EVOLUÇÃO DAS PERSPECTIVAS TEÓRICAS DO MARKETING E A ABORDAGEM DO MARKETING ESTRATÉGICO
DOI:
https://doi.org/10.31512/gesto.v9i2.242Palavras-chave:
Marketing; Perspectivas teóricas; Marketing estratégicoResumo
O marketing associa-se aos conceitos de criatividade e inovação para o alcançar as metas focadas em estratégia de sobrevivência, de antecipação de necessidades do mercado e na pesquisa de novas tecnologias para produtos e serviços. Para compreender melhor o Marketing, assim como a sua crescente importância dentro das organizações, esta pesquisa apresenta uma sintetização de seu desenvolvimento histórico, desde a época em que ainda não era considerada uma área específica do conhecimento, até os dias de hoje. Contudo, este trabalho tem por objetivo apresentar a evolução das perspectivas do marketing e a abordagem do marketing estratégico. Dessa forma, apresenta-se o início da história do Marketing, onde se identificam as primeiras atividades desenvolvidas, antes somente uma questão de mercado. Mostra-se a relação da orientação para o mercado, às trocas transacionais e a emergência do marketing de relacionamento a partir das atividades diferenciadas. Ainda se apresenta a abordagem do marketing estratégico, por ser fundamental nas organizações. Por fim, são apresentadas as limitações e algumas sugestões de estudos futuros e contribuições de estudos dentro da área do marketing.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2021 Amanda Regina Leite, Maira Sgarbossa

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.