SUCESSÃO FAMILIAR NA ATIVIDADE RURAL

CAPACIDADES DE ABSORÇÃO E CONTABILIDADE

Autores

  • Cristiane Krüger Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2271-6432
  • Fernanda Souto Machado Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil
  • Árthur Fagundes Ceolin Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6002-4413
  • Tarciana Faccin Garlet Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/gesto.v10i2.1011

Palavras-chave:

Sucessão no agronegócio., Empresas familiares., Contabilidade rural., Capacidade de Absorção Realizada., Capacidade de Absorção Potencial.

Resumo

Buscou-se analisar a relação entre contabilidade e as capacidades de absorção (potencial e realizada) no processo de sucessão familiar e a continuidade da atividade rural. Adotou-se uma pesquisa aplicada, quantitativa, descritiva e de levantamento. O embasamento teórico é fundamentado na Contabilidade, Sucessão Familiar e Capacidades de Absorção. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionário com produtores rurais da região central do Rio Grande do Sul. A amostra final é composta por 200 respondentes. A análise dos dados compreendeu estatísticas descritivas e de correlação. Os resultados apontam que os respondentes acreditam que a sucessão é um processo que ocorre de forma gradual, quando o sucessor estiver apto para assumir as responsabilidades, porém, ainda não possuem sucessores definidos. Além disso, os produtores rurais percebem que a contabilidade propicia um maior conhecimento para a tomada de decisão. Ainda, a maioria afirma que há reconhecimento rápido das mudanças nas possibilidades técnicas e aplica informações externas objetivando contribuir para a lucratividade das propriedades rurais. A correlação demonstrou associações significativas e positivas entre os constructos analisados. A principal contribuição do estudo reside em reduzir a lacuna na literatura científica sobre contabilidade, capacidades de absorção, sucessão familiar e continuidade da atividade rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Krüger, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora e Mestra em Administração pela UFSM, respectivamente em 2017 e 2019. Especialista em Gestão Pública e em Contabilidade, Perícia e Auditoria (2015). Bacharel em Ciências Contábeis pela URCAMP (2013) e Graduada no Programa Especial de Formação de Professores para Educação Profissional - PEG (2015). Áreas de interesses são Empreendedorismo Contábil, Tecnologia e Contabilidade Rural. Líder do Grupo de Pesquisa em Contabilidade, Tecnologia e Gestão (CTG).

Fernanda Souto Machado, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Mestra em Ciências Contábeis pela UFSM.

Árthur Fagundes Ceolin, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Especialista em Agronegócio.

Tarciana Faccin Garlet, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Graduanda em Ciências Contábeis, bolsita FIPE/CCSH.

Publicado

2022-11-25

Como Citar

Krüger, C., Machado, F. S., Ceolin, Árthur F. ., & Garlet, T. F. . (2022). SUCESSÃO FAMILIAR NA ATIVIDADE RURAL: CAPACIDADES DE ABSORÇÃO E CONTABILIDADE. Revista GESTO: Revista De Gestão Estratégica De Organizações, 10(2), 127-149. https://doi.org/10.31512/gesto.v10i2.1011