MULHER E NEGRA

DUPLA VULNERABILIDADE PARA O MERCADO DE TRABALHO?

Autores

  • Ben Hur Figueiredo Botelho Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil
  • Marli M. Moraes da Costa Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/rdj.v22i42.621

Palavras-chave:

discriminação; mercado de trabalho; mulher; negra;

Resumo

O presente artigo tem por objetivo tratar sobre a participação da mulher negra no mercado de trabalho, como forma de imprimir liberdade de acesso aos diversos espaços sociais, principalmente numa sociedade onde é facilmente identificável a predominância da cultura patriarcal, em que controle está nas mãos de homens brancos, que ditam as regras a serem cumpridas. Onde o preconceito, os estereótipos e a discriminação são uma constante, notadamente, quando se trata da população negra. Na base do preconceito estão as crenças sobre características pessoais que são atribuídas aos sujeitos que são diferentes, seja pela sua cor, sua cultura, sua raça, etc. O preconceito parece estar tão enraizado nas relações humanas, que se torna difícil distinguir suas origens. Observa-se que as barreiras consistem, notadamente às mulheres negras, devido à existência de uma dupla vulnerabilidade, o sexismo e o racismo, em que a sociedade se manifesta de forma implícita, mas por vezes explícitas. Embora a elaboração de normas que regulamentem a igualdade de oportunidades no acesso ao mercado de trabalho por este grupo, a sua efetividade não é identificada. O método utilizado na realização deste trabalho, foi o dedutivo, e a técnica utilizada, foi a documental-legal e bibliográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ben Hur Figueiredo Botelho, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

Mestrando em Direito pelo PPGD da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Pós-graduado em Direito Tributário IBRA Educacional. Pós-graduado em Direitos Humanos e a Diversidade Sócio Econômica IBRA Educacional. Pós-graduando em Docência do Ensino Superior IBRA Educacional. Membro dos grupos de pesquisa “Direito tributário e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social” e “Direito, Cidadania e Políticas Públicas”, vinculados ao PPGD da UNISC. Advogado.

Marli M. Moraes da Costa, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, com pós-doutoramento em Direito pela Universidade de Burgos - Espanha, com bolsa CAPES. Professora da Graduação e da Pós-Graduação Lato Sensu em Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado da UNISC. Coordenadora do Grupo de Estudos Direito, Cidadania e Políticas Públicas do PPGD da UNISC. Especialista em Direito Privado. Psicóloga com Especialização em Terapia Familiar. Membro do Conselho Consultivo da Rede de Pesquisa em Direitos Humanos e Políticas Públicas. Membro do Núcleo de Pesquisas Migrações Internacionais e Pesquisa na Região Sul do Brasil - MIPESUL. Membro do Conselho Editorial de inúmeras revistas qualificadas no Brasil e no exterior. Autora de livros e artigos em revistas especializadas.

Publicado

2022-05-04

Como Citar

Botelho, B. H. F., & M. Moraes da Costa, M. (2022). MULHER E NEGRA: DUPLA VULNERABILIDADE PARA O MERCADO DE TRABALHO?. Revista Direito E Justiça: Reflexões Sociojurídicas, 22(42), 183-197. https://doi.org/10.31512/rdj.v22i42.621

Edição

Seção

ARTIGOS