A SIMBIOSE ENTRE DIREITO E NATUREZA A PARTIR DO ENUNCIADO PERFORMATIVO

Autores

  • Lucas Bertolucci Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, PR, Brasil
  • Marcos César Botelho Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, PR, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0985-9132

DOI:

https://doi.org/10.31512/rdj.v21i40.400

Palavras-chave:

Direito; Natureza; Performativo.

Resumo

Quando se fala em “natureza”, parece haver uma certa indeterminação entre o mundo físico e a ideia que se tem dele. Afinal, seria a natureza enquanto mundo físico anterior à ideia de natureza? Ou, pelo contrário, é a própria ideia que delimita o que é natureza? Estes questionamentos foram desenvolvidos neste trabalho, por meio de uma metodologia dedutiva e da leitura bibliográfica. Num primeiro momento, foram trazidos alguns exemplos de metafísicas modernas sobre a natureza, com o fim de demonstrar a presença, nelas, do princípio da causalidade e de como ele se relaciona com o direito. Em seguida, expôs-se as teorias de David Hume e de Hans Kelsen, que tentam salvaguardar a separação entre pensamento e mundo, e a não-anterioridade deste. Por fim, tentou-se mostrar, por meio de um breve excurso histórico, a criação da ideia de mundo nos filósofos pré-socráticos da Grécia Antiga, em sua busca da delimitação da natureza; evidenciou-se, além disso, a partir da genealogia empreendida por Hans Kelsen, a influência da regra da retribuição, também conhecida por lei de talião, nos sistemas filosóficos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Bertolucci, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, PR, Brasil

Mestre em Ciência Jurídica pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica da Universidade Estadual do Norte do Paraná (PPGCJ-UENP), campus Jacarezinho-PR, Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). Graduado em Direito pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Marcos César Botelho, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, PR, Brasil

Doutor em Direito Constitucional pelo programa da Instituição Toledo de Ensino/Bauru-SP (ITE/SP). Mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Jaú (FADIJA). Professor adjunto vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica da Universidade Estadual do Norte do Paraná (PPGCJ-UENP), e à graduação em Direito na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), ambos localizados no campus Jacarezinho, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). Foi advogado da união - Advocacia-Geral da União, lotado na Procuradoria Seccional da União em Campinas/SP.

Publicado

2021-05-24

Como Citar

Bertolucci, L., & Botelho, M. C. (2021). A SIMBIOSE ENTRE DIREITO E NATUREZA A PARTIR DO ENUNCIADO PERFORMATIVO. Revista Direito E Justiça: Reflexões Sociojurídicas, 21(40), 81-98. https://doi.org/10.31512/rdj.v21i40.400

Edição

Seção

ARTIGOS