ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DE VENDAS EM CONCESSIONÁRIAS DE AUTOMÓVEIS

Autores

  • Michele Raasch Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil
  • João Henriques de Sousa Júnior Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/gesto.v9i2.285

Palavras-chave:

Cadeia Global de Valor. Promoção de Vendas. Mix de Marketing. Indústria Automotiva.

Resumo

O processo de globalização auxiliou na internacionalização de alguns processos produtivos de empresas. Com isso, algumas organizações, como as concessionárias de automóveis, terceirizaram processos como a comercialização do seu produto final. A promoção de vendas é um componente do mix de marketing que auxilia na venda dos produtos finais no curto prazo. O objetivo deste trabalho é verificar quais as estratégias de promoção de vendas utilizadas pelas concessionárias autorizadas, e de quem é a autonomia para realizar essas ações. Para isto, foi realizado um estudo qualitativo, com a estratégia de estudo de caso e a utilização de entrevista semiestruturada. A amostra é composta por cinco concessionárias de automóveis de diferentes montadoras. Os resultados revelam que as concessionárias utilizam diferentes estratégias de promoção de vendas, cada uma com sua finalidade. A autonomia para realização das ações de promoção de vendas pode ser da montadora, da concessionária, ou de ambas. Este estudo desenvolve a literatura e as pesquisas empíricas sobre as cadeias globais de valor e auxilia na compreensão do funcionamento da cadeia da indústria automobilística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Raasch, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Pelotas/RS (2019). Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Pelotas/RS (2017). Técnica em Qualidade pela escola SENAC/RS (2017).

João Henriques de Sousa Júnior, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Doutorando em Administração (UFSC), Mestre em Administração (UFPE), Especialista em Gestão Pública (IFPE), Bacharel em Administração (UFPE).

Publicado

2021-05-06

Como Citar

Raasch, M., & Sousa Júnior, J. H. de . (2021). ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DE VENDAS EM CONCESSIONÁRIAS DE AUTOMÓVEIS. Revista GESTO: Revista De Gestão Estratégica De Organizações, 9(2), 135-154. https://doi.org/10.31512/gesto.v9i2.285