ATUAÇÃO DOCENTE NO MODELO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD): UMA APRECIAÇÃO CRÍTICA SOBRE O PAPEL DOS TUTORES
DOI:
https://doi.org/10.31512/rdj.v21i40.406Resumo
O presente artigo analisa o papel dos tutores, profissionais responsáveis pela interação entre discentes no ambiente virtual de aprendizagem. Oferece visão crítica a respeito da posição dos tutores no ensino a distância (EaD). Para tanto, entende-se necessário o estudo do papel deste profissional essencial para o êxito do estudo a distância, modalidade de aprendizagem que conta com particularidades desafiadoras e que também impõe o desenvolvimento de habilidades compatíveis com o ambiente, tais como conhecimento técnico para o uso da informática, novos modelos de comunicação oral e escrita e desenvolvimento de atitudes mais flexíveis que atendam ao relacionamento não presencial entre o discente e o profissional. A metodologia do artigo fundamenta-se na técnica analítica e dedutiva, na qual são avaliados aspectos da evolução da educação superior brasileira na Sociedade da Informação, adotando o referencial epistemológico formulado por Manuel Castells e o ordenamento jurídico brasileiro pertinente ao tema. A pesquisa conclui que a tecnologia, colocada a serviço da educação, tem o poder de promover a efetivação do dispositivo constitucional garantidor do direito de acesso à educação integral e universal, contudo, isto não acontece espontaneamente, se faz necessária a implementação de metodologias educacionais inovadoras e capacitação de docentes e tutores, imprescindíveis ao êxito do processo educacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2021 Flavia Alves de Jesus Ferreira, Ana Elizabeth Lapa Wanderley Cavalcanti, Irineu Francisco Barreto Junior
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.