EMPREENDEDORISMO FEMININO: UMA ANÁLISE DESCRITIVA E COMPARATIVA ENTRE ORGANIZAÇÕES ADMINISTRADAS POR MULHERES E POR HOMENS

Autores

  • Ana Paula Pessotto Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Frederico Westphalen, RS, Brasil
  • Neimar Ferreira da Rosa Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves, RS, Brasil
  • Cintia Sonale Rebonatto Faculdade Meridional, Passo Fundo, RS, Brasil
  • Carlos Costa Faculdade Meridional, Passo Fundo, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/gesto.v9i2.342

Resumo

Dado os indicadores socioeconômicos e demográficos da região do Médio Alto Uruguai e a reconhecida contribuição econômica do empreendedorismo feminino para os países em desenvolvimento, este estudo pretende realizar uma análise comparativa dos empreendimentos administrados por mulheres com os administrados por homens na região. Para coleta de dados utilizou-se de dados secundários, onde foram selecionadas aleatóriamente 400 dessas empresas. Os resultados deste estudo permitiram identificar que as mulheres da região são maioria na gestão das empresas e atuam principalmente no segmento comercial, mas ainda empregam menos que as empresas administradas por homens. O estudo contribui com outros focados no empreendedorismo da mulher, com implicações teóricas e práticas, no intuito de estimular a qualificações desses negócios e a garantir a sua sobrevivência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Pessotto, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Frederico Westphalen, RS, Brasil

Mestre em Administração pela Faculdade Medidional - IMED (2019). Possui graduação em Administração (2010) e especialização em Gestão Empresarial (2012) pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Atualmente é professora titular da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Atua principalmente nos seguintes temas: comportamento organizacional, gestão de pessoas e empreendedorismo.

Neimar Ferreira da Rosa, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves, RS, Brasil

Mestre em Administração pela Faculdade Meridional - IMED (2017). Bacharel em Administração pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, Campus de Frederico Westphalen (2011). Prêmio Mérito Acadêmico 2011, CRA-RS. Pós-graduado lato sensu em Gestão e Direito Empresarial (2013), Pós-Graduado na Especialização em Docência no Ensino Superior (2015). Atuação nas disciplinas de Administração Financeira; Orçamento e Análise de Investimentos; Empreendedorismo e Inovação e Marketing. Atualmente Professor Substituto no Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Bento Gonçalves, atuando no Cursos de Logística, Horticultura e Técnico em Administração.

Cintia Sonale Rebonatto, Faculdade Meridional, Passo Fundo, RS, Brasil

Mestra em Administração pela Faculdade Meridional. Pós-Graduada em Gestão de Pessoas (2013) e graduada em Administração (2003) pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Possui interesse pelos temas de Gestão de Pessoas; Comportamento Organizacional, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho; Sentido do Trabalho; Sociologia do Trabalho; Sociologia Econômica; Alcoolismo e Consumo de Álcool no Contexto Laboral e Acadêmico. Atualmente é Consultor de Desenvolvimento Humano e Coaching Acadêmico na empresa Vollmer Consultoria.

Carlos Costa, Faculdade Meridional, Passo Fundo, RS, Brasil

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), é Mestre em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui Ph.D. in Plant Science - McGill University, Montreal, Canadá e MBA em Gestão Empresarial - Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ). Atualmente é professor da Faculdade Meridional (IMED), em dois programas de pós-graduação: Mestrado em Administração (Imed Business School) e Mestrado em Psicologia (Escola de Saúde da IMED). Ainda, ministra as disciplinas de Empresas Familiares, Análise e Interpretação de dados e Evidências em Gestão de Pessoas. Também leciona, em cursos de graduação da IMED, as disciplinas de Comportamento Organizacional, Governança Corporativa e Sucessão Empresarial (curso de Administração) e Trabalho de Conclusão de Curso (curso de Medicina). No campo da pesquisa, atua especialmente nas áreas de bem-estar com foco em professores de educação básica; sucessão intergeracional em empresas familiares, urbanas e rurais; comportamento organizacional e, ainda, consumo de bebidas alcoólicas por estudantes universitários e no contexto laboral. Realiza estudos em parceria com professores/pesquisadores em Portugal (Universidade de Lisboa e Instituto Superior de Psicologia Aplicada -ISPA), no Chile (Universidade Católica do Chile ? PUC - Chile). No Brasil, tem parcerias com professores da UFPE, UFPB, dentre outras.

Publicado

2021-03-14

Como Citar

Pessotto, A. P. ., Rosa, N. F. da ., Rebonatto, C. S. ., & Costa, C. . (2021). EMPREENDEDORISMO FEMININO: UMA ANÁLISE DESCRITIVA E COMPARATIVA ENTRE ORGANIZAÇÕES ADMINISTRADAS POR MULHERES E POR HOMENS. Revista GESTO: Revista De Gestão Estratégica De Organizações, 9(2), 101-113. https://doi.org/10.31512/gesto.v9i2.342