ENTRE O ACESSO À JUSTIÇA E O ACESSO À JURISDIÇAO ESTATAL

REFLEXÕES SOBRE O PODER DO PODER JUDICIÁRIO E A CONFLITUOSIDADE CONTEMPORÂNEA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/rdj.v22i44.471

Palavras-chave:

Acesso à Justiça. Autocomposição. Conflitos sociais. Poder Judiciário. Profissionais jurídicos.

Resumo

O presente ensaio tem por objetivo estudar o protagonismo do Poder Judiciário e das decisões adjudicadas diante das relações conflitivas atuais. Nesse sentido, o estudo se propõe a responder ao seguinte problema: de que forma o Poder Judiciário, por intermédio de seus representantes, vem atuando na busca pela pacificação social? Suas atividades condizem com o perfil das relações sociais contemporâneas, em prol do efetivo acesso à justiça? A hipótese central aponta uma série de mudanças na estruturação do Poder Judiciário, implicando maior humanização de seus profissionais e ampliando os espaços voltados à justiça consensual. O método manejado é o hipotético-dedutivo, partindo-se da premissa de que acesso à justiça e acesso à jurisdição estatal são conceitos diferenciados, empregando-se as técnicas bibliográfica e documental. Ao final, a pesquisa confirma a hipótese suscitada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Silveira Stangherlin, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

Doutora em Direito (UNISC); Mestra em Direito(URI/Santo Ângelo); Especialista em Direito (UNINTER); Bacharela em Direito (URI/Santiago); Licenciada em Formação Pedagógica (IFFar); Integrante do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas no Tratamento dos Conflitos; Procuradora Jurídica Municipal e Professora.

Publicado

2023-03-13

Como Citar

Stangherlin, C. S. . (2023). ENTRE O ACESSO À JUSTIÇA E O ACESSO À JURISDIÇAO ESTATAL: REFLEXÕES SOBRE O PODER DO PODER JUDICIÁRIO E A CONFLITUOSIDADE CONTEMPORÂNEA. Revista Direito E Justiça: Reflexões Sociojurídicas, 22(44), 5-22. https://doi.org/10.31512/rdj.v22i44.471

Edição

Seção

ARTIGOS