PEDAGOGIA DA INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DO BACHAREL EM DIREITO

PARADOXOS E FRAGILIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/rdj.v22i42.726

Palavras-chave:

Competências para Inovação. Cultura para Inovação. Pedagogia da Inovação. Educação Empreendedora. Diretrizes Curriculares Nacionais da Graduação em Direito.

Resumo

Nas atividades de inovação, o profissional do Direito é chamado à participação cooperativa, colaborativa, inclusiva, responsável e sustentável em face às competências procedimentais e conceituais esperadas no profissional preparado a tratar questões complexas e interdisciplinares. A expectativa da sociedade é de que os profissionais que participam de atividades inovadoras nos locais de trabalho tenham desenvolvido competências já durante seus estudos. A graduação em Direito no Brasil oferece à sociedade, via suas dinâmicas de ensino e de aprendizagem, a formação de profissionais com competências para a inovação para resolver problemas da sociedade e das organizações? Explorou-se o problema via contraposição das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito com a abordagem da Pedagogia da Inovação, apresentando uma sistematização dos paradoxos na proposição estratégica da política pública, em função da crítica interdisciplinar de Direito, Administração e Pedagogia. Como corolário propõe-se que a implementação da Pedagogia da Inovação na Graduação em Direito pode ser compreendida em função de três problemáticas (educação na Graduação em Direito voltada para formar profissionais com amplo saber jurídico X Educação na Graduação em Direito para formar profissionais multidisciplinares, com amplo saber jurídico e com competências técnicas/tecnológicas, interpessoais e de inovação para conduzir os negócios jurídicos e a administração judiciária; formação e escolha dos professores; cursos com educação baseada na evidência X baseada no status quo dos processos orientados pelo conteudismo). Finaliza-se considerando o novo perfil do profissional em Direito com atuação vinculada às estratégias de inovação, construída com fragilidades político-estratégicas e pedagógicas a serem trabalhadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-05-04

Como Citar

Sampaio, M. Ângela da C. L. F., Sampaio Filho, M. C., & Almeida, L. I. de. (2022). PEDAGOGIA DA INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DO BACHAREL EM DIREITO: PARADOXOS E FRAGILIDADES. Revista Direito E Justiça: Reflexões Sociojurídicas, 22(42), 211-232. https://doi.org/10.31512/rdj.v22i42.726

Edição

Seção

ARTIGOS