APLICAÇÃO DE UM CASO DE ESTUDO NO ENSINO DE CONTABILIDADE: PERCEPÇÕES DOS DISCENTES
DOI:
https://doi.org/10.31512/gesto.v10i1.366Palavras-chave:
Metodologias Ativas. Estudo de Caso. Ensino de Contabilidade. Universidade.Resumo
As atuais inovações tecnológicas têm disponibilizado inúmeras ferramentas que podem auxiliar o processo de aprendizagem, o que vem exigindo discussões para reformulação educacional. Neste contexto, o presente estudo teve por objetivo relatar a percepção dos discentes sobre a aplicação da metodologia ativa de caso de estudo na Disciplina de Contabilidade e Orçamento Público, no Curso de Ciências Contábeis em uma Instituição de Ensino Superior do sul do Brasil. A técnica utilizada foi o estudo de caso, com uma abordagem descritiva da aula em que foi aplicado o método de caso de estudo, tendo a intenção de descrever a aplicabilidade do mesmo e a reação dos discentes e do professor. Os resultados corroboram com a literatura, evidenciando que os discentes percebem benefícios na aplicação dos casos de estudo. As mulheres representam 63% da turma analisada, e o público masculino 37%. Os principais aspectos relatados pelos alunos dizem respeito ao desenvolvimento de competências de análise crítica, comunicação, bem como as capacidades de relacionamento interpessoal e as tomadas de decisões frente a problemas vivenciados na prática nas organizações.
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Copyright (c) 2021 Janine Patrícia Jost, Justine Maria Arruda de Souza Neto, Ronaldo Leão de Miranda, Maria José Carvalho de Souza Domingues
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