UMA ANÁLISE DA CRIMINALIDADE BRASILEIRA

SOB A ÓTICA DA QUESTÃO RACIAL E DA PERSPECTIVA DECOLONIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/rdj.v22i44.747

Palavras-chave:

Teoria Criminológica. Criminalidade Brasileira. Decolonial. Colonialismo. Raça.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma análise da criminalidade brasileira sob a ótica da questão racial e da perspectiva decolonial. Tendo como questão norteadora: por que o crime no Brasil é atribuído/cometido em maioria por pessoas negras? Busca-se entender nesse processo criminológico, como o negro é visto/rotulado e qual a ligação disso com nossa herança colonial. A pesquisa é bibliográfica e como procedimento metodológico foi realizado uma busca nas bases de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e reportagens jornalísticas. A análise das três teorias criminológicas – teoria crítica, do conflito e a interacional, nos permite evidenciar que o processo de colonialismo e a característica decolonial, deixaram marcas profundas em nosso país, que perpetuam até os dias atuais. Ao longo desses 500 anos do nosso descobrimento a dominação/exploração econômica, política e/ou ideológica, permanece embora com rótulos diferentes, mudando apenas a condução da estrutura de poder, por isso mesmo com a independência há quase 200 anos, nossa libertação não existiu, e isso segue prejudicando nossa sociedade e, penalizando o negro. Nossos resultados evidenciam ainda a importância de um processo de descolonização real em nossa sociedade, que busque o resgate da valorização da cultura, dos nossos estudos locais, literatura regional, pesquisas, e incentivos a estudos culturais, educação população, pesquisa ação e participativa, para que as mudanças possam emergir da nossa própria realidade como ferramenta transformadora da nossa sociedade, ou quiçá de uma nova sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivone Maria Mendes Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul, Erechim, RS, Brasil

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2004), mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2008), mestrado em Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG (2008), doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo - USP (2013), pós-doutorado em Educação pela USP (2020). Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim/RS, onde atua desde 2010 junto aos cursos de licenciatura da instituição e ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas. Tem experiência nas áreas de Psicologia, com ênfase em Psicologia Educacional, Social e da Saúde. Desenvolve ações de pesquisa e extensão com os seguintes temas: narrativa, memória, violências, trauma, (re)significação; corpo, subjetivação, alteridade; processos de in/exclusão e desigualdade social na sociedade brasileira, interseccionalidade, direitos humanos; democratização da universidade.

Publicado

2023-03-13

Como Citar

Baccon, P., & Silva, I. M. M. . (2023). UMA ANÁLISE DA CRIMINALIDADE BRASILEIRA: SOB A ÓTICA DA QUESTÃO RACIAL E DA PERSPECTIVA DECOLONIAL. Revista Direito E Justiça: Reflexões Sociojurídicas, 22(44), 43-59. https://doi.org/10.31512/rdj.v22i44.747

Edição

Seção

ARTIGOS