A RESTRIÇÃO À LIBERDADE DE EXPRESSÃO DIANTE DOS DISCURSOS DE ÓDIO E DO HUMOR HOMOFÓBICO CONTRA A COMUNIDADE LGBTQIAPN+ NO BRASIL

O PRINCÍPIO DA PROPORCIONALIDADE

Autores

  • Ariel Sousa Santos Universidade Tiradentes, Aracaju, SE, Brasil
  • Augusto Cesar Leite de Resende Universidade Tiradentes, Aracaju, SE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/rdj.v22i44.772

Palavras-chave:

Discursos de Ódio. Humor Homofóbico. Liberdade de Expressão. LGBTQIAPN . Princípio da Proporcionalidade.

Resumo

Malgrado a população LGBTQIAPN+ tenha conquistado diversos direitos e garantias fundamentais que se encontram positivados na Constituição Federal de 1988, na Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, e protegidos pelas Cortes Superiores, estas pessoas ainda são alvos de discursos de ódio (hate speech) e do humor homofóbico, tendo a sua dignidade humana ferida, vez que a liberdade de expressão é corriqueiramente utilizada para justificar a prática de atos nocivos contra os indivíduos em comento. Nesse toar, esta pesquisa justifica-se pelo seu viés social e pela sua abrangência nacional, por ser um problema presente em todo o território brasileiro, e que deslegitima as conquistas obtidas pela comunidade LGBTQIAPN+. Assim, analisar-se-á a possibilidade de restrição do direito à liberdade de expressão perante a prática de discursos de ódio e do humor homofóbico no Brasil, observando-se o Princípio da Proporcionalidade. Para isto, utilizar-se-á a natureza de pesquisa básica, os objetivos da pesquisa serão descritivos-explicativos, e o procedimento técnico empregado será bibliográfico. À vista do exposto, a liberdade de expressão não deve autorizar a formulação de piadas com o uso de estereótipos derrogatórios sobre integrantes da população LGBTQIAPN+, tampouco comentários destrutivos e ameaçadores, sendo possível limitá-la, em observância ao supracitado princípio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariel Sousa Santos, Universidade Tiradentes, Aracaju, SE, Brasil

Graduando em Direito pela Universidade Tiradentes - UNIT. Integrante do Grupo de Pesquisa em Direito Público, Educação Jurídica e Direitos Humanos - DPEJDH/UNIT/CNPq. Monitor do Laboratório de Ciências Criminais 2021/SE do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais – IBCCRIM. Estagiário da Defensoria Pública do Estado de Sergipe - DPE/SE.

 

Augusto Cesar Leite de Resende, Universidade Tiradentes, Aracaju, SE, Brasil

Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Direito Econômico e Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Direito Público pela Universidade Sul de Santa Catarina. Atualmente é professor de Direitos Humanos e Fundamentais do Curso de Graduação em Direito da Universidade Tiradentes - UNIT. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos Humanos, Constitucional e Administrativo.

Publicado

2023-03-13

Como Citar

Santos, A. S., & Resende, A. C. L. de. (2023). A RESTRIÇÃO À LIBERDADE DE EXPRESSÃO DIANTE DOS DISCURSOS DE ÓDIO E DO HUMOR HOMOFÓBICO CONTRA A COMUNIDADE LGBTQIAPN+ NO BRASIL: O PRINCÍPIO DA PROPORCIONALIDADE. Revista Direito E Justiça: Reflexões Sociojurídicas, 22(44), 61-77. https://doi.org/10.31512/rdj.v22i44.772

Edição

Seção

ARTIGOS