EXCLUSÃO SOCIAL E OS “HOMO SACER” DA SOCIEDADE PÓS-MODERNA: A INEFETIVAÇÃO DE DIREITOS SOCIAIS COMO VIOLAÇÃO A VIDA E AOS DIREITOS DA PERSONALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.31512/rdc.v20i50.1883Palavras-chave:
Direitos sociais, Direitos da personalidade, Inefetividade, Exclusão Social, Homo sacerResumo
O Brasil vivencia um contexto de desigualdade, pobreza e ineficácia dos direitos sociais, com a privação de direitos elementares para a concretização da dignidade humana. Diante desse contexto, tem-se como problemática: a inefetividade dos direitos sociais causa exclusão social e violação aos direitos da personalidade, com a criação de novos “Homo Sacer” no período pós-moderno? Tem-se como objetivo geral analisar a ligação existente entre a inefetividade dos direitos sociais e a ocorrência de exclusão social e violação aos direitos da personalidade capazes (ou não) de gerar novos “Homo Sacer” (na perspectiva trabalhada por Agamben) na pós-modernidade. De modo específico, objetiva-se, analisar: I) acerca da importância da efetivação dos direitos sociais para a tutela dos direitos da personalidade; II) sobre as consequências da inefetividade desses direitos e as violações a personalidade que elas geram, investigando sobre a ocorrência de uma exclusão social decorrente dessa inefetividade e a capacidade dessa exclusão de gerar novos “Homo Sacer” na era pós-moderna. Para viabilizar a análise proposta, utilizar-se-á do método dedutivo e da metodologia pautada na técnica de revisão bibliográfica. As conclusões foram no sentido de que a inefetividade dos direitos sociais gera violações aos direitos da personalidade e promovem reiterada exclusão social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2025 Circeu Pereira Siqueira, Bruna Carolina Lima de Souza

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.