÇÕES DOS DISCENTES. Revista GESTO: Revista De Gestão Estratégica De Organizações, 10(1), 21-35. https://doi.org/10.31512/gesto.v10i1.366