EVOLUÇÃO TEÓRICA SOBRE CAPACIDADES DINÂMICAS: ANÁLISES E PROPOSIÇÕES POR MEIO DO ESTUDO BIBLIOMÉTRICO NACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/gesto.v9i2.294

Resumo

O objetivo deste estudo é debater a evolução da produção científica brasileira sobre a temática das Capacidades Dinâmicas por meio de uma revisão sistemática da literatura na base Scientific Periodicals Eletronic Library – SPELL (2003-2019). Primeiramente, destaca-se as origens conceituais, divergências e convergências teóricas. Em seguimento, analisa-se a evolução da produção teórica científica. Por fim, efetua-se uma análise das temáticas e sugestões de estudos futuros dos artigos. Conclui-se que houve um crescente avanço teórico nas duas últimas décadas e que pode avançar nos próximos anos. Destaca-se as contribuições da agenda de pesquisa e compreensão de como os estudos sobre a temática vem sendo desenvolvidos no âmbito nacional brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Zaluski, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Ana Paula da Rosa Dezordi, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil

Mestranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.

Jorge Oneide Sausen, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil

Pós-Doutor em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e Empresas - EBAPE / FGV. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UNIJUÍ.

Glória Charão Ferreira, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil

Pós-Doutoranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.

Clandia Maffini Gomes, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Pós-Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo - FEA/USP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Publicado

2021-01-19

Como Citar

Zaluski, F., Dezordi, A. P. da R., Sausen, J. O., Ferreira, G. C., & Gomes, C. M. (2021). EVOLUÇÃO TEÓRICA SOBRE CAPACIDADES DINÂMICAS: ANÁLISES E PROPOSIÇÕES POR MEIO DO ESTUDO BIBLIOMÉTRICO NACIONAL. Revista GESTO: Revista De Gestão Estratégica De Organizações, 9(2), 2-15. https://doi.org/10.31512/gesto.v9i2.294