EVOLUÇÃO DAS PERSPECTIVAS TEÓRICAS DO MARKETING E A ABORDAGEM DO MARKETING ESTRATÉGICO

Autores

  • Amanda Regina Leite Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, Brasil
  • Maira Sgarbossa Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/gesto.v9i2.242

Palavras-chave:

Marketing; Perspectivas teóricas; Marketing estratégico

Resumo

O marketing associa-se aos conceitos de criatividade e inovação para o alcançar as metas focadas em estratégia de sobrevivência, de antecipação de necessidades do mercado e na pesquisa de novas tecnologias para produtos e serviços. Para compreender melhor o Marketing, assim como a sua crescente importância dentro das organizações, esta pesquisa apresenta uma sintetização de seu desenvolvimento histórico, desde a época em que ainda não era considerada uma área específica do conhecimento, até os dias de hoje. Contudo, este trabalho tem por objetivo apresentar a evolução das perspectivas do marketing e a abordagem do marketing estratégico. Dessa forma, apresenta-se o início da história do Marketing, onde se identificam as primeiras atividades desenvolvidas, antes somente uma questão de mercado. Mostra-se a relação da orientação para o mercado, às trocas transacionais e a emergência do marketing de relacionamento a partir das atividades diferenciadas. Ainda se apresenta a abordagem do marketing estratégico, por ser fundamental nas organizações. Por fim, são apresentadas as limitações e algumas sugestões de estudos futuros e contribuições de estudos dentro da área do marketing.

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Biografia do Autor

Amanda Regina Leite, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, Brasil

Mestra em Administração - PPGAdm - UPF

Maira Sgarbossa, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, Brasil

Especialista em Controladoria e Gestão Tributária - UPF

Mestranda em Administração - PPGAdm - UPF

Publicado

2021-05-06

Como Citar

Leite, A. R., & Sgarbossa, M. (2021). EVOLUÇÃO DAS PERSPECTIVAS TEÓRICAS DO MARKETING E A ABORDAGEM DO MARKETING ESTRATÉGICO. Revista GESTO: Revista De Gestão Estratégica De Organizações, 9(2), 114-134. https://doi.org/10.31512/gesto.v9i2.242