DIREITO À EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA COMO PRÁTICA DE LIBERTAÇÃO

A ADEQUAÇÃO DE PROJETOS POLÍTICO PEDAGÓGICOS ÀS ESPÉCIES DE PROFISSIONAIS DE APOIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/rdj.v22i42.74

Palavras-chave:

Direito à educação. Inclusão escolar das pessoas com deficiência. Profissionais de Apoio.

Resumo

O presente artigo tem por objeto o tema da educação inclusiva das pessoas com deficiência e a problemática referente à adequação dos projetos político pedagógicos das escolas municipais da Cidade Alta de Juiz de Fora à recomendação legal de adoção de profissionais de apoio. A hipótese desta pesquisa é de que haveria articulação entre os referidos documentos e a orientação legal. Tal hipótese foi averiguada a partir da lente da Teoria da Ação Dialógica, desenvolvida por Paulo Freire em Pedagogia do Oprimido, e não foi confirmada. O objetivo desta pesquisa empírica do tipo documental foi colaborar para o diagnóstico acerca da conformidade entre lei e prática no que tange ao sistema de educação municipal da pessoa com deficiência na Cidade Alta de Juiz de Fora.

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Biografia do Autor

Waleska Marcy Rosa, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brasil

Doutora em Direito pela Universidade Gama Filho, Brasil.

Graziella Montes Valverde, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brasil

Mestranda em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora, MG-Brasil.

Adrienny Rubia de Oliveira Soares, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brasil

Graduanda em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora, MG-Brasil.

Publicado

2022-05-04

Como Citar

Rosa, W. M., Valverde, G. M., & Soares, A. R. de O. (2022). DIREITO À EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA COMO PRÁTICA DE LIBERTAÇÃO : A ADEQUAÇÃO DE PROJETOS POLÍTICO PEDAGÓGICOS ÀS ESPÉCIES DE PROFISSIONAIS DE APOIO. Revista Direito E Justiça: Reflexões Sociojurídicas, 22(42), 5-26. https://doi.org/10.31512/rdj.v22i42.74

Edição

Seção

ARTIGOS