ATUAÇÃO DOCENTE NO MODELO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD): UMA APRECIAÇÃO CRÍTICA SOBRE O PAPEL DOS TUTORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/rdj.v21i40.406

Resumo

O presente artigo analisa o papel dos tutores, profissionais responsáveis pela interação entre discentes no ambiente virtual de aprendizagem. Oferece visão crítica a respeito da posição dos tutores no ensino a distância (EaD). Para tanto, entende-se necessário o estudo do papel deste profissional essencial para o êxito do estudo a distância, modalidade de aprendizagem que conta com particularidades desafiadoras e que também impõe o desenvolvimento de habilidades compatíveis com o ambiente, tais como conhecimento técnico para o uso da informática, novos modelos de comunicação oral e escrita e desenvolvimento de atitudes mais flexíveis que atendam ao relacionamento não presencial entre o discente e o profissional. A metodologia do artigo fundamenta-se na técnica analítica e dedutiva, na qual são avaliados aspectos da evolução da educação superior brasileira na Sociedade da Informação, adotando o referencial epistemológico formulado por Manuel Castells e o ordenamento jurídico brasileiro pertinente ao tema. A pesquisa conclui que a tecnologia, colocada a serviço da educação, tem o poder de promover a efetivação do dispositivo constitucional garantidor do direito de acesso à educação integral e universal, contudo, isto não acontece espontaneamente, se faz necessária a implementação de metodologias educacionais inovadoras e capacitação de docentes e tutores, imprescindíveis ao êxito do processo educacional.

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Biografia do Autor

Flavia Alves de Jesus Ferreira, Faculdade Diadema, São Paulo, SP, Brasil

Mestre pelo programa de Direito da Sociedade da Informação do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU-SP). Professora do Curso de Graduação em Direito da Faculdade Diadema – FAB. São Paulo – SP, Brasi

Ana Elizabeth Lapa Wanderley Cavalcanti, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, São Paulo, SP, Brasil

Doutora em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Docente do Programa de Mestrado em Direito da Sociedade da Informação e do Curso de Graduação em Direito do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU-SP). São Paulo – SP, Brasil.

 

Irineu Francisco Barreto Junior, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, São Paulo, SP, Brasil

Pós Doutor em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da Universidade de São Paulo - USP. Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Docente do Programa de Mestrado em Direito da Sociedade da Informação e do Curso de Graduação em Direito do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU-SP). Analista de Pesquisas da Fundação Seade – SP. 

 

Publicado

2021-05-24

Como Citar

Ferreira, F. A. de J. ., Cavalcanti, A. E. L. W. ., & Barreto Junior, I. F. . (2021). ATUAÇÃO DOCENTE NO MODELO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD): UMA APRECIAÇÃO CRÍTICA SOBRE O PAPEL DOS TUTORES. Revista Direito E Justiça: Reflexões Sociojurídicas, 21(40), 115-133. https://doi.org/10.31512/rdj.v21i40.406

Edição

Seção

ARTIGOS