FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA COM BASE EM CUSTOS

ESTUDO DE CASO NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM UMA CLÍNICA ESTÉTICA DA SERRA GAÚCHA

Autores

  • Marcelo Juarez Vizzotto Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul, Garibaldi, RS, Brasil
  • Jéssica Luana Previdi Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul e Instituto Federal do Rio Grande do Sul, RS, Brasil
  • Lauri Paulus Instituto Federal do Rio Grande do Sul, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/gesto.v13i1.1734

Resumo

O propósito deste trabalho foi calcular o preço de venda através do mark-up, para uma empresa localizada na região da Serra Gaúcha. Sua elaboração consistiu em uma pesquisa de natureza básica, que buscou alcançar os objetivos propostos por meio de uma abordagem exploratória e descritiva, utilizando procedimentos técnicos de um estudo de caso. A problemática foi abordada utilizando uma metodologia de pesquisa quantitativa. No estudo conduzido, foram adotadas as premissas do método de custeio por absorção. Inicialmente, os gastos relacionados à prestação do serviço durante o período de junho a agosto foram classificados em custos e despesas, diferenciando entre fixos e variáveis. Posteriormente, o preço foi formado a partir do índice mark-up e a partir do resultado obtido, foi comparado com o preço praticado atualmente. O mark-up médio encontrado foi de 0,68. A análise indicou que a empresa estava estabelecendo preços abaixo dos valores recomendados pelo método de mark-up para três serviços. Dos quatro serviços prestados, três serviços deveriam ter seus preços de venda aumentados, enquanto apenas um teve uma recomendação de redução no preço praticado. Os serviços A, B e D deveriam ter seus preços aumentados em 28,23%, 28,28% e 4,68% respectivamente, mas esses percentuais representavam um impacto relativamente baixo nos preços praticados. No entanto, para o serviço C, o preço de venda sugerido pelo mark-up deveria ser reduzido em 40,63%. A aplicação dos cálculos apresentados no estudo permitiu a obtenção de informações gerenciais de grande relevância, anteriormente não identificadas pela empresa.

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Publicado

2025-04-19

Como Citar

Vizzotto, M. J., Previdi, J. L., & Paulus, L. (2025). FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA COM BASE EM CUSTOS: ESTUDO DE CASO NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM UMA CLÍNICA ESTÉTICA DA SERRA GAÚCHA. Revista GESTO: Revista De Gestão Estratégica De Organizações, 13(1), 37-59. https://doi.org/10.31512/gesto.v13i1.1734

Edição

Seção

Artigos