SUCESSÃO FAMILIAR NA ATIVIDADE RURAL
CAPACIDADES DE ABSORÇÃO E CONTABILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.31512/gesto.v10i2.1011Palavras-chave:
Sucessão no agronegócio., Empresas familiares., Contabilidade rural., Capacidade de Absorção Realizada., Capacidade de Absorção Potencial.Resumo
Buscou-se analisar a relação entre contabilidade e as capacidades de absorção (potencial e realizada) no processo de sucessão familiar e a continuidade da atividade rural. Adotou-se uma pesquisa aplicada, quantitativa, descritiva e de levantamento. O embasamento teórico é fundamentado na Contabilidade, Sucessão Familiar e Capacidades de Absorção. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionário com produtores rurais da região central do Rio Grande do Sul. A amostra final é composta por 200 respondentes. A análise dos dados compreendeu estatísticas descritivas e de correlação. Os resultados apontam que os respondentes acreditam que a sucessão é um processo que ocorre de forma gradual, quando o sucessor estiver apto para assumir as responsabilidades, porém, ainda não possuem sucessores definidos. Além disso, os produtores rurais percebem que a contabilidade propicia um maior conhecimento para a tomada de decisão. Ainda, a maioria afirma que há reconhecimento rápido das mudanças nas possibilidades técnicas e aplica informações externas objetivando contribuir para a lucratividade das propriedades rurais. A correlação demonstrou associações significativas e positivas entre os constructos analisados. A principal contribuição do estudo reside em reduzir a lacuna na literatura científica sobre contabilidade, capacidades de absorção, sucessão familiar e continuidade da atividade rural.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2022 Cristiane Krüger, Fernanda Souto Machado, Árthur Fagundes Ceolin, Tarciana Faccin Garlet
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.