FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA COM BASE EM CUSTOS
ESTUDO DE CASO NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM UMA CLÍNICA ESTÉTICA DA SERRA GAÚCHA
DOI:
https://doi.org/10.31512/gesto.v13i1.1734Resumo
O propósito deste trabalho foi calcular o preço de venda através do mark-up, para uma empresa localizada na região da Serra Gaúcha. Sua elaboração consistiu em uma pesquisa de natureza básica, que buscou alcançar os objetivos propostos por meio de uma abordagem exploratória e descritiva, utilizando procedimentos técnicos de um estudo de caso. A problemática foi abordada utilizando uma metodologia de pesquisa quantitativa. No estudo conduzido, foram adotadas as premissas do método de custeio por absorção. Inicialmente, os gastos relacionados à prestação do serviço durante o período de junho a agosto foram classificados em custos e despesas, diferenciando entre fixos e variáveis. Posteriormente, o preço foi formado a partir do índice mark-up e a partir do resultado obtido, foi comparado com o preço praticado atualmente. O mark-up médio encontrado foi de 0,68. A análise indicou que a empresa estava estabelecendo preços abaixo dos valores recomendados pelo método de mark-up para três serviços. Dos quatro serviços prestados, três serviços deveriam ter seus preços de venda aumentados, enquanto apenas um teve uma recomendação de redução no preço praticado. Os serviços A, B e D deveriam ter seus preços aumentados em 28,23%, 28,28% e 4,68% respectivamente, mas esses percentuais representavam um impacto relativamente baixo nos preços praticados. No entanto, para o serviço C, o preço de venda sugerido pelo mark-up deveria ser reduzido em 40,63%. A aplicação dos cálculos apresentados no estudo permitiu a obtenção de informações gerenciais de grande relevância, anteriormente não identificadas pela empresa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2025 Marcelo Juarez Vizzotto, Jéssica Luana Previdi, Lauri Paulus

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.