TRANSPARÊNCIA NO ÂMBITO DO LEGISLATIVO: UM ESTUDO A PARTIR DOS PORTAIS DA CÂMARA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS
DOI:
https://doi.org/10.31512/gesto.v12i2.1527Resumo
O presente estudo buscou analisar os limites e as potencialidades da transparência no âmbito do poder legislativo, tendo como base os portais eletrônicos da Câmara Municipal de Florianópolis. Para tanto, o estudo baseou-se no conceito de accountability e transparência. O Portal da Transparência e o website da Câmara foram analisados a partir da ferramenta de avaliação da transparência ativa da Escala Brasil Transparente – Avaliação 360º (EBT - 360º) e do Índice de Transparência dos Portais Legislativos (ITPL), tendo uma abordagem predominantemente qualitativa. Na primeira ferramenta, de uma pontuação máxima de 50%, os portais obtiveram 45,15%. Na segunda, os portais obtiveram uma pontuação de 57,2%, de uma máximo de 100%, classificado pelo índice como uma transparência de nível C. Portanto, infere-se que o Poder Legislativo de Florianópolis ainda possui um longo caminho na construção da transparência por meio dos seus portais eletrônicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Bianca Caroline Heck , Júlia Rocha dos Santos, Júlia Naomi Onizuka, Elaine Cristina de Oliveira Menezes, Fabiano Maury Raupp
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.