“TEM MUITO ‘CORRE’ POR TRÁS DE UM ROSTO MAQUIADO E DO CABELO ESCOVADO”
PERCEPÇÕES DE EMPREENDEDORAS DA BELEZA SOBRE SUA TRAJETÓRIA E AÇÕES DE TRABALHO
DOI:
https://doi.org/10.31512/gesto.v12i2.1182Palavras-chave:
Empreendedorismo feminino, Salão de beleza, Trajetória, Ações de trabalhoResumo
O empreendedorismo feminino segue em expansão independente dos desafios da sociedade e a conciliação com a vida pessoal dessas mulheres. A área da beleza agrega em sua maioria mulheres que buscam a oportunidade de uma vida financeira melhor ao proporcionar o embelezamento de suas clientes. Desta forma, o objetivo do estudo consiste em analisar as percepções sobre a trajetória e ações de trabalho de mulheres empreendedoras na área da beleza de Caxias do Sul-RS. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de caráter exploratório. A coleta de dados, realizada por meio de 5 entrevistas semiestruturadas, possibilitou levantar seis categorias analíticas, as quais foram analisadas seguindo as etapas sugeridas por Bardin (2011). Os resultados demonstraram que para enfrentar a concorrência e os desafios da profissão, as empreendedoras da área da beleza demandam de boas parcerias, atendimento personalizado e qualidade nos serviços, que associados à persistência, foco e capacidade de saber ouvir o cliente e atender suas demandas, contribuem para a prosperidade e consolidação do empreendimento. Conclui-se, que apesar dos dilemas e desafios que sondam o ato de empreender, o amor pela profissão e o desejo de realização são os principais motivadores para seguir empreendendo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Maira Sgarbossa
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.