PEDAGOGIA DA INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DO BACHAREL EM DIREITO
PARADOXOS E FRAGILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.31512/rdj.v22i42.726Palavras-chave:
Competências para Inovação. Cultura para Inovação. Pedagogia da Inovação. Educação Empreendedora. Diretrizes Curriculares Nacionais da Graduação em Direito.Resumo
Nas atividades de inovação, o profissional do Direito é chamado à participação cooperativa, colaborativa, inclusiva, responsável e sustentável em face às competências procedimentais e conceituais esperadas no profissional preparado a tratar questões complexas e interdisciplinares. A expectativa da sociedade é de que os profissionais que participam de atividades inovadoras nos locais de trabalho tenham desenvolvido competências já durante seus estudos. A graduação em Direito no Brasil oferece à sociedade, via suas dinâmicas de ensino e de aprendizagem, a formação de profissionais com competências para a inovação para resolver problemas da sociedade e das organizações? Explorou-se o problema via contraposição das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito com a abordagem da Pedagogia da Inovação, apresentando uma sistematização dos paradoxos na proposição estratégica da política pública, em função da crítica interdisciplinar de Direito, Administração e Pedagogia. Como corolário propõe-se que a implementação da Pedagogia da Inovação na Graduação em Direito pode ser compreendida em função de três problemáticas (educação na Graduação em Direito voltada para formar profissionais com amplo saber jurídico X Educação na Graduação em Direito para formar profissionais multidisciplinares, com amplo saber jurídico e com competências técnicas/tecnológicas, interpessoais e de inovação para conduzir os negócios jurídicos e a administração judiciária; formação e escolha dos professores; cursos com educação baseada na evidência X baseada no status quo dos processos orientados pelo conteudismo). Finaliza-se considerando o novo perfil do profissional em Direito com atuação vinculada às estratégias de inovação, construída com fragilidades político-estratégicas e pedagógicas a serem trabalhadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2022 Maria Ângela da Costa Lino Franco Sampaio, Milton Correia Sampaio Filho, Laise Isabela de Almeida
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.