FINANÇAS PESSOAIS

UM ESTUDO COM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO CAPÃO DO LEÃO (RS)

Autores

  • Daniela Pinto Barros Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil
  • Luciana Nunes Ferreira Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil
  • Isabel Teresinha Dutra Soares Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/gesto.v10i1.269

Palavras-chave:

Finanças Pessoais; Endividamento; Perfil Financeiro de Professores; Educação Financeira

Resumo

Pesquisas recentes a respeito do comportamento financeiro dos brasileiros destacam o fato de aproximadamente 81% dos entrevistados saberem pouco ou nada de suas finanças e de 62,2% estarem endividados, independentemente da classe social a que pertencem. Por endividamento, compreende-se possuir parcelas a vencer de empréstimos, de financiamentos ou de compras realizadas em prestações. Nesse contexto, esse estudo, de natureza aplicada e abordagem quantitativa, teve o intuito de analisar a relação entre o perfil financeiro e a propensão ao endividamento dos professores da rede municipal de ensino do Capão do Leão (RS). Para alcançá-lo, foi aplicado um questionário estruturado com perguntas fechadas a 78 docentes, obtendo-se 75 respostas válidas. A partir dos resultados coletados, constatou-se que a maioria dos respondentes realiza algum tipo de planejamento das finanças pessoais, reconhecendo tal instrumento como uma ferramenta eficiente para uma gestão adequada dos seus proventos. Em relação à educação financeira, apesar de demonstrarem alguns saberes, carecem de instruções mais consistentes a fim de se tornarem multiplicadores. Também foi possível delinear dois perfis quanto ao relacionamento com o dinheiro e o endividamento: o construtor e o despreocupado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-11-15

Como Citar

Barros, D. P., Ferreira, L. N., & Soares, I. T. D. (2021). FINANÇAS PESSOAIS: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO CAPÃO DO LEÃO (RS). Revista GESTO: Revista De Gestão Estratégica De Organizações, 10(1), 55-73. https://doi.org/10.31512/gesto.v10i1.269