DIREITO À EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA COMO PRÁTICA DE LIBERTAÇÃO
A ADEQUAÇÃO DE PROJETOS POLÍTICO PEDAGÓGICOS ÀS ESPÉCIES DE PROFISSIONAIS DE APOIO
DOI:
https://doi.org/10.31512/rdj.v22i42.74Palavras-chave:
Direito à educação. Inclusão escolar das pessoas com deficiência. Profissionais de Apoio.Resumo
O presente artigo tem por objeto o tema da educação inclusiva das pessoas com deficiência e a problemática referente à adequação dos projetos político pedagógicos das escolas municipais da Cidade Alta de Juiz de Fora à recomendação legal de adoção de profissionais de apoio. A hipótese desta pesquisa é de que haveria articulação entre os referidos documentos e a orientação legal. Tal hipótese foi averiguada a partir da lente da Teoria da Ação Dialógica, desenvolvida por Paulo Freire em Pedagogia do Oprimido, e não foi confirmada. O objetivo desta pesquisa empírica do tipo documental foi colaborar para o diagnóstico acerca da conformidade entre lei e prática no que tange ao sistema de educação municipal da pessoa com deficiência na Cidade Alta de Juiz de Fora.
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Copyright (c) 2022 Waleska Marcy Rosa, Graziella Montes Valverde, Adrienny Rubia de Oliveira Soares
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