“TEM MUITO ‘CORRE’ POR TRÁS DE UM ROSTO MAQUIADO E DO CABELO ESCOVADO”

PERCEPÇÕES DE EMPREENDEDORAS DA BELEZA SOBRE SUA TRAJETÓRIA E AÇÕES DE TRABALHO

Autores

  • Daniel Hank Miri Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil
  • Maira Sgarbossa Universidade de Passo Fundo, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/gesto.v12i2.1182

Palavras-chave:

Empreendedorismo feminino, Salão de beleza, Trajetória, Ações de trabalho

Resumo

O empreendedorismo feminino segue em expansão independente dos desafios da sociedade e a conciliação com a vida pessoal dessas mulheres. A área da beleza agrega em sua maioria mulheres que buscam a oportunidade de uma vida financeira melhor ao proporcionar o embelezamento de suas clientes. Desta forma, o objetivo do estudo consiste em analisar as percepções sobre a trajetória e ações de trabalho de mulheres empreendedoras na área da beleza de Caxias do Sul-RS. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de caráter exploratório. A coleta de dados, realizada por meio de 5 entrevistas semiestruturadas, possibilitou levantar seis categorias analíticas, as quais foram analisadas seguindo as etapas sugeridas por Bardin (2011). Os resultados demonstraram que para enfrentar a concorrência e os desafios da profissão, as empreendedoras da área da beleza demandam de boas parcerias, atendimento personalizado e qualidade nos serviços, que associados à persistência, foco e capacidade de saber ouvir o cliente e atender suas demandas, contribuem para a prosperidade e consolidação do empreendimento. Conclui-se, que apesar dos dilemas e desafios que sondam o ato de empreender, o amor pela profissão e o desejo de realização são os principais motivadores para seguir empreendendo.

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Publicado

2024-06-09

Como Citar

Miri, D. H., & Sgarbossa , M. . (2024). “TEM MUITO ‘CORRE’ POR TRÁS DE UM ROSTO MAQUIADO E DO CABELO ESCOVADO”: PERCEPÇÕES DE EMPREENDEDORAS DA BELEZA SOBRE SUA TRAJETÓRIA E AÇÕES DE TRABALHO. Revista GESTO: Revista De Gestão Estratégica De Organizações, 12(2), 37-54. https://doi.org/10.31512/gesto.v12i2.1182

Edição

Seção

Artigos